Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30. As Diferenças que Você Precisa Saber!

Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30. As Diferenças que Você Precisa Saber!

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Aqui estamos comparando duas Câmeras Mirrorless da FujiFilm. Ambas as câmeras FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30 possuem sensores APS-C de 26.0MP que fazem fotografias de ótima qualidade. Este será um jogo interessante, pois mesmo que essas duas câmeras não tenham exatamente o mesmo tipo de corpo, elas são classificadas entre as 10 melhores câmeras em suas classes. A FujiFilm X-T3 está em 3º lugar entre as 44 câmeras Semi-Pro Mirrorless com uma pontuação geral de 83, enquanto a FujiFilm X-T30 está em 2º lugar entre 100 Câmeras Mirrorless de nível básico com uma pontuação geral de 78.

Corpo: FujiFilm X-T3 vs X-T30

A FujiFilm X-T30 é notavelmente menor (21%) do que a FujiFilm X-T3. Além disso, a X-T30 da Fuji é nitidamente mais leve (29%) do que a FujiFilm X-T3. Vale a pena mencionar, que a X-T3 Mirrorless da FujiFilm é resistente a poeira e respingos, enquanto a FujiFilm X-T30 não possui qualquer vedação contra intempéries.

Neste caso em particular, as câmeras apresentam a mesma montagem de lente, para que possam usar as mesmas lentes. As Câmeras Mirrorless, como as duas em consideração, têm a vantagem adicional de ter um flange curto na distância do plano focal, o que possibilita a montagem de muitas lentes de outros sistemas na câmera por meio de adaptadores.
As baterias das duas câmeras podem ser carregadas via USB , o que pode ser muito conveniente ao viajar, além disso, ambas podem ser encontradas nas cores prata e preto

Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30
Algumas das principais características entre a FujiFilm XT-30 e a Fuji XT-3 Mirrorless

Sensores: FujiFilm X-T3 vs X-T30

O sensor de imagem está no centro das câmeras digitais e seu tamanho é um dos principais fatores determinantes da qualidade da imagem.
Além disso, uma câmera com sensor grande dará ao fotógrafo opções criativas adicionais ao usar a profundidade de campo rasa para isolar uma imagem no fundo.

Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30
A Fuji optou por Sensores APS-C nas duas câmeras

As câmeras em questão apresentam um sensor APS-C e possuem um fator de formato de 1,5. Isso coloca as câmeras da revisão entre as câmeras de sensor de tamanho médio que visam encontrar um equilíbrio entre qualidade de imagem e portabilidade. Ambas as câmeras têm uma proporção nativa (largura do sensor para altura do sensor) de 3:2.

As duas câmeras em análise compartilham também uma resolução idêntica de 26 megapixels. Essa semelhança nas especificações do sensor implica que tanto a FujiFilm X-T3 quanto a FujiFilm X-T30 Mirrorless possuem a mesma densidade de pixels, bem como o mesmo tamanho de pixel.

Deve ser mencionado que nenhuma das duas câmeras tem um filtro anti-alias instalado, então eles são capazes de capturar todos os detalhes que o sensor captura.

A FujiFilm X-T3 Mirrorless possui uma faixa de sensibilidade nativa de ISO 160 a ISO 12800, que pode ser estendida para ISO 80-51200. A Fuji X-T30 oferece exatamente as mesmas configurações ISO. Ambas as câmeras em consideração possuem um sensor com tempos de leitura suficientemente rápidos para vídeos, mas a X-T3 da FujiFilm oferece uma taxa de quadros maior do que a Fuji X-T30. Pode gravar imagens de vídeo em 4K/60p, enquanto a FujiFilm X-T30 Mirrorless está limitado a 4K/30p.

Recursos: FujiFilm X-T3 vs X-T30

Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30
Tanto a Fujifilm XT-3 quanto a XT-30 possuem LCD touch-screen inclinável

As duas câmeras são semelhantes no visor eletrônico. No entanto, o LCD da Fuji X-T3 oferece uma resolução maior do que o visor da FujiFilm X-T30 (3690k vs 2360k pontos).
Uma diferença entre as câmeras diz respeito à presença de um flash on-board. A Mirrorless X-T30 da Fuji tem um, enquanto a FujiFilm X-T3 não tem. Embora o flash embutido não seja muito poderoso, ele pode, às vezes, ser útil como uma luz de preenchimento.

Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30
Flash-on-board da Fuji XT-30

Ambas as câmeras em questão apresentam um obturador eletrônico, o que torna possível o disparo completamente silencioso. A FujiFilm X-T3 e a FujiFilm X-T30 Mirrorless possuem um intervalômetro embutido. Isso permite que o fotógrafo capture sequências de lapso de tempo, como florescimento de flores, pôr do sol ou lua, sem a necessidade de adquirir um gatilho de câmera externo e software relacionado.

Com relação ao armazenamento de dados, os dois modelos gravam seus arquivos em cartões SDXC . A Fuji X-T3 Mirrorless possui dois slots para cartões, o que pode ser muito útil no caso de um cartão falhar. Em contraste, a FujiFilm X-T30 Mirrorless tem apenas um slot. A X-T3 da FujiFilm suporta cartões UHS-II (em ambos os slots), enquanto a Fuji X-T30 pode usar cartões UHS-I.

Conectividade: FujiFilm X-T3 vs Fuji X-T30

Neste quesito, temos muitas semelhanças entre ambos os modelos da comparação, as Câmeras Digitais FujiFilm X-30 e X-T3 Mirrorless possuem uma porta hotshoe, microfone interno estéreo, alto-falante mono, também encontramos nos dois modelos entrada para microfone, entarda micro HDMI, conexão Wifi e Bluetooth


Entretanto, a Fuji X-T3 Mirrorles tem um conector de fone de ouvido, o que não está presente na X-T30 da FujiFilm. Esta porta possibilita conectar fones de ouvido externos e monitorar a qualidade do som durante o processo de gravação.
Os fotógrafos de estúdio irão apreciar que a FujiFilm X-T3 (ao contrário da X-T30) possui um soquete PC Sync, para que as luzes estroboscópicas profissionais possam ser controladas pela câmera.

Resumo da revisão: FujiFilm X-T3 vs X-T30

Razões para preferir a FujiFilm X-T3:

Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30

Melhor vídeo: Tem taxas de quadros mais altas para filmes (4K/60p vs 4K/30p).
Melhor controle de som: Possui uma porta de fone de ouvido que permite o monitoramento de áudio durante a gravação.
Visor mais detalhado: Possui visor eletrônico de maior resolução (3690k vs 2360k pontos).
Imagem do visor maior: Apresenta um visor com uma ampliação maior (0,75x vs 0,62x).
Tela maior: Possui um LCD traseiro maior (3,2 “vs 3,0”) para revisão de imagem e controle de configurações.
Obturador mais rápido: Possui maior velocidade de obturador (1/8000s vs 1/4000s) para congelar a ação.
Explosão mais rápida: Fotografa em alta freqüência (11 vs 8 flaps/seg) para capturar o momento decisivo.
Melhor vedação: É vedada contra intempéries para permitir o disparo em ambientes empoeirados ou molhados.
Melhor controle de luz de estúdio: Possui um soquete PC Sync para conectar luzes estroboscópicas profissionais.
Maior tranquilidade: Possui um segundo slot para cartão como backup em caso de falha no cartão de memória.
Limpeza de buffer mais rápida: Suporta um padrão de transferência de dados SD mais avançado (UHS-II vs UHS-I).

Vantagens da Fujifilm X-T30:

Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30

Mais compacta: É menor (118x83mm x 133x93mm) e cabe mais facilmente em uma bolsa.
Menor peso: Tem um peso menor (de 156g ou 29%) e, portanto, é mais fácil de levar.
Preenchimento mais fácil: Possui um pequeno flash integrado para iluminar sombras da imagem em contraluz.
Mais acessível: Foi introduzido em uma categoria de preço mais baixo (40% mais barato no lançamento).
Mais moderna: Foi introduzido um pouco (5 meses) mais recentemente.

Veredito:

Comparação: FujiFilm X-T3 vs FujiFilm X-T30

Se a contagem de pontos pontos acima é tomada como uma medida, a Câmera Mirrorless FujiFilm X-T3 é a vencedora. Leia o review para descobrir todos os detalhes que fazem esta ser uma das melhores câmeras digitais da atualidade.

No entanto, a relevância dos pontos individuais irá variar entre os fotógrafos, talvez você pode querer aplicar seu próprio esquema de pesagem de pontos do resumo ao refletir e decidir sobre uma nova câmera.

Um fotógrafo profissional de casamentos verá as diferenças entre as câmeras de uma maneira que diverge da perspectiva de um fotógrafo de viagens, e uma pessoa interessada em paisagens urbanas tem necessidades distintas de um fotógrafo de macro. Por isso, a decisão de qual câmera é melhor e vale a pena comprar é muitas vezes muito pessoal.

Você já deve ter sua favorita entre os modelos acima comparados. Adquira a sua FujiFilm X-T3 ou a FujiFilm X-T30 no nosso site: eMania Foto e Vídeo.

Comente

Post anterior

Sony lança oficialmente um novo modelo de lente, a FE 35mm f/1.8

Próximo post

Eduardo Matysiak fará oficina voltada a fotografia com smartphone

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.