Como usar a Câmera para alavancar venda de produtos?

Como usar a Câmera para alavancar venda de produtos ?

É possível utilizar a câmera fotográfica para alavancar a venda de produtos de diversas formas. O primeiro ponto essencial é conhecer bem o cliente para criar estratégias de comunicação mais eficientes e, sobretudo, selecionar o tipo de imagem que mais atrai o cliente potencial.

Atualmente, com o crescimento da venda online de produtos e serviços na internet, os consumidores se tornaram mais analíticos com a possibilidade de avaliar preços e ofertas em diferentes lojas virtuais.

Com a ampla variedade de produtos e serviços, é importante que você aprenda a utilizar câmeras digitais, profissionais e semi profissionais a seu favor, com o objetivo de apresentar seus produtos com toda a beleza, conceito e detalhes necessários.

Câmera Fotográfica para alavancar as vendas

Quando o empreendedor digital começa a criar a sua loja virtual, logo precisará organizar o seu estoque de produtos, lista de fornecedores, descrição de cada tipo de produto e também começara criar fotos e vídeos para apresentar os produtos da melhor forma possível na loja virtual.

Um dos passos mais importantes para fortalecer o conteúdo estratégico dedicado para o amadurecimento do negócio online é selecionar boas imagens de produtos que possam se projetadas em detalhes para o cliente na loja online.

Mesmo antes de investir em marketing digital, criar e editar boas imagens de foto e vídeo ajudará a substituir o toque no produto muito comum em uma loja presencial e física.

Sabemos que, desde que as lojas online começaram a surgir nos anos 1990 e 2000, a falta do toque no produto desejado era um dos empecilhos para o fechamento de compras através de lojas online.

Porém, com o avanço das máquinas fotográficas digitais e a popularização da internet, comprar através da rede mundial de computadores se tornou algo comum, e o amplo acesso à visualização de imagens de produtos com maiores detalhes têm ajudado a fidelizar uma grande quantidade de clientes no e-commerce.

Como usar a Câmera para alavancar venda de produtos?

Avanços

Antigamente, para produzir foto publicitária de produtos e anúncios era necessário alugar estúdios fotográficos, investir em sala de revelação de filmes artesanais e dominar complexos programas de edição de imagem.

Nos últimos vinte anos, com a evolução digital dos equipamentos, basta comprar uma boa câmera digital de médio porte tecnológico, escolher uma mesa da sala, improvisar na iluminação e interna, logo é possível realizar imagens de produtos e serviços para ilustrar as ofertas de uma loja online.

Fotos Profissionais para loja virtual

Para projetos mais abrangentes, a empresa e os empreendedores responsáveis ainda podem contratar fotógrafo profissional para criar álbuns e e-books direcionados para determinado tipo de público mais exigente.

Porém, para a criação e gerenciamento de lojas digitais com acesso a um público mais abrangente a geração e edição de imagens de produtos ajudará a elevar as vendas online.

Quando falamos em adquirir uma câmera fotográfica para gerar fotos profissionais para loja virtual, devemos ressaltar que segundo pesquisas recentes mais de 60% dos clientes que utilizam a internet para realizar compras declaram que a qualidade da imagem do produto acessada na loja virtual é um dos fatores mais importantes para decisão de compra.

Vitrine para e-commerce

Depois que o site e a loja virtual da empresa estão prontos, as fotos compõem a vitrine digital do e-commerce. É importante adequar a formatação de cada imagem conforme o formato da programação solicitada pelo programador da loja virtual.

Como realizar as imagens?

Mesmo em casa ou no escritório, é importante arrumar um ambiente adequado com iluminação natural ou foco de luz que ajuda a apresentar os detalhes do produto.

É importante verificar a resolução da câmera, mesmo podendo utilizar a câmera do celular, ao escolher uma câmera semi profissional e profissional o empreendedor poderá produzir imagens mais detalhadas para ilustrar o produto que estará à venda na loja online.

Seleção de imagens

É fundamental também produzir o maior número possível de imagens sobre o mesmo produto, geralmente as lojas online apresenta um conjunto de cinco a seis imagens do mesmo produto em vários ângulos para apresentar o produto de forma abrangente para o cliente potencial.

Portanto, é indicado produzir várias fotos de vários ângulos e depois selecionar o conjunto que ficou mais adequado para ilustrar o produto da forma mais certa.

Como usar a Câmera para alavancar venda de produtos?

Resolução e qualidade

É importante também dar atenção à resolução em DPI para edição e finalização de cada imagem produzida pela câmera fotográfica.

Geralmente, a resolução da imagem precisa ficar entre 200 dpi a 300 dpi dependendo do tipo do produto a ser apresentado na página de compras, e entre 72 dpi e 100 dpi para apresentar o produto na página inicial da loja.

A resolução está ligada à qualidade da foto, porém uma foto pesada ou muito grande não é sinônimo de qualidade certa para determinada tipo de formato ou página da web.

O comportamento do consumidor

Segundo pesquisas recentes, grande parte dos clientes costumam esperar entre 3 a 5 segundos para visualizar ofertas e imagens de produtos.

Na visitação realizada em computador de mesa e notebook, o tempo costuma ser um pouco maior, porém caso a imagem do produto seja muito pesada o carregamento será mais lento.

Neste caso, para não perder clientes no e-commerce, é indicado manter a qualidade média da imagem reduzindo o excesso de peso de cada arquivo de imagem.

Programas de otimização de imagem ou processo de salvamento de arquivo em JPG no Photoshop ou Krita ajuda a reduzir o peso de cada arquivo. É indicado que cada imagem tenha, em seu arquivo, peso de arquivo entre 250 Mb e 1 Mb.

Como usar a Câmera para alavancar venda de produtos?

Conclusão

Portanto, investir na produção de imagens de qualidade para o e-commerce ajuda posicionar produtos de forma atrativa, sendo importante contar com boas câmeras fotográficas para essa finalidade e alcançando sucesso de vendas.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]