Proporção Áurea: descubra como usar
Foto: Jon Sparkman

Proporção Áurea: descubra como usar essa Técnica

Nós já sabemos que, para fazer uma boa foto, não basta apenas apontar em direção ao horizonte e apertar um botão. É preciso praticar e aprender conceitos para criar uma boa imagem, por exemplo, a composição fotográfica.

Se você tem uma boa composição na sua foto, com certeza ela será agradável para o expectador. Mas, para fazer uma composição de qualidade, existem diversas técnicas. A Regra dos Terços, como já falamos aqui no site, é uma das mais populares.

Se você a domina, consegue criar imagens com um objeto principal bem posicionado. No entanto, sabia que existe uma composição que advém da matemática? E o melhor disso tudo: você não precisa saber fazer contas mirabolantes para aplicar essa técnica.

Estamos falando da proporção áurea, tipo de composição que você já deve ter visto em algum lugar… Vamos explicar como funciona, confira!

O que é a Proporção Áurea?

Também chamada de proporção divina, trata-se de um cálculo matemático. Calma, você não precisa entender de números para utilizar a técnica na sua fotografia.

Para entender a proporção áurea, é preciso falar da Sequência de Fibonacci, desenvolvida ainda nos séculos XII e XIII. É uma sequência que começa no número 1 e continua com números que são a soma dos antecessores. Ou seja, 0, 1, 1 (1+0), 2 (1+1), 3 (1+2), 5 (3+2), 8 (5+3), 13 (8+5), e assim por diante.

Quando a gente divide um número da sequência pelo anterior, temos um valor aproximado de 1,618. Esse número é o que se costuma chamar de proporção áurea. Para exemplificar visualmente como funciona, foi elaborado o retângulo de ouro, como você pode ver abaixo. Ele mostra como ficariam os números da Sequência Fibonacci se transformados em quadrados e dispostos geograficamente.

Como e por que usamos a proporção áurea?

Quando Fibonacci descobriu a sequência, ele percebeu algo curioso na natureza. Existe um padrão em que você consegue observar um tipo de espiral. Ele não existe a olho nu, claro. Mas quando passamos essa imagem para os retângulos da sequência, você pode perceber a formação de uma espiral perfeita, com o arco começando do quadro menor. Quer entender melhor o que estamos falando? Olhe o quadro abaixo:

Essa forma, chamada de “espiral dourada”, está em muitas obras de arte também. Da Vinci usou para fazer a pintura da Monalisa, por exemplo.

Na fotografia, ela serve para identificar o assunto principal da imagem. Além disso, ela direciona o olhar do observador por toda imagem de maneira fluída e, mais importante, sem parecer superficial.

Você deve estar se perguntando: “Como eu vou utilizar a proporção áurea para fotografar?”

Bem, no momento em que você registrar sua fotografia, não terá uma grade como a mostrada acima. Dessa forma, você terá que usar o seu olhar para fazer a composição e aplicar essa divisão.

É importante lembrar, também, que você pode girar a espiral para a direção que você desejar, levando em consideração o ponto principal a ser focado. Assim, você vai conseguir uma fluidez melhor para a imagem.

Grade Phi como alternativa

Usando a mesma lógica da proporção áurea, existe uma opção mais simples: a Grade Phi.

Ela utiliza o mesmo estilo das linhas de grade da regra dos terços, mas as linhas centrais são menores, formando uma proporção 1:0,68:1. Ela tende a ser melhor para paisagens, enquanto a espiral funciona muito bem para retratos.

A Proporção Áurea é melhor do que a Regra dos Terços?

A proporção áurea, assim como a regra dos terços, é uma forma de composição para a sua imagem. Por mais elaborada que seja, no entanto, ela não é melhor ou pior, apenas mais efetiva em alguns momentos.

Se você quiser uma foto centralizada, com ambos os lados simétricos, a regra dos terços será melhor, por exemplo. Se você quiser encaixar o assunto de maneira eficiente na sua imagem, sem que seja preciso estar centralizado, a proporção áurea pode ser melhor.

Isso vai depender de como você deseja captar sua imagem. No entanto, não se prenda a uma regra de composição ou outra. Trabalhe com os elementos que deixem sua foto com o melhor resultado possível e que seja agradável aos olhos do observador.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]