Dicas de Fotografia de Produtos para Instagram

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A criação de fotos de produtos para Instagram tem crescido bastante. Dois fatores principais explicam esse crescimento, primeiro a grande popularização da rede social e a possibilidade de realização de vendas através de lojas dentro do aplicativo do Insta.

Sabemos que as redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas nos tempos atuais, todos acessam para compartilhar experiências, postar fotos do dia a dia e para conhecer novos produtos e novas pessoas.

Porém, para quem trabalha com vendas tem sido fundamental veicular imagens de produtos com alta qualidade. É essencial produzir fotos de qualidade para atrair a audiência e o compartilhamento das ofertas.

Inicialmente, ao decidir criar um perfil comercial no Instagram, o usuário pode usar a rede social para direcionar clientes para a sua loja virtual ou criar um anúncio interno dentro da própria rede social.

Dicas de Fotografia de Produtos para Instagram

Fotos de Produtos para Instagram

Mesmo que você seja um usuário assíduo e acessa o Instagram diariamente, é importante que você tome alguns cuidados no momento de captar imagens de produtos dentro do padrão de qualidade que as pessoas exigem na rede social.

Antes mesmo de pensar em produzir as fotos de produtos, é fundamental criar um perfil bom no Insta, atrair bons seguidores e seguir perfis que possam influenciar positivamente a sua atividade na internet.

Para começo de compreensão, é importante que a pessoa escolha uma boa Câmera Fotográfica Profissional ou Semi Profissional para garantir que as imagens serão captadas com mais qualidade em comparação com as imagens geradas com um smartphone.

Além de pensar em fotografar os produtos é indicado realizar as imagens com um conceito inteligente que seja consoante com o estilo e o segmento de seu mercado.

Por exemplo, não faz sentido fotografar um computador em um jardim cheio de flores, o contexto estético não pode ficar ruim. É importante pensar no contexto de cada produto em relação ao cenário, à temática, ao segmento de mercado e ao público de interesse (lead).

1) Valorize o produto

Além de pensar no cenário, ao pensar em fotos de produtos para Instagram, o produto a ser ofertado precisa ser o protagonista, sendo o ícone principal a ser apresentado.

Se a pretensão é vender um computador ou notebook, além de evitar colocá-lo em um jardim, evite colocar objetos secundários ao lado do produto, como uma jarra de flores.

Escolha uma base firme (mesa, plancheta reta e etc) forre com um tecido branco, coloque um fundo branco infinto atrás do produto e fotografe.

Caso esteja vendendo adubo para jardins ou perfumes, neste caso o ofertante poderá pensar em utilizar um jardim natural como fundo para uma das fotos.

Dicas de Fotografia de Produtos para Instagram

2) Fundo branco

Falamos do fundo branco anteriormente, ele volta à tona para reforçar as nossas dicas.

Principalmente, quando o vendedor não sabe qual ambiente usar, a dica certa é usar fundo branco, possivelmente o fundo infinito branco.

O fundo infinito usa uma curva a ser aplicada em uma cartolina ou tecido branco ao invés de uma dobra na montagem da base e do fundo branco contínuo gerando uma impressão visual de plano infinito.

3) Qual será a mensagem do produto?

É fundamental que a foto tenha uma mensagem, além das imagens dos produtos, o vendedor pode anexar uma mensagem, frases criativas e algo que atraia o engajamento do público.

Neste caso é indicado colocar legendas que sejam mais criativas e mensagens que enalteçam os benefícios do produto.

​4) Escolha as cores certas

Ao captar as imagens e editar em formato de anúncio pense em escolher cores adequadas. Os cenários ou fundo editável pode ser colorido, mas nunca na mesma cor do produto.

Imagine veicular um computador fabricado na cor preta com um fundo preto?

Ou um vestido branco sobre um fundo totalmente branco?

Dicas de Fotografia de Produtos para Instagram

5) Invista em imagens atraentes

Ao pensar em fotos de produtos para Instagram, devemos ainda lembrar que a rede social é muito baseada em imagens, sendo essencial que as fotos seja mais atrativas para os olhos.

Dentro dessa rede social, as imagens de alta qualidade ajudam a criar mais confiança para audiência querer conhecer os produtos e acessar o link para loja para conhecer a oferta.​

​6) Apresente noções de escala

Imagine uma pessoa que compra uma “luminária comum para a mesa da sala”, verifica a imagem no Instagram da loja virtual e decide comprar pensando que o equipamento que irá receber possui mais de 60 cm de altura para iluminar a sala de casa. Mas, quando recebe a luminária pela transportadora, abre a caixa e se assusta ao perceber que a luminária tem menos de 20 cm…

Mesmo que a loja virtual descreva o tamanho e demais detalhes do produto, é importante que a fotografia dos produtos apresentem uma noção de escala real.

Dar uma noção do verdadeiro produto é fundamental, seja para produtos eletrônicos, de moda, equipamentos, peças e entre outros.

Dicas de Fotografia de Produtos para Instagram

7) Iluminação

Se você pretende fotografar o produto em casa, verifique a qualidade da lâmpada do cômodo onde serão realizadas as imagens, se será necessário utilizar luz artificial focada sobre o fundo do produto ou se é possível a utilização de luz natural.

Em todos os casos é importante investir em uma boa iluminação. Caso pretenda criar um mini estúdio em casa ou na empresa para fotografar mais de 50 produtos por mês para veicular nas redes sociais, pense seriamente em comprar equipamentos profissionais de iluminação fotográfica junto com a câmera fotográfica profissional.

Dicas de Fotografia de Produtos para Instagram

Conclusão

Ao pensar em fotos de produtos para Instagram, é fundamental pensar em dialogar sempre com o seu público, seja através de fotos de qualidade, veiculação de vídeos e até mesmo a realização de lives na rede social.

É essencial manter o público informado, e investir na qualidade das imagens investindo na compra de câmeras, filtros, tripés e iluminadores profissionais e não ficar refém somente da câmera do smartphone.

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