Como usar Filtro na Câmera Profissional?

0 126
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitos profissionais de fotografia podem ter algumas dúvidas para usar Filtro na Câmera Fotográfica. Nos últimos tempos, seja com uso de filtro na própria câmera ou com a adição de filtros digitais através de softwares de edição de imagem, tem crescido a procura por texturas e graus de luminosidades que possam gerar um diferencial na imagem.

Devemos lembrar que a arte de fotografar começou em 1826, quando Joseph Nicephore Niépce conseguiu captar uma imagem utilizando o processo de heliografia, no qual era utilizado uma placa de estanho e um produto derivado do petróleo que permaneciam expostos à luz do sol.

Desde o século XIX, a fotografia tem recebido a adição de novas técnicas e de novos recursos, sendo o filtro um dos mais difundidos nessas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo que a fotografia se tornou mais acessível no decorrer do século XX e XXI, a exigência por recursos mais específicos também se elevou.

Neste artigo falaremos mais sobre os filtros fotográficos e como eles podem ser usados basicamente no dia a dia.

Filtro na Câmera Fotográfica

Quando falamos em filtros para a fotografia nos referimos aos elementos ópticos transparentes ou de modos translúcidos capazes de alterar as propriedades da luz.

São utilizados com o objetivo de modificar o nível de nitidez ou textura de uma imagem. Na prática, podem alterar o contraste, o nível de nitidez, a cor e a intensidade da luz.

Todas essas possibilidades podem ser aplicadas de modo individual ou em conjunto gerando importantes combinações para alcançar o melhor resultado final.

A aplicação de filtros permite acesso a uma variedade de efeitos especiais na imagem ajudando a corrigir situações que comprometam a nitidez, balancear as cores e proteger a lente.

Porém, mesmo existindo determinadas variações, os filtros devem se comportar de modo previsível seja para a captação em filme, vídeo ou cartão de memória.

Como usar Filtro na Câmera Profissional?

Para que servem?

Geralmente, o filtro usado na lente serve para redução da quantidade da luz que penetra na câmera. Dessa forma, o fotógrafo deve ajustar a exposição conforme o valor de captação ou alteração de cada filtro.

É preciso conhecer a propriedade de cada filtro instalado, pois ele pode exigir uma abertura maior referente a menor velocidade do obturador do que a taxa informada pelo fotômetro.

O fator de filtro, por exemplo, lida com a alteração exigida e está indicada nas instruções de uso. Por exemplo, um filtro de fator 2, pode exigir uma abertura de diafragma em um ponto maior ou com uma velocidade de obturador mais lenta.

Graus

Geralmente, há muitos filtros que estão disponíveis no mercado com diferentes graus de intensidades. Dessa forma, o fotógrafo pode escolher a intensidade do efeito a ser utilizado em diferentes projetos.

A variação do número de graus varia dependendo do tipo de efeito desejado. Sendo assim, quanto maior o número, mais intenso será o efeito. Porém, caso haja especificações poderá não existir relação matemática entre o número e a intensidade do efeito.

Temperatura de Cor

O Filtro para Câmera Fotográfica profissional também pode ajudar a gerar efeitos ou ajustes para a imagem no quesito de temperatura e cor. Uma câmera de vídeo, por exemplo, pode ser ajustada para captar uma temperatura de cor de 3.200 K. A utilização do filtro pode elevar ou diminuir a temperatura para um outro número que possa permitir à câmera captar todas as cores do ambiente de modo perfeito.

Porém, caso seja utilizada uma fonte de luz de 1.200 K, a imagem poderá gerar um resultado amarelado, pela ausência de componente azul. Quando o profissional busca filtrar os componentes amarelos ou vermelhos da fonte de luz, é possível elevar a temperatura da cor e alcançar a taxa de 3.200 K, mas para isso o filtro deverá ser azul.

Para Câmeras

Ao utilizar o filtro na câmera profissional, alguns equipamentos já incorporam alguns tipos como o 5.600 K para a luz do sol. Outro filtro muito utilizado é o 3.200 K indicado para iluminação artificial em estúdio.

Como usar Filtro na Câmera Profissional?

Para celular

Tem crescido também a procura por filtros para lente de celular, principalmente, no caso de smartphones que possuem lentes mais dedicadas para captação de imagem de alta qualidade.

Mas, considerando a média de mercado, tem sido mais comum a instalação de programas ou aplicativos que fazem a função do filtro de forma digital, lembrando que o mesmo processo também é possível em PC com a utilização de programas de edição de fotografia como Photoshop ou Krita.

Aplicativos

A seguir apresentamos uma lista resumida de aplicativos que podem ser instalados em qualquer celular para aplicação de filtros, lembrando que o uso de filtros profissionais em câmeras fotográficas sempre será insuperável.

​Presets do Lightroom

O preset se refere a um conjunto de configurações que permite ao usuário aplicação e correção nas imagens. O app lightroom possui um módulo revelação que permite a criação de diferentes opções para ajustes abrangendo contrastes, cor e exposição.

Actions do Photoshop

Esse mecanismo é mais indicado para edição de fotos em PC, por se referir a uma sequência de etapas que foram gravadas no software. Mesmo tento utilizado um bom filtro na lente da câmera ou do celular, o fotógrafo poderá utilizar meios do photoshop para destacar cor ou nitidez em uma determinada imagem.

Porém, alguns actions do photoshop podem ser encontrados também para edição de imagens no celular.

Como usar Filtro na Câmera Profissional?

Afterlight

Esse app apresenta uma interface acessível, com a mesma visão de um software comum de edição de imagens. Ele oferece 60 filtros digitais, além de dezenas de texturas e ferramentas de ajustes.

Conclusão

Portanto, seja com a utilização de filtros manuais ou digitais, é importante saber utilizá-los de modo a melhorar a qualidade da imagem, gerar ajustes de cor e brilho, por exemplo.

O uso pode exigir conhecimento prévio da câmera e de todo o processo de captação da imagem para gerar a melhor qualidade para o trabalho final.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade