Home»Dicas de Fotografia»Dicas de Fotografia: As Melhores Maneiras de Evoluir sua Fotografia

Dicas de Fotografia: As Melhores Maneiras de Evoluir sua Fotografia

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Quer aumentar o nível das suas imagens? É hora de ir além da foto básica. Veja como melhorar suas capturas ao unir técnica e arte. Saiba quais são nossas dicas rápidas para evoluir sua fotografia.

Domine um modo

O triângulo de exposição, composto pela velocidade do obturador, abertura e ISO, formam as bases para o controle de uma câmera. Juntos, no entanto, eles podem ser muito úteis para fazer “malabarismos”. Aqui está uma maneira de aprender: grave somente em um modo (Obturador ou Abertura) e deixe a câmera fotográfica para lidar com as outras configurações para que você possa ver exatamente como a alteração de uma configuração afeta suas imagens.

Dicas de Fotografia: As Melhores Maneiras de Evoluir sua Fotografia
Câmera Sony a6500 Mirrorless

Quando estiver confortável para fazer fotografias nos modos Shutter e Aperture Priority, passe para o modo Manual e veja como o faz. A experiência ajudará você a aprender a ver a exposição da maneira que a câmera vê.

Dicas de Fotografia: Se fotografar uma cena num modo não lhe der os resultados pretendidos, passe para o modo de programação e fotografe a imagem. Se o resultado estiver mais próximo do que você deseja, anote as configurações escolhidas pela câmera e analise por que as diferentes configurações deram o que você estava procurando. Foi uma abertura mais ampla para lhe dar mais profundidade ou campo? Ou talvez uma velocidade de obturador mais rápida para congelar o momento? Aprender como a câmera vê ajudará você a decidir quais configurações usar na próxima vez.

Veja mais fotografias

A fotografia é metade tecnologia, metade arte. Para nutrir seu lado artístico, estude imagens de mestres fotógrafos. Olhar além do que está online (por exemplo, Instagram) mostrará a você mais estilos visuais do que o que está tendendo atualmente, enriquecerá seu vocabulário visual e também o ajudará a encontrar sua própria estética revelando para quem você é pessoalmente atraído.

Precisa de alguns nomes para começar? Experimente Ansel Adams para paisagens em preto e branco, Joe McNally e David Hobby, por mágica de iluminação, Vivian Maier, para fotografia de rua, e qualquer antologia com “National Geographic” no nome.

Dicas de Fotografia: As Melhores Maneiras de Evoluir sua Fotografia
Livro: Uma Fotógrafa de Rua de Vivian Maier

Dicas de Fotografia: vá além da fotografia e estude pintores clássicos. Os pintores renascentistas, por exemplo, eram dotados de usar a perspectiva e a iluminação para ilustrar o significado por meio da composição visual. A última ceia de Leonard da Vinci é uma aula magistral no uso de linhas principais para contar uma história.

Faça fotografias em RAW

Seguindo nossas dicas de fotografia, se você já conhece os detalhes da sua câmera, mas ainda está gravando JPEG, é hora de mergulhar no mundo do RAW. Pense em um arquivo RAW como um negativo digital não processado da câmera. Quando você o abre, ele fica plano e sem brilho, porque são apenas dados tirados do sensor.

Aprender a processar cru oferece várias vantagens. Por um lado, um arquivo bruto contém mais dados do que um JPEG compactado, oferecendo a você um intervalo mais dinâmico para trabalhar. Ele também ensina como ajustar suas próprias imagens de acordo com suas próprias preferências, sem depender do mecanismo de processamento de imagens do fabricante para fazer isso por você.

Dicas rápidas: As Melhores Maneiras de Evoluir sua Fotografia
Edição de imagem em RAW no Lightroom

Dicas de Fotografia: Um dos melhores conversores brutos é o Adobe Lightroom , que vem com o Adobe Photoshop no plano Creative Cloud Photography. As versões mais recentes do Lightroom, no entanto, aplicam ajustes automáticos em segundo plano; Então, para ver suas imagens em bruto em sua planície totalmente nua, aplique a predefinição ‘Zeroed‘ durante a importação.

Atualize seu equipamento

Essa é umas das nossas maiores Dicas de Fotografia. “O melhor equipamento não vai melhorar suas habilidades. Mas o equipamento que ajuda você a aprender vai”.

Uma câmera de lente intercambiável com um Modos M.A.S.P (Manual, Prioridade de Abertura, Prioridade do Obturador, Modo de Programação) dedicado e dial de comando ajudará você a mergulhar fundo hora de fazer fotos. A capacidade de trocar lentes abrirá novas maneiras de ver e, como mencionado acima, o botão de “Modo” ajudará você a lidar com o triângulo de exposição (velocidade do obturador, abertura e ISO).

Dicas rápidas: As Melhores Maneiras de Evoluir sua Fotografia
Dial de Modos

Dicas de Fotografia: Dada a tecnologia atual, qualquer câmera de lente intercambiável (Mirrorless ou DSLR) será mais do que capaz de fornecer resultados impressionantes para começar. No entanto, se você quiser uma recomendação inicial, sugerimos a Câmera Sony a6000 Mirrorless como uma primeira câmera acessível e repleta de recursos.

Tenha uma Lente fotográfica de 35mm ou 50mm

Dicas rápidas: As Melhores Maneiras de Evoluir sua Fotografia
Lente Sony E 50mm f/1.8 OSS

Obtenha uma lente principal, como a Lente Sony FE 35mm F/2.8 ou a Sony FE 50mm F/1.8 para combinar com essa nova câmera de lente intercambiável. Elas são distâncias focais que se aproximam mais do que o olho humano pode ver. Uma Lente Prime é uma lente de distância focal fixa com uma abertura rápida, normalmente uma f/1.8 ou f/2.8.

Se você está acostumado a aplicar zoom em sua lente, usar uma lente primária soa como uma limitação. Mas é uma limitação que o ajudará a melhorar sua fotografia ensinando você a ver a maneira como uma lente enxerga. Considere que os fotógrafos lendários como Henri Cartier-Bresson eram conhecidos por fotografar exclusivamente com Lentes Prime.

Utilize um flash externo

O flash é absolutamente necessário quando não há luz suficiente. A maior diferença que você pode fazer ao fotografar com flash é usar um flash externo que permite direcionar a luz para longe do eixo principal de sua lente. Apenas aprendendo como saltar seu flash do teto ou uma parede lateral fará uma grande diferença na qualidade de suas imagens.

Dicas de Fotografia: recomendamos a obtenção de um flash externo da mesma marca que a sua câmera, apenas porque será feito para sincronizar perfeitamente. Se você está se sentindo aventureiro (ou tem um orçamento apertado), você também pode começar com qualquer um dos flashes manuais de terceiros no mercado.

Livros e cursos

O melhor investimento que você pode fazer está em sua mente – seu equipamento fotográfico não tira fotos melhores automaticamente, você precisará aprender como fazê-lo. Seja por meio de workshops ao vivo, cursos de vídeo on-line ou livros, hoje há mais recursos do que nunca para os amantes da fotografia.

Dicas rápidas: As Melhores Maneiras de Evoluir sua Fotografia

Dica: Bandeirante – 70 Anos de História na Fotografia, de Raul Feitosa, é um livro clássico para iniciantes, e Fotografia HDR, de Pete Carr, é um livro intermediário para fotógrafos que querem aprender como configurar sua câmera para obter exposições com bracketing e como processar uma foto para conseguir um resultado HDR perfeito.

O que achou destas Dicas de Fotografia? Deixe aqui nos comentários suas dicas e maneiras que usa para ter um melhor desempenho nas suas fotografias.

Comente

Post anterior

Alpha a7R IV: Sony Anuncia Nova Full-Frame Mirrorless com Incríveis 61 Megapixels

Próximo post

Aos 21 anos de idade, jovem já fez viagem para todos os países do mundo

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.