Como tirar fotos profissionais: um guia para iniciantes
Crédito de imagem: Imagem de Jan Vašek por Pixabay.

Como tirar Fotos Profissionais: um Guia para Iniciantes

Escolha um ponto focal forte

Primeiramente, escolha um pontal focal forte para que os espectadores se concentrem ao olhar a imagem. Você deve pensar em uma ou mais formas de chamar a atenção das pessoas para um determinado ponto. Pode ser qualquer coisa: uma casa, uma flor, uma pessoa, enfim. O importante é saber trabalhar as possibilidades de como tornar mais forte e dar destaque a seu ponto focal. Direcionar o olhar e prender a atenção do visualizador fazem parte do processo de como tirar fotos profissionais.

Siga a regra dos terços

Ao invés de posicionar o seu ponto focal no centro da foto, você pode elaborar uma composição mais interessante ao seguir a regra dos terços. Imagine um “jogo da velha” no visor de sua câmera: duas linhas irão dividir seu quadro em terços verticalmente e outras duas linhas horizontalmente. Para dar destaque aos assuntos você deve posicionar os elementos mais importantes da sua foto em um dos quatro pontos em que as linhas se cruzam. Essa é uma das formas de tornar suas fotos mais profissionais.

Use linhas principais

São formas de linhas que servem para direcionar os olhos do observador até o ponto focal da imagem. Você pode escolher criar uma linha em sua foto ao adicionar elementos como estradas, corredores, árvores, sombras, cercas etc. O segredo é usar esses elementos para conduzir a atenção do visualizador até onde você quer enfatizar. Então, para tirar fotos mais profissionais, você deve conduzir o olhar e a atenção do espectador para onde você deseja; seja direcionando-o para o assunto principal ou conduzindo-o em uma “jornada visual” da composição.





Como tirar fotos profissionais: um guia para iniciantes
Crédito de imagem: Imagem de Pexels por Pixabay.

Preocupe-se em pensar na perspectiva

A perspectiva possibilita um grande impacto em qualquer composição fotográfica, basta aprender a utilizá-la a seu favor. Você pode mudar o ângulo ou o enquadramento da imagem, até mesmo a distância entre você e o objeto fotografado. Essa leve mudança pode alterar completamente o conceito da imagem e trazer novos significados. Um exemplo simples de como fazer isso é fotografar um objeto por cima e por baixo. Uma visão “aérea” pode modificar totalmente o tamanho ou a forma de um assunto: uma pessoa, por exemplo, pode parecer pequena ou imensa a partir desses ângulos – assim como fotografar de longe o seu objeto pode parecer que ele é insignificante.

Criando profundidade

Ao seguir essa regra, talvez você irá notar uma grande diferença entre fotos amadoras e profissionais. Criar profundidade de campo é criar diversos planos numa mesma imagem, o que torna sua fotografia muito mais rica e interessante. Aí vai uma dica: a melhor maneira de transmitir profundidade é colocar alguns elementos no primeiro plano, outros no meio-termo e mais alguns no plano de fundo. Dessa forma você pode destacar cada componente para agregar algum tipo de valor e novos significados à sua imagem.

Utilize a técnica de foque e desfoque

Se você está tentando adicionar profundidade à sua fotografia, o simples ato de focar ou desfocar elementos na imagem lhe trará a ideia de profissionalismo. Fotógrafos utilizam muito essa técnica para manter o assunto principal nítido e claro, enquanto o fundo permanece desfocado e suave. Esse exemplo pode proporcionar ao visualizador a ideia de que o objeto está saindo do fundo da imagem para ser colocado em evidência.

Como tirar fotos profissionais: um guia para iniciantes
Crédito de imagem: Imagem de Pexels por Pixabay.

Enquadre sua foto

Atentar-se ao enquadramento da imagem é uma técnica que pode passar a ideia de uma imagem mais profissional. Para colocar em prática: você pode escolher um quadro natural e posicionar o objeto principal dentre dele – alguns exemplos incluem estradas, arco, folhagem ou até mesmo um buraco na parede. A utilização dessa técnica pode ajudar você a direcionar o olhar do observador para o ponto focal da imagem e a tirar fotos profissionais.

Preencha o quadro

Busque preencher o quadro na hora de fotografar para que os elementos no fundo não prejudiquem a composição total. Procure não deixar muito espaço em torno do assunto principal para que os elementos no fundo não distraiam a atenção do visualizador fora do ponto focal escolhido. Ao tirar um retrato, por exemplo, você pode aproximar a câmera da pessoa e preencher o quadro com o rosto dela ou apenas da cintura pra cima. Isso passará a ideia de uma foto mais cativante e com aparência profissional.

Busque padrões e simetria

Incluir padrões ou elementos simétricos na sua imagem pode torná-la um pouco mais atraente, pois o ser humano tem a tendência a detectar padrões. Esse é um dos motivos que podem ajudar você a tornar-se um fotógrafo profissional. Então fique atento à forma de incluir padrões, como: simetria, proporcionalidade, repetição de formas ou cores em sua fotografia. São detalhes que fazem toda a diferença aos olhos do observador da imagem e atraem a atenção para o assunto em destaque.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]