Como fazer uma boa composição nas suas fotografias?
Foto: Matt Hardy/Pexels

Como fazer uma boa composição nas suas Fotografias?

Para aprimorar seu estilo de fotografia, é necessário estudar composição fotográfica.

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que a composição engloba uma série de elementos. Ou seja, da mesma forma que você deve dar atenção ao ponto principal do seu registro, também tem que ficar de olho em outros pontos que chamam a atenção na sua fotografia.

Por isso, você deve aprender o que precisa para criar uma boa composição, principalmente se for iniciante. Aqui, separamos dicas para aprimorar a sua técnica. Além disso, lembre-se de não deixar de praticar e exercer a sua criatividade durante os exercícios.

Siga as linhas principais

Você pode não perceber, mas linhas estão em todos os lugares: no chão, nas paredes, no teto. Em todas as partes, temos um ponto que direciona o seu olhar até um outro ponto focal.

Em uma composição fotográfica, criar linhas principais é importantíssimo, porque auxilia o foco da pessoa nos elementos da imagem. Ou seja, você conduz o olhar do observador ao ponto de destaque da fotografia.

Mas, as linhas principais não precisam ser apenas linhas retas. Elas podem acontecer em diversas direções, criando uma jornada dentro da sua imagem.

Use quadros ou molduras naturais

Assim como as linhas principais, molduras naturais também são bem simples de encontrar. Podem estar nas janelas, em portas, passarelas, entre outros lugares.

O uso dessa técnica cria profundidade para a fotografia, além de destacar o ponto principal da imagem de uma maneira diferente. Sendo assim, o objeto ganha um destaque por fazer contraste à moldura.

Para essa dica, você precisará usar bastante a sua criatividade. Nem sempre conseguimos enxergar um elemento como uma possível moldura ou ângulo para a fotografia. Por isso, exercite o seu olhar.

Simetria é tudo de bom

Uma foto simétrica pode não ser necessariamente boa, mas em muitos casos, ela é incrível! A simetria ela traz uma sensação boa ao observador. Segundo o fotojornalista Steve McCurry, famoso por fotografar a menina afegã em 1985, a imagem simétrica agrada os olhos.

A simetria em uma foto pode acontecer de diversas formas. Você pode dividir em duas partes na horizontal ou criar dois lados simétricos com algum elemento no meio da fotografia.

Aprofunde o seu olhar

A composição de fotos também deve levar em consideração o equilíbrio entre elementos que estão em distâncias diferentes. Por isso, é necessário que você crie profundidade para a sua fotografia. Dessa forma, você pode guiar o olhar do observador para todos os pontos da imagem.

Com a criação de camadas, você tem o objeto da sua captura aparecendo em qualquer um dos planos. Assim, consegue criar um registro profundo com muitos elementos, caso o foco principal não detenha toda a atenção para si.

Por isso, esteja sempre atento ao que está no plano de fundo do seu foco principal. Ali, você pode contar mais de uma história em um único registro.

Não esqueça da Regra dos Terços na sua composição

Quando se fala de composição, a Regra dos Terços é uma das mais conhecidas. Ela consiste em uma divisão da sua fotografia em nove partes, divididas em três blocos de três quadros iguais, assim como um jogo da velha.

Essa divisão, além de ser importante para você destacar os elementos da sua imagem, também vai fazer com que a sua foto não precise de um elemento no centro, como a maior parte das pessoas fazem para deixar a imagem simétrica. Mas isso fica chato às vezes, não é?

Quando estamos começando a fotografar, nem sempre sabemos utilizar bem essa regra. Mas, se você não acertou de primeira na sua fotografia, você pode editar e deixá-la da maneira que gostaria. Aqui, você tem mais dicas de como a Regra dos Terços vai ajudar – e muito – na sua composição.

Regras são feitas para serem quebradas na sua composição

As regras são importantes para você aprimorar seu estilo de fotografia, mas nem sempre elas precisam ser utilizadas. Você pode, sim, quebrar as regras, usando a sua liberdade criativa para tornar os seus registros únicos.

No entanto, essas dicas devem guiar seus exercícios, até que você chegue ao ponto de não precisar necessariamente delas e capturar boas imagens apenas com as suas técnicas. Existem muitas outras formas de criar uma boa composição, por isso, tenha em mente que a melhor forma de chegar a um nível satisfatório com as suas imagens é praticando.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]