Conheça as 6 Principais Dicas de Composição Fotográfica

0 896

Composição Fotográfica nada mais é do que escolher os elementos certos e organizá-los da melhor maneira possível no campo da imagem antes do clique final, considerando as percepções visuais. O principal problema de uma imagem mal composta é porque quem for vê-la não vai saber para onde olhar primeiro e aposto que não é isso que você quer, não é mesmo?

Muitas vezes você tem algo incrível para fotografar, mas não fica bom o suficiente se você não usar algumas técnicas certeiras. Provavelmente você já ouviu falar de alguma delas, como a regra dos terços, proporção áurea, perspectiva, simetria, entre outras. Essas regras ajudam a elevar o nível das suas imagens de um jeito incrível.

Use essas dicas como base, mas deixe a sua criatividade fluir para perceber as melhores Composição Fotográfica para a sua imagem, e isso é só com muita prática, quando você perceber que a harmonia visual está pronta, só esperando o seu clique.

Primeira dica – Deixe a cena simples
Provavelmente você já ouviu falar que menos pode ser mais, nas palavras de Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o máximo em sofisticação”, e é exatamente isso que queremos mostrar para você. É indicado deixar só os elementos que realmente importam na sua foto, o assunto que você escolheu tem que ser o principal foco da imagem, quando alguém ver a foto ele tem que ser o primeiro elemento a ser identificado. Para isso, você pode aproximar um pouco do objeto manualmente ou através do zoom ou desfocar o fundo. Texturas e padrões ajudam muito na hora de fazer uma Composição Fotográfica simples, e é importante você ter sempre em mente: o que não acrescentar ao que você quer transmitir com a foto, não deixe aparecer na imagem, porque será só mais uma distração para o espectador.

Segunda dica – Complete a imagem
Muito espaço vazio na imagem é péssimo para a fotografia porque é perca de espaço, literalmente. Para evitar isso, procure preencher o campo da imagem com informações relevantes para a foto. A parte de cima da imagem, na direita, é sempre a mais visualizada, por isso, preencha ela com elementos importantes.

Terceira dica – Regra dos terços

composicao fotografica

Muita gente gosta de dizer e repetir que o centro da imagem é a parte mais importante dela. Só que não é. Isso é criar imagens estéticas e sem graça. Um jeito muito interessante de fugir dessa mesmice é usando a regra dos terços, tanto na vertical quanto na horizontal. Você não precisa seguir a risca essa regra, basta colocar o seu foco fora do centro da imagem, gerando uma perspectiva adequada para ele.
Procure elementos no ambiente para equilibrar a foto. Existem algumas dicas infalíveis quando o assunto é regra dos terços.

Primeiro: repetições de três elementos, iguais ou diferentes, são harmônicos na imagem, como: três copos, três curvas, três objetos, entre outros.

Segundo: as cores também se encaixam nos grupos dos três, por isso, procure por três tipos de cores na sua imagem. Porém, isso serve também para três objetos da mesma cor, ou três elementos com a mesma cor e tonalidades diferentes.

Quarta dica – Diagonais, verticais e horizontais
Você sabia que as linhas horizontais remetem sensações calmas? Já as verticais remetem a estabilidade. Esse já é um ponto de partida para você compor a sua foto de acordo com o que você quer transmitir.

Quinta dica – Formas geométricas
As linhas indicam um caminho para olhar na imagem. Elas remetem perspectiva e profundidade além de guiar para o foco. A geometria é muito usada na fotografia e gera resultados incríveis. Procure identificar e criar padrões, como linhas curvadas e retas, formar geométricas como triângulos, quadrados ou círculos. Essas formas geométricas são encontradas com facilidade na natureza ou por meio de objetos.
A repetição de linhas ou formas também são excelentes como composição fotográfica, assim como diversas curvas em “S” na mesma imagem. Tudo isso gera um ritmo visual harmônico para as suas fotos. Outro padrão perfeito para ser fotografado são as curvas em “C”, elas também transmitem harmonia e ritmo visual.

Sexta dica – Contraste

composicao fotografica

O contraste pode ser tanto para cores quanto para elementos. Ele é excelente para compor uma imagem e propôr reflexão. Ele está presente entre comparação de fotos de jovens e idosos, imagens secas com imagens molhadas, objetos claros com objetos escuros, masculino com feminino, objetos grandes com objetos pequenos. Tudo isso na mesma imagem. Eles geram incômodo, interesse e tensão.

Agora que você já conhece algumas técnicas que podem te ajudar a tirar fotos cada vez melhores, não se esqueça que a principal regra é conhecê-las tão bem para poder quebrá-las com criatividade e autenticidade. Procure sempre um toque original em suas fotos, deixe a sua criatividade e intuição fluir e principalmente, não se esqueça que fotografar, ou compor uma fotografia, é a arte de transmitir uma emoção, uma ideia e uma ideologia, e a maior técnica é fazer isso com amor.

Acompanhe o nosso blog eMania e fique sempre por dentro das melhores técnicas e dicas de fotografia!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.