FujiFilm X-S10 e Sony a6600

Comparação: Fujifilm X-S10 vs Sony A6600

A FujiFilm X-S10 e Sony Alpha A6600 são duas câmeras digitais que foram anunciadas, respectivamente, em outubro de 2020 e agosto de 2019. Tanto a Fuji X-S10 quanto a a6600 da Sony são Câmeras Mirrorless com lentes intercambiáveis ​equipadas com um sensor APS-C. A FujiFilm tem resolução de 26 MP, enquanto a Sony oferece 24MP.

Indo além destes recursos e características principais, quais são as diferenças entre a FujiFilm X-S10 e a Sony Alpha a6600? Qual você deve comprar? Continue lendo para descobrir como essas duas câmeras se comparam em relação ao tamanho do corpo, sensores de imagem, recursos de captura e conexões de entrada e saída.

Tamanho

A imagem abaixo ilustra o tamanho físico e o peso da FujiFilm X-S10 e da Sony a6600. As duas câmeras são apresentadas de acordo com seu tamanho relativo. Três perspectivas consecutivas de frente, topo e costas estão disponíveis. 

Dimensão e peso: FujiFilm X-S10 e Sony Alpha A6600

Se a parte frontal (largura x altura) das câmeras for tomada como uma medida agregada de seu tamanho, a Sony a6600 é 25% menor do que a FujiFilm X-S10. No entanto, a Mirrorless a6600 da Sony é um pouco mais pesada que a Fuji X-S10. Vale a pena ressaltar que a Sony Alpha a6600 é à prova de respingos e poeira , enquanto a Mirrorless X-S10 da FujiFilm não apresenta nenhuma vedação contra intempéries correspondente.

As comparações de tamanho e peso acima são até certo ponto incompletas, uma vez que não são consideradas as lentes e outros acessórios. No entanto, como ambas as câmeras são baseadas em um sensor APS-C, suas respectivas lentes tendem a ter dimensões e peso semelhantes. Câmeras Mirrorless, como as duas em consideração, têm a vantagem adicional de ter uma distância curta entre o flange e o plano focal, o que possibilita a montagem de muitas lentes de outros sistemas na câmera por meio de adaptadores de lente.

As baterias de ambas as câmeras podem ser carregadas via USB , o que pode ser muito conveniente em viagens.

FujiFilm X-S10 e Sony Alpha a6600: Sensor

Comparação do olho humano a uma câmera digital.
Sensores

O tamanho do sensor dentro de uma Câmera Digital é um dos principais determinantes da qualidade da imagem . 
Com todas as outras coisas iguais, um sensor grande terá unidades de pixel individuais maiores que oferecem melhor sensibilidade à luz fraca, faixa dinâmica mais ampla e profundidade de cor mais rica do que pixels menores em um sensor da mesma geração tecnológica. Além disso, uma grande câmera com sensor dará ao fotógrafo mais controle sobre a profundidade de campo da imagem e, portanto, a capacidade de isolar melhor o assunto do fundo. No lado negativo, sensores maiores tendem a ser mais caros e levam a câmeras e lentes maiores e mais pesadas.

Ambas as câmeras em consideração apresentam um sensor APS-C (às vezes também conhecido como “fator de corte”). Dentro do espectro de sensores de câmera, isso coloca os modelos desta revisão entre as câmeras de sensor de tamanho médio que visam atingir um equilíbrio entre qualidade de imagem e portabilidade. Ambas as câmeras têm uma proporção nativa (largura do sensor para a altura do sensor) de 3: 2.

Enquanto as duas câmeras em análise compartilham o mesmo tamanho de sensor, a Câmera Mirrorless X-S10 da Fuji oferece uma resolução um pouco maior de 26MP, em comparação com 24MP da Sony a6600. Essa vantagem de megapixels se traduz em um ganho de 4% na resolução linear. Por outro lado, essas especificações do sensor implicam que a FujiFilm X-S10 tem uma densidade de pixel maior e um tamanho menor do pixel individual. No entanto, a X-S10 é um modelo um pouco mais recente (por 1 ano e 1 mês) que a Sony a6600, e seu sensor pode ter se beneficiado de avanços tecnológicos durante este tempo que, pelo menos parcialmente compensar o tamanho de pixel menor. Voltando à resolução do sensor, deve ser mencionado que a X-S10 não possui filtro moiré instalado, de forma que ele pode capturar todos os detalhes que seu sensor resolve.

O Fujifilm X-S10 tem uma faixa de sensibilidade nativa de ISO 160 a ISO 12800, que pode ser estendida para ISO 80-51200. As configurações ISO correspondentes para o Sony Alpha a6600 são ISO 100 a ISO 32000, com a possibilidade de aumentar a faixa ISO para 100-102400.

Muitas câmeras modernas não são apenas capazes de tirar fotos, mas também de fazer vídeos. As duas câmeras em consideração possuem sensores cuja velocidade de leitura é rápida o suficiente para capturar imagens em movimento, e ambas fornecem as mesmas especificações de filme 4K / 30p.

Comparação de Recursos

FujiFilm X-S10

Além do corpo e do sensor, as câmeras podem diferir e de fato diferem em uma variedade de recursos. As duas câmeras em consideração são semelhantes no que diz respeito a ambas possuírem um visor eletrônico . No entanto, o visor da X-S10 oferece uma resolução ligeiramente mais alta do que o visor da Sony a6600 (2360k vs 2359k pontos). 

Uma diferença entre as câmeras diz respeito à presença de um flash embutido . A Fuji X-S10 possui um em seu corpo, enquanto a Alpha a6600 da Sony não tem. Embora o flash embutido da Fuji X-S10 não seja muito poderoso, às vezes pode ser útil como uma luz de preenchimento. Ambas as câmeras possuem uma tela traseira articulada que pode ser girada para a frente . Esse recurso será especialmente apreciado por youtubers e vloggers, fotógrafos interessados ​​em tirar selfies.

Sony a6600

A FujiFilm X-S10 e a Sony a6600 têm um intervalômetro integrado . Isso permite que o fotógrafo capture sequências de timelapse, como flores desabrochando, um pôr do sol ou o nascer da lua, sem comprar um disparador de câmera externo e software relacionado.

A X-S10 grava seus dados de imagem em cartões SDXC , enquanto a Alpha a6600 usa cartões SDXC ou Memory Stick PRO Duo . Ambas as câmeras podem usar cartões UHS-I, que fornecem transferência de dados em Ultra High Speed ​​de até 104 MB/s.

Conectividade: FujiFilm X-S10 e Sony Alpha a6600

Para algumas aplicações de imagem, até que ponto uma câmera pode se comunicar com seu ambiente pode ser um aspecto importante no processo de decisão da câmera.

Além de entrada para microfone, ambos os modelos possuem microfone interno. sapata hotshoe, entrada micro hdmi e entrada USB. Ressalta-se que a Sony a6600 possui um conector de fone de ouvido, que possibilita conectar fones de ouvido externos e monitorar a qualidade do som durante o processo de gravação. A Fuji X-S10 não possui essa porta de fone de ouvido.

Tanto a X-S10 quanto a6600 são modelos recentes que fazem parte da linha de produtos atual de cada fabricante. A Alpha a6600 Mirrorless substituiu a anterior Sony a6500, enquanto a FujiFilm X-S10 não tem um predecessor direto. 

Resumo

logotipo

  • Detalhe maximizado: falta um filtro anti-alias para explorar o potencial de resolução total do sensor.
  • LCD mais detalhado: possui uma tela traseira de maior resolução (1040k vs 922k pontos).
  • LCD mais flexível: tem uma tela giratória para fotos em diferentes ângulos na orientação retrato ou paisagem.
  • Flash integrado: está equipado com um pequeno flash integrado para iluminar áreas de sombra profunda.
  • Transferência de dados mais rápida: Suporta um protocolo USB mais avançado (3.2 vs 2.0).
  • Mais acessível: foi introduzido em uma categoria de preço mais baixo (29% mais barato no lançamento).

logotipo

  • Melhor controle de moiré: Possui um filtro anti-alias para evitar que padrões artificiais apareçam nas imagens.
  • Melhor controle de som: Possui uma porta de fone de ouvido que permite o monitoramento de áudio durante a gravação.
  • Imagem maior do visor: apresenta um visor com uma ampliação maior (0,70x vs 0,62x).
  • Sequência mais rápida: filma em frequência mais alta (11 vs 8 flaps/seg) para capturar o momento decisivo.
  • Mais compacto: é menor (120×67 mm vs 126×85 mm) e cabe mais facilmente em uma bolsa.
  • Maior duração: Obtém mais fotos (810 contra 325) com uma única carga de bateria.
  • Melhor vedação: É vedado contra respingos e poeira para fotografar em condições climáticas adversas.
  • Pareamento de dispositivos mais fácil: suporta NFC para transferência rápida de imagens sem fio em curtas distâncias.

Valores

Qualquer decisão sobre qual câmera escolher pode ser influenciada pelo preço.  A Câmera FujiFilm X-S10 foi lançado a um preço mais baixo que a Mirrorless Sony a6600. Normalmente, os preços de lançamento costumam ser um pouco mais caros, mas depois de alguns meses, os primeiros descontos aparecem. Mais tarde no ciclo do produto e, em particular, quando o modelo de substituição está prestes a aparecer, novos descontos e liquidações de estoque geralmente empurram o preço da câmera consideravelmente para baixo. 

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]