Confira essas dicas para tirar boas fotos com o celular

Confira essas Dicas para tirar boas Fotos com o celular

Com o avanço da tecnologia, fotos tiradas com o celular se tornaram comuns. Hoje, é praticamente impossível não ter presenciado alguém capturando uma imagem com os aparelhos. O crescimento de redes sociais que compartilham cliques, como o Instagram, fomentou ainda mais essa prática.

As empresas de smartphones fazem, cada vez mais, aparelhos com câmeras de maior qualidade. Isso, no entanto, não garante que as pessoas farão boas fotografias. Para que você consiga acertar nas capturas, separamos algumas dicas de fotografia, confira!

Conheça as configurações da sua Câmera

Primeiro, é importante frisar que cada celular possui suas configurações próprias. Em cada smartphone, encontramos qualidades e defeitos para determinado tipo de fotografia. Por isso, você deve conhecer bem as funções que o seu aparelho possibilita.

Assim, você vai conseguir utilizar configurações relevantes para a qualidade da sua foto, como o modo manual, por exemplo. Com ele, é possível alterar o tempo de exposição e abertura da lente da câmera do seu celular, permitindo fotos de melhor qualidade.

Preste atenção na iluminação

Em todo o tipo de fotografia, a luz é fundamental! Não seria diferente para as fotos com o celular, não é mesmo?

A qualidade de smartphones em relação a câmeras profissionais é menor, na maioria das ocasiões. No entanto, a iluminação é um fator que ajuda a diminuir, mesmo que um pouco, esta diferença.

Existem momentos em que a luz natural é perfeita para as suas fotografias. A Golden Hour é utilizada por dez em cada dez influenciadores digitais, mas também por fotógrafos profissionais do mundo inteiro. Aqui, explicamos porquê você deve explorar a famosa “hora dourada”.

Se você estiver em um local que tenha iluminação, ainda que no período da noite, prefira não usar o flash. Prefira utilizá-lo em locais bem escuros, em que nenhuma outra luz possa iluminar seu objeto. Em outros casos, use a luz de outro celular que, mesmo mais fraca, dará um aspecto mais natural à fotografia.

Faça uma boa composição

Ter uma boa composição é a certeza de que a sua fotografia será agradável aos olhos do expectador. Por isso, existem uma série de técnicas para dar qualidade a sua imagem.

Entre as regras de composição, a mais popular é a Regra dos Terços. A maioria dos smartphones novos possuem uma função de grade, que separa sua foto em 9 quadrados simétricos. Com ela, você consegue aplicar a regra e fazer colocar seu objeto principal de uma maneira coerente na sua imagem. Além disso, a Regra dos Terços pode ajudar a trazer simetria à sua captura, já que você vai saber qual o ponto exato para centralizar o seu objeto.

Outro aspecto que pode ajudar na sua composição é trabalhar no espaço negativo da foto, ou seja, o espaço em volta do objeto principal. Trabalhando-o bem, sua imagem pode se tornar ótima. Por isso, preste atenção no que está nos espaços não ocupados pelo seu objeto.

É bom também procurar por novos ângulos. Ou seja, não ficar na mesmice também te dará bons resultados. Tente fotografar de toda a posição que for possível. Assim, você poderá retratar um cenário de diversas formas, escolhendo a melhor para exibir.

Equipamentos ajudam (e muito!)

Quando pensamos em fotos com o celular, provavelmente, pensamos em fotos menos elaboradas. Sendo assim, a presença de equipamentos extras não seria necessária, certo?

Errado.

Ter alguns equipamentos pode te ajudar – e muito – nas suas fotografias. Um tripé, por exemplo, dá a estabilidade que você não teria com as mãos. Com isso, você consegue utilizar funções como o foco manual de maneira mais assertiva.

Além disso, se você não pensa em usar mais câmeras profissionais e quer investir nas suas fotos apenas com o celular, comprar uma lente externa pode ser uma boa pedida. Nem sempre, vemos alguém utilizando uma lente no celular. No entanto, elas existem e podem te ajudar a ter fotos com qualidade semelhante às DLSR, por exemplo.

Edite suas fotos

Editar fotos, na maioria das vezes, deve ser considerado um requisito básico no mundo da fotografia. A edição nos ajuda a melhorar o resultado de uma foto original que, nem sempre, consegue retratar o que vimos no momento da captura da imagem.

Para fotos tiradas com o celular, o procedimento é o mesmo. Por isso, é fundamental conhecer aplicativos de edição. Existe uma variedade de apps, mas alguns são os mais recomendados, como o Snapseed, o Lightroom e o VSCO. Nesse post, explicamos as funções de cada um e por que você deveria usá-los.

Dica extra: limpe sua lente!

Normalmente, os nossos celulares ficam em bolsos, mochilas, etc. Além disso, nossos dedos passam por cima delas, deixando marcas por conta da oleosidade. Por isso, a lente sempre entra em contato com essas superfícies e, invariavelmente, acaba ficando embaçada.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]