Dicas de Fotografia da Ceia de Natal

0 14
Tempo de leitura: 4 minutos

Fazer Fotografia da Ceia de Natal é comum nas reuniões de família, porém trata-se de um tema fotográfico muito presente em trabalhos para publicidade (anúncios e postagens em redes sociais), divulgação de alimentos para esse tipo de festa (carta de vendas) e para desenvolvimento de outros projetos.

Estamos falando de uma festa natalina que faz parte da tradição cristão do brasileiro que gosta de reunir a família ao redor de uma mesa farta com pratos típicos para a data e para o nosso verão.

Além de enfatizar a ceia na mesa, é comum também que as fotos registrem a presença de todos da família, dos parentes distantes e de todos os amigos que estão presentes para as festividades.

Para as pessoas que gostam de se responsabilizar pelo uso da câmera para fazer os registros fotográficos e até mesmo para os profissionais que ainda não estão acostumados com esse tema, apresentamos neste artigo importantes dicas para realizar imagens inesquecíveis da mesa.

Dicas de Fotografia da Ceia de Natal

Como fazer Fotografia da Ceia de Natal?

Em primeiro lugar, para as fotos terem um resultado melhor poderá ser necessário escolher uma boa câmera fotográfica profissional ou semiprofissional para não depender dos arquivos ou das câmeras digitais dos celulares.

Outro fator importante é procurar realizar uma decoração que seja marcante na mesa e no ambiente. Mesmo que a decoração seja minimalista ou de baixo custo é importante ser criativo e saber posicionar a árvore, os presentes e as travessas.

Ressaltamos que o local da ceia se refere à mesa principal. Mesmo que o dono da casa decida criar uma mesinha somente para bebidas e tira gostos, é fundamental tratar a mesa principal com grande valor.

É fundamental que a mesa também seja decorada com os enfeites certos de Natal, incluindo travessas e pratos temáticos, vela natalina, bolas de natal menores, ramos de árvores e até mesmo mini árvores de Natal.

Dicas de Fotografia da Ceia de Natal

Outros detalhes de Natal

Para acrescentar ainda mais é indicado escolher toalhas com imagens e costuras bem trabalhadas, com bordados e estampas temáticas, e tudo com padrão visual em relação aos guardanapos e jogos americanos.


Ao redor dos pratos principais é indicado também colocar frutas secas e frescas, além das castanhas para acrescentar na decoração.

Mesmo que a casa não tenha pratos e talheres temáticos, a família pode utilizar o aparelho de jantar que possua as louças mais bonitas guardadas em casa.

Fotografias Natalinas

Depois de definir os detalhes da mesa, os pratos e os alimentos que farão parte do cardápio, é importante definir o equipamento a ser usado. Equipamentos fotográficos profissionais e semiprofissional poderão ser selecionados buscando aplicas as melhores técnicas.

As fotos poderão seguir um roteiro mostrando a montagem da mesa, a instalação dos enfeites e entre outros detalhes ou esperar tudo ser montado para depois fotografar a mesa completa.

Vale ressaltar que é importante começar a fotografar a mesa logo assim que os alimentos e as travessas forem colocadas à mesa, por ser um momento no qual tudo está saindo do forno fresquinho.

No caso da câmera, caso use um equipamento profissional ou semiprofissional mais avançado tenha atenção com a lente que pretenderá usar, a lente fotográfica certa poderá ajuda a ampliar o ângulo de forma criativa.

Caso seja decidido fazer fotos mais amplas do ambiente interno onde a luminosidade seja baixa, é fundamental utilizar um tripé para estabilizar a câmera perante a mesa, permitindo ainda utilizar velocidades mais baixas.

Um bom tripé também será bastante indicado para fazer a foto em família logo que a mesa já está pronta, podendo o tripé oferecer temporizador ou uso de controle remoto para a câmera instalada.

Dicas de Fotografia da Ceia de Natal

As configurações certas

Depois de definir o equipamento e o momento certo perante a mesa, é importante pensar também nas configurações para gerar boas fotografias. As configurações poderão ser ajustadas na câmera dentro do próprio ambiente sempre procurando checar as fontes de luz natural e a verdadeira luminosidade de cada cômodo da casa.

No caso de uma câmera possuir opções manuais, é indicado trabalhar o ISO, a taxa de abertura e a velocidade. No caso de ambientes com baixa luminosidade será importante usar um ISO mais elevado. Para uso de velocidade menor de 1/80 é indicado o uso de tripé ou flash.

Revise a decoração

Mesmo que já esteja tudo pronto, é importante revisar todos os objetos que serão fotografados e todos as pessoas que estarão presentes na mesa. Geralmente, as famílias investem bastante na decoração de Natal, porém na hora de decoração poderá ser importante realocar alguns objetos e verificar se não existem “poluição visual” para a câmera.

Caso a mesa seja pequena, o fotógrafo pode optar por fotografar as pessoas servidas perto da árvore de Natal, ou procurar fazer fotos a uma determinada distância usando a mesa como fundo.

Dicas de Fotografia da Ceia de Natal

Fotografe os preparativos

Seja para o fotógrafo amador ou para o fotógrafo profissional, a boa dica é também registrar os preparativos, como falamos anteriormente trata-se de uma escolha de família ou profissional para que a foto não fique presa somente na imagem das rabanadas e dos assados.

Dessa forma será possível registrar as pessoas em suas posições espontâneas nas atividades de preparativos da ceia. É indicado não fotografar somente quando o evento começa, mas também registrar todos os bastidores.

Dicas de Fotografia da Ceia de Natal

Conclusão

Consideramos a Fotografia da Ceia de Natal como uma das mais desafiantes para os fotógrafos. É importante fazer as imagens quando a mesa está sendo montada e quando está completa com todas as travessas recém retiradas do forno e da cozinha.

Evite fotografar pratos usados, sujos ou travessas consumidas, é importante registrar a beleza da ceia e toda a decoração que complementa a apresentação dos alimentos da festa.

É fundamental evitar luz em excesso focada somente no centro da mesa ou sobre o assado principal para não ofuscar a presença de outras travessas e das pessoas em volta.

Sabemos que a festa de Natal é uma reunião em família inesquecível que merece ser registradas de diferentes modos e tem a sua ceia central como principal tema e ponto de reunião de todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade