Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

0 148
Tempo de leitura: 4 minutos

O Instagram para fotografias é uma das redes sociais mais indicadas para quem pretende apresentar o seu trabalho visual para determinados tipos de públicos.

A mesma pergunta que fazemos para uma marca faremos para um bom fotógrafo: qual o seu objetivo no Instagram? Veicular imagens atrativas, fotografias marcantes e até mesmo vender produtos faz parte da lista das respostas mais inteligentes.

Neste artigo daremos importantes dicas de como entrar no Instagram e explorar essa rede social da melhor forma possível.

Instagram para Fotografias

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Essa rede social começou sendo posicionada e utilizada para a postagem de imagens, fotos do dia a dia dos usuários e veiculação de fotografias realizadas por profissionais.

Porém, aos poucos, as celebridades começaram a tomar conta dessa rede social, atraindo também o interesse do público em geral e das grandes marcas de mercado.

Porém, até os dias atuais, o Instagram para fotografias ainda é atraente para o profissional de fotografia veicular seu material de diferentes formas, podendo postar imagens completas ou editadas conforme a sua necessidade de divulgação e interação com o público.

O conteúdo Certo

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Porém, além de pensar em postar fotografias amadoras ou profissionais, o profissional de imagem precisa saber o que é possível, em nível de conteúdo, publicar nesta rede social.

1) Fotos

Essa rede social foi criada para veiculação de fotografias, e grande parte dos perfis de grande sucesso alcançaram audiência postando imagens atrativas tanto no contexto visual quanto no contexto conceitual.

Sendo assim, é importante que exista apelo visual para cada postagem, mesmo que a imagem seja apenas um “bom dia!” ou parte do dia a dia do usuário.


No caso do profissional de fotografia, as postagens podem, com o passar do tempo, ajudar a fortalecer o portfólio do profissional em relação ao mercado.

2) Textos

A rede social também permite a inclusão de texto descritivo em cada postagem, porém as legendas precisam ser resumidas e bastantes criativas, podendo ser poéticas ou inspiradoras utilizando as hashtags certas.

3) Vídeos

O Instagram permite também gravar, editar ou fazer o upload de vídeos feitos diretamente pelo celular ou em outro dispositivo digital.

O fotógrafo pode fazer vídeos com a sua câmera digital, editar no PC e depois repassar o arquivo do vídeo para o seu celular ou utilizar aplicativo de publicação para veicular o conteúdo imagético no formato de vídeo no Instagram.

4) Reels

Além dos vídeos convencionais, o profissional ainda pode veicular vídeos chamativos na timeline de reels que o Instagram criou para competir como o TikTok. O Reels incentiva a veiculação de vídeos no formato de carrossel infinito onde cada usuário pode postar vídeos curtos engraçados, inspiradores, musicais ou com seleção de fotos com trilha sonora.

O poder da imagem no Instagram

De toda forma, essa rede social permite a postagem de vídeos de até 60 segundos, porém é o tempo certo para engajar o público que se pretende atingir e gerar mais receptividade para o público.​

Como tornar o perfil mais relevante?

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Atualmente, usuários comuns e marcas dedicam grande tempo para tornar seus perfis cada vez mais relevantes na rede social.

Tem sido crescente a procura pelo Instagram para fotografias para divulgar produtos e serviços de forma orgânica e direcionada.

Na prática, sabemos que, quanto maior for o número de seguidores maior será a audiência em relação ao conteúdo publicado. Por outro lado, não adianta ter muitos seguidores e não serem seguidores qualificados.

Mas, o que são seguidores qualificados, eles se referem às pessoas que de fato gostam do seu perfil, da sua mensagem, das suas fotos e de todo tipo de conteúdo que o seu perfil veicula.

Isso ajudará no crescimento do perfil, principalmente, quando chegar o momento de pensar em vender algum produto ou serviço através da rede social.

O que fazer?

Para concluir bem as nossas orientações, vamos dar três dicas essenciais a seguir para tornar o seu perfil mais forte e poderoso.

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

1) Interaja sempre

É importante interagir sempre com a persona. Mas quem é a persona. Primeiro, a persona se refere ao cliente fictício ou cliente idealizado que você quer atingir.

Se você pensa em mostrar suas imagens para editores de revistas online, você precisa descrevê-lo como “profissional de 30 a 50 anos de idade, interessado em fotografias de viagem, com formação em comunicação e que realiza buscas por imagens”

Essa descrição de persona o ajudará a encontrar pessoas dentro desse perfil desejável de cliente, e o ajudará a interagir com as pessoas certas.

Também é indicado seguir usuários e marcas que fazem parte de seu mercado, eles poderão ter mais seguidores do que você, e sua interação com eles poderá atrair mais seguidores para sua conta.

2) Hashtags

As hashtags são fundamentais para marcar a temática de uma imagem ou publicação. Na prática, funcionam como hiperlinks dentro da rede direcionando o usuário para um conjunto de publicações sobre determinado assunto ou tema.

​Além de poder usar hashtag genérica como #fotografia, é indicado usar marcações mais específicas como “fotografiadeviagem, #viagem, “fotosdeviagem e etc.

3) Conteúdo relevante

É indicado também publicar conteúdos relevantes que de fato atraiam o interesse das pessoas. As imagens precisam ser interessantes para o público no qual você quer comunicar e interagir.

Isso ajudará a criar relevância para o perfil e para atrair mais seguidores a médio prazo.

Contato pessoal ou profissional

É importante inserir dados de contatos na bios do perfil, a bios fica na parte superior da página inicial do perfil quando visitado. É indicado colocar um resumo da sua atividade, segmento de mercado, frase de efeito e inserir os links de sites, blogs e e-mails de contato.

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Contato

Portanto, investir no Instagram para fotos é essencial para todos os profissionais de fotografia. Também é uma rede social bastante atrativa para fotógrafos iniciantes ou que atuam como amadores.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e que ainda mantém um público qualificado para geração e veiculação de conteúdo com qualidade e dimensão de público para cada tipo de postagem feita pelo perfil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade