Como usar Ring Light na Fotografia
Crédito: Foto de cottonbro no Pexels.

Como usar Ring Light na Fotografia

Você já deve ter notado um reflexo de luz circular nos olhos em alguns retratos ou fotos de beleza. Ou talvez você tenha se perguntado como algumas fotos macro incríveis são iluminadas tão perfeitamente. Basicamente, um Iluminador Ring Light é uma luz em forma de círculo, que pode piscar ou ser contínua e, geralmente, é composta por fileiras de luzes LED que formam um grande anel.  Os tamanhos podem variar de acordo com a necessidade do seu trabalho ou do seu equipamento. Os pequenos podem caber em torno da lente de sua câmera, enquanto os maiores podem precisar de um suporte para aguentar o próprio peso. Você verá com mais frequência alguns Iluminadores Ring-Lights sendo utilizados em configurações de estúdio. 

O uso mais comum desse equipamento é na fotografia de retrato. Um dos maiores benefícios de usar um ring light é que ele ajuda a eliminar sombras fortes na fotografia – o círculo amplia e distribui a luz por todo o assunto.  Ao fotografar retratos é preciso ser capaz de fornecer uma iluminação suave e uniforme no rosto. A iluminação circular fornecida por um Iluminador Ring-Light atinge o rosto um pouco abaixo, diretamente na frente e um pouco acima. Outro efeito interessante para usar o anel de led é o reflexo circular nos olhos da pessoa; este é o sinal típico de que um Iluminador Ring-Light está em uso no processo fotográfico – ele também fornece um brilho de luz nos olhos da pessoa.

Como usar Ring Light na Fotografia
Crédito: Foto de Anderson Miranda no Pexels.

Dê uma olhada em suas revistas de moda e você descobrirá que a fotografia de moda e beleza usa Led ring lights com muita frequência. Outra forma comum de utilizar um ring light led é com a fotografia macro. Você pode colocar uma luz envolvendo a sua lente, o que significa que você não precisará mais se preocupar em criar sombras desagradáveis à medida que se aproximar do seu objeto. A fotografia macro se beneficia muito através desse tipo de iluminação justamente pela questão da sua distância em relação ao assunto na hora de fotografar. É por esse motivo que uma luz pequena e portátil pode ser a solução para uma boa iluminação macro. 

O ring light também é uma ótima escolha para a fotografia de alimentos – quando usado fora da câmera, é ideal para iluminar o objeto de lado. Flashes circulares para a fotografia de comida ajudarão na criação de uma aparência editorial para blogs ou marketing de restaurantes. Uma aparência profissional de fotografia comercial ou de produto exigirá configurações de iluminação mais extensas.

Como usar Ring Light na Fotografia
Crédito: Foto de Anete Lusina no Pexels.

O que você deve procurar em um Ring Light

Custo

O seu principal fator de orientação será, provavelmente, o seu orçamento. Se você estiver testando opções de ring light ou não tem o objetivo de utilizá-lo com frequência, invista em um modelo de iluminação que seja um pouco mais barato – você pode encontrar algumas opções de ring light na loja virtual eMania, com equipamentos profissionais com preços a partir de 78 reais. Se sua especialidade é retratos, macro ou fotografia de alimentos, talvez você considere um investimento maior para um uso mais pesado. Certifique-se, portanto, de considerar o que você pode investir sem prejudicar as suas finanças; pesquise bastante e opte pelo melhor custo-benefício. Considere se algum outro item é necessário para usar aquele anel luminoso em particular. As lâmpadas de reposição são caras ou difíceis de encontrar? Você precisará de algum tipo de acessório além da própria luz? Como isso carrega? Estar totalmente informado sobre todas as peças necessárias o ajudará a tomar uma decisão melhor. 

Outro fator a ser considerado é a qualidade de construção. Os modelos de preço baixo ou de fabricantes menores, geralmente, carecem de qualidade. Ring lights mais resistentes tendem a custar um preço mais alto no mercado, mas são capazes de resistir a mais desgaste ao longo do tempo – o que faz o investimento valer a pena. Você precisa analisar as suas necessidades principais e considerar seus hábitos gerais com equipamentos. Por exemplo: se você trabalha em um estúdio, seu equipamento terá menos chances de receber pancadas acidentais por motivo de transportes frequentes; se você trabalha na rua e costuma colocar seu equipamento em uma mala ou mochila, engrenagens mais robustas serão um melhor investimento para protegê-lo.

Como usar Ring Light na Fotografia
Crédito: Foto de Lisa Fotios no Pexels.

Configurações de luz

As condições de iluminação variam a cada imagem que você registra; portanto, ser capaz de ajustar a luz é vital na hora de fotografar. Antes de comprar um ring light, confira se o equipamento te dá a opção de ajustar a intensidade luminosa. Certifique-se de que haja ajustes suficientes para oferecer a flexibilidade de que você precisa; além disso, verifique também a temperatura da luz e quais funções existem para ajustá-la – algumas configurações podem exigir luzes mais quentes ou mais frias que o normal. Você também poderá encontrar diversos tipos de filtros disponíveis que lhe permitem mudar a cor da luz que você deseja utilizar. 

Tamanho do ring light e portabilidade

O tamanho e a portabilidade de um ring light led afetam diretamente o seu uso. O tamanho e a portabilidade do anel led estão afetando diretamente o seu uso. Se você pratica a fotografia macro, você irá precisar de um pequeno ring light que envolve a lente da câmera. Se você trabalha em estúdio para retratos ou arranjos de comida detalhados, você pode querer considerar um ring light maior e que se encaixe em um suporte de luz pesado. Reserve algum tempo para considerar seu uso antes de investir o seu dinheiro. Um ring light pode fornecer fotos nítidas e bem iluminadas para muitos tipos de fotografia, então não deixe de considerar a opção de utilizá-lo. 

Crédito: Foto de Harrison Haines no Pexels.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]