Como fazer a sua primeira foto panorâmica?
Foto: James Wheeler/Pexels

Como fazer a sua primeira foto Panorâmica?

Tirar uma foto panorâmica é um estilo diferente de registrar momentos. Também conhecida como fotografia 360º ou fotografia de grande formato, ela parece complexa de ser executada, mas é mais simples do que se imagina. Você pode, inclusive, registrá-la do seu celular!

Neste post, você vai entender mais sobre esse tipo de fotografia e saber o que é preciso para fazer a sua primeira foto panorâmica.

O que é uma Foto Panorâmica?

Foto panorâmica é uma imagem que capta uma “vista total”, ou seja, uma captura de todo o espaço físico.

Ela é feita a partir de uma sequência de várias fotos que formam uma imagem de, no máximo, 360 graus. O resultado é uma fotografia única, em que não se nota uma montagem de fotos. Elas podem ser feitas de diversas maneiras, tanto na vertical, como na horizontal. Também podem ser feitos panoramas 360×180, os quais formam, do topo ao chão, uma imagem de 360 graus na horizontal com 180 graus de altura.

Uma imagem é considerada panorâmica quando sua proporção é de 2:1 ou maior. Logo, seu comprimento deve ser, no mínimo, o dobro da sua altura. Além disso, é preciso que a cena retratada pela fotografia seja maior do que possamos ver somente através do olho humano.

Atualmente, é muito mais simples fazer uma foto panorâmica. Com o avanço tecnológico, você pode montar a imagem com diversos programas de edição e até mesmo diretamente pelo celular. Mas, o que você precisa para começar a produzir esse tipo de imagem? Quais são os primeiros passos?

Criando sua primeira Fotografia Panorâmica

Antes de tudo, para fazer sua fotografia panorâmica, você precisará seguir alguns passos importantes. Sem eles, você não conseguirá obter o resultado esperado. Mas, pode relaxar porque eles são bem simples! Você precisa ter:

Lente: Com o avanço tecnológico, é mais simples tirar fotos panorâmicas com quase qualquer tipo de lente. Para esse tipo de fotografia, a 50mm é uma boa pedida. Apesar disso, o ambiente que você pretende fotografar pode requerer outros tipos. Câmeras DSLR, por exemplo, já oferecem todos os recursos necessários para criar esse tipo de imagem. Caso você possua filtros de lente, não deixe de usá-los para contribuir com o resultado final da sua fotografia.

Tripé: Ainda que os tripés não sejam a parte mais essencial, eles facilitarão a execução da sua fotografia. Seu uso consegue evitar tremores e um possível desnivelamento na sua sequência de fotos. Além disso, você consegue fazer o movimento de rotação da câmera de maneira mais estável e precisa, caso tenha um tripé de cabeça flexível.

Programa de edição: Atualmente, softwares de edição possuem uma função que une todas as fotos individuais em uma só, chamada “costura”. Os mais populares são o Photoshop e o Lightroom, da Adobe, que já possuem a opção embutida. Mas, também existem outros programas gratuitos ou pagos de edição igualmente eficazes.

Como criar a sua imagem:

Exemplo de foto panorâmica de uma cidade – Foto: Aleksandar Pasaric/Pexels

Eventualmente, a maneira mais comum de criar uma fotografia panorâmica é o quadro a quadro; seja na horizontal, seja na vertical. É necessário que as fotos possuam as mesmas configurações e fiquem longe do modo automático. Você deve se atentar às mudanças das condições, o que pode fazer com que sua foto inicial não combine muito com as próximas.

Uma dica é usar a orientação de retrato para tirar suas fotos panorâmicas. Com a foto na vertical e diminuindo as distorções, você consegue alcançar uma altura maior para a sua imagem. Isso é bom, tanto para a edição, quanto para a extensão do cenário que você quer captar. Mas lembre-se: além da largura, você vai precisar de altura em suas imagens!

Você pode aprimorar as suas fotos panorâmicas praticando e exercendo a sua criatividade, por isso, não deixe de tentar. Siga as nossas dicas de como fazer uma boa panorâmica e desenvolva ainda mais o seu talento para a fotografia.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]