Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

O Instagram para fotografias é uma das redes sociais mais indicadas para quem pretende apresentar o seu trabalho visual para determinados tipos de públicos.

A mesma pergunta que fazemos para uma marca faremos para um bom fotógrafo: qual o seu objetivo no Instagram? Veicular imagens atrativas, fotografias marcantes e até mesmo vender produtos faz parte da lista das respostas mais inteligentes.

Neste artigo daremos importantes dicas de como entrar no Instagram e explorar essa rede social da melhor forma possível.

Instagram para Fotografias

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Essa rede social começou sendo posicionada e utilizada para a postagem de imagens, fotos do dia a dia dos usuários e veiculação de fotografias realizadas por profissionais.

Porém, aos poucos, as celebridades começaram a tomar conta dessa rede social, atraindo também o interesse do público em geral e das grandes marcas de mercado.

Porém, até os dias atuais, o Instagram para fotografias ainda é atraente para o profissional de fotografia veicular seu material de diferentes formas, podendo postar imagens completas ou editadas conforme a sua necessidade de divulgação e interação com o público.

O conteúdo Certo

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Porém, além de pensar em postar fotografias amadoras ou profissionais, o profissional de imagem precisa saber o que é possível, em nível de conteúdo, publicar nesta rede social.

1) Fotos

Essa rede social foi criada para veiculação de fotografias, e grande parte dos perfis de grande sucesso alcançaram audiência postando imagens atrativas tanto no contexto visual quanto no contexto conceitual.

Sendo assim, é importante que exista apelo visual para cada postagem, mesmo que a imagem seja apenas um “bom dia!” ou parte do dia a dia do usuário.

No caso do profissional de fotografia, as postagens podem, com o passar do tempo, ajudar a fortalecer o portfólio do profissional em relação ao mercado.

2) Textos

A rede social também permite a inclusão de texto descritivo em cada postagem, porém as legendas precisam ser resumidas e bastantes criativas, podendo ser poéticas ou inspiradoras utilizando as hashtags certas.

3) Vídeos

O Instagram permite também gravar, editar ou fazer o upload de vídeos feitos diretamente pelo celular ou em outro dispositivo digital.

O fotógrafo pode fazer vídeos com a sua câmera digital, editar no PC e depois repassar o arquivo do vídeo para o seu celular ou utilizar aplicativo de publicação para veicular o conteúdo imagético no formato de vídeo no Instagram.

4) Reels

Além dos vídeos convencionais, o profissional ainda pode veicular vídeos chamativos na timeline de reels que o Instagram criou para competir como o TikTok. O Reels incentiva a veiculação de vídeos no formato de carrossel infinito onde cada usuário pode postar vídeos curtos engraçados, inspiradores, musicais ou com seleção de fotos com trilha sonora.

O poder da imagem no Instagram

De toda forma, essa rede social permite a postagem de vídeos de até 60 segundos, porém é o tempo certo para engajar o público que se pretende atingir e gerar mais receptividade para o público.​

Como tornar o perfil mais relevante?

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Atualmente, usuários comuns e marcas dedicam grande tempo para tornar seus perfis cada vez mais relevantes na rede social.

Tem sido crescente a procura pelo Instagram para fotografias para divulgar produtos e serviços de forma orgânica e direcionada.

Na prática, sabemos que, quanto maior for o número de seguidores maior será a audiência em relação ao conteúdo publicado. Por outro lado, não adianta ter muitos seguidores e não serem seguidores qualificados.

Mas, o que são seguidores qualificados, eles se referem às pessoas que de fato gostam do seu perfil, da sua mensagem, das suas fotos e de todo tipo de conteúdo que o seu perfil veicula.

Isso ajudará no crescimento do perfil, principalmente, quando chegar o momento de pensar em vender algum produto ou serviço através da rede social.

O que fazer?

Para concluir bem as nossas orientações, vamos dar três dicas essenciais a seguir para tornar o seu perfil mais forte e poderoso.

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

1) Interaja sempre

É importante interagir sempre com a persona. Mas quem é a persona. Primeiro, a persona se refere ao cliente fictício ou cliente idealizado que você quer atingir.

Se você pensa em mostrar suas imagens para editores de revistas online, você precisa descrevê-lo como “profissional de 30 a 50 anos de idade, interessado em fotografias de viagem, com formação em comunicação e que realiza buscas por imagens”

Essa descrição de persona o ajudará a encontrar pessoas dentro desse perfil desejável de cliente, e o ajudará a interagir com as pessoas certas.

Também é indicado seguir usuários e marcas que fazem parte de seu mercado, eles poderão ter mais seguidores do que você, e sua interação com eles poderá atrair mais seguidores para sua conta.

2) Hashtags

As hashtags são fundamentais para marcar a temática de uma imagem ou publicação. Na prática, funcionam como hiperlinks dentro da rede direcionando o usuário para um conjunto de publicações sobre determinado assunto ou tema.

​Além de poder usar hashtag genérica como #fotografia, é indicado usar marcações mais específicas como “fotografiadeviagem, #viagem, “fotosdeviagem e etc.

3) Conteúdo relevante

É indicado também publicar conteúdos relevantes que de fato atraiam o interesse das pessoas. As imagens precisam ser interessantes para o público no qual você quer comunicar e interagir.

Isso ajudará a criar relevância para o perfil e para atrair mais seguidores a médio prazo.

Contato pessoal ou profissional

É importante inserir dados de contatos na bios do perfil, a bios fica na parte superior da página inicial do perfil quando visitado. É indicado colocar um resumo da sua atividade, segmento de mercado, frase de efeito e inserir os links de sites, blogs e e-mails de contato.

Como usar o Instagram para divulgar minhas Fotos?

Contato

Portanto, investir no Instagram para fotos é essencial para todos os profissionais de fotografia. Também é uma rede social bastante atrativa para fotógrafos iniciantes ou que atuam como amadores.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e que ainda mantém um público qualificado para geração e veiculação de conteúdo com qualidade e dimensão de público para cada tipo de postagem feita pelo perfil.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]