Como usar Tripés e Equipamentos Fotográficos?

Como usar Tripés e Equipamentos Fotográficos?

Saber usar Tripés e Equipamentos Fotográficos faz parte do dia a dia do fotógrafo profissional e dos estudantes da área.

Geralmente, o tripé é subestimado por alguns profissionais que preferem utilizar a câmera manualmente, porém para quem trabalha com diferentes ângulos e produção de vídeos, é importantíssimo saber usar esse equipamento.

Neste artigo falaremos mais sobre o assunto e indicaremos os principais benefícios de saber utilizar os equipamentos auxiliares.

Como saber usar Tripés e Equipamentos Fotográficos?

Inicialmente, podemos afirmar que o tripé é um dos principais acessórios para a realização de fotografias mais precisas. Ele é muito indicado para fotógrafos e videomakers.

Para profissionais que criam e trabalham com fotografias de maior precisão, o tripé é um companheiro inseparável, principalmente, para gerar alta nitidez para as imagens.

Em muitos casos, é importante ter conhecimentos a respeito da direção da luz no estúdio, ou da luz no ambiente externo, a altura dos modelos que serão fotografados e entre outros fatores para saber determinar em qual altura o tripé será colocado para receber a câmera.

Como usar Tripés e Equipamentos Fotográficos?

Indicações

Os tripés são muito indicados para fotografias diversas, incluindo a realização de fotos noturnas, imagens de longa exposição, variação de ângulo, macrofotografia e entre outras.

Além da câmera e do tripé, todo fotógrafo precisará de cases, bolsas, estojos, bateria extra, cartões de memória e outros tipos de acessórios para guardar a câmera, o tripé, bases, fios ou cabos e todos os equipamentos e periféricos com segurança.

Outros equipamentos

Dentre os equipamentos fotográficos, ainda podemos citar os equipamentos de iluminação de estúdio ou da sessão de fotografia realizada em ambiente externo.

A iluminação precisa corresponder à necessidade de cada tipo de ambiente, e todos os equipamentos precisam ser armazenados e transportados em segurança dentro de cases ou bolsas à parte para não comprometer a disposição de outros equipamentos.

Como os utilizar os tripés?

Retornando aos tripés, a seguir vamos sugerir dicas valiosas que ajudarão fotógrafos profissionais, amadores e estudantes a como utilizar esse importante equipamento auxiliar.

1 – Fotos de precisão

O tripé é muito indicado para a realização de imagens de média e alta precisão. Como a utilização dele sob a câmera, o fotógrafo poderá obter melhores ângulos.

2 – Para evitar fotos tremidas

O uso do tripé é indispensável para evitar a geração de fotos tremidas. Mesmo que o fotógrafo tenha pleno controle das próprias mãos para manipular a câmera, o tripé evitará que algumas imagens, principalmente as realizadas em sequência, saiam tremidas.

No caso de fotos de baixa velocidade, o tripé é ainda mais indispensável seja para fotos realizadas em estúdio ou em ambiente externo.

3 – Para uso de lentes pesadas

Quando é necessária a utilização de lentes fotográficas pesadas, é fundamental colocar a câmera sobre o tripé. Principalmente, para captar imagens de ação e de eventos esportivos, o tripé mantém o alcance e a resolução da lente de forma perfeita.

Como usar Tripés e Equipamentos Fotográficos?

Usando o tripé de forma profissional

Agora que você se tornou em um profissional da fotografia (ou pretende se tornar) vamos dar algumas dicas de como manusear esse equipamento da melhor forma.

1 – Nunca mova junto com a câmera

Tenha bastante cuidado para não levantar, não mover ou carregar o tripé com a câmera contada sobre ele. Mesmo em casos de pequenos movimentos, a câmera pode se soltar do tripé e cair.

Geralmente, as câmeras semi profissionais e profissionais possuem uma entrada para o rosqueamento do parafuso de fixação que se encontra na cabeça do tripé para encaixar a câmera.

Mesmo sendo firme seguro, a câmera pode soltar por diversos fatores como excesso peso, movimento brusco, má instalação da câmera, desequilíbrio de uma das bases do tripé e entre outros.

2 – Evite aglomeração

Parece dica para dias de pandemia, mas o tripé precisa evitar aglomeração de pessoas seja em tempos pandêmicos ou não pandêmicos. É importante que o tripé fique localizado em ambiente com poucas pessoas transitando, pois onde há muitas pessoas haverá o risco de alguém tropeçar nas bases do tripé se machucar ou derrubar a câmera.

3 – Equilibre o peso da câmera

É precisa não utilizar um tripé que consiga aguentar o peso total da câmera e da lente.

Para Câmeras Digitais comuns e Semi-profissionais leves, os tripés básicos conseguirão dar conta, mas para utilizar câmeras profissionais e de porte maior será necessário investir na aquisição de tripés mais robustos.

Sabemos que alguns tipos de lentes, como as lentes telefoto podem ser mais pesadas do que o corpo da própria câmera, lembrando que a cabeça do tripé é planejada pelo fabricante para suportar determinado limite de peso.

4 – A vibração da câmera

Ao utilizar o tripé, é importante desligar o modo de compensação da vibração da câmera referido também como “redução de vibração” ou “modo de estabilização”.

Caso não seja desligado, a área interna da lente poderá se movimentar durante o processo de captura da imagem e borrar a imagem final.

5 – Atenção com a coluna do tripé

É indicado estender as pernas do tripé de forma igual conforme a altura selecionada, mantendo as partes mais finas do tripé recolhidas, e mantendo recolhida a coluna centra dele.

Sabemos que as partes mais finas do tripé costumam ser mais frágeis, e oferecem menor suporte e podem gerar mais vibração para a câmera.

6 – Arme em locais seguros

Ao realizar as fotos, busque armar o tripé em superfície e região estável. Evite armar diretamente em solo arenoso, em caso de imagens feitas na praia, por exemplo, coloque uma base ou eleja local com calçamento ou pedras.

7 – Traves as partes do tripé

Ajuste o tripé para determinada altura, e mantenha o aperto sobre cada parte para evitar perda de estabilidade evitando que a foto fique tremida.

Como usar Tripés e Equipamentos Fotográficos?

Conclusão

Neste artigo apresentamos as principais dicas de como saber usar tripés e equipamentos fotográficos, sendo importante escolher a altura e o local seguro para utilização desse importante equipamento.

Dependendo da proporção e peso da câmera, a cada câmera nova é importante também comprar um equipamento novo para manter a estabilidades e nivelação das imagens.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]