Dicas de Fotografia: Fotografia Urbana Noturna | Blog eMania

Dicas de Fotografia: Fotografia Urbana Noturna | Blog eMania

Com os dias ficando mais curtos, existem grandes oportunidades para a fotografia noturna na cidade. As áreas urbanas e da cidade podem ser acessadas no escuro, geralmente na hora do rush, quando há fotos incríveis a serem tomadas com relativa segurança.

Dicas de Fotografia: Fotografia Urbana Noturna | Blog eMania

Itens que talvez você irá precisar.

Tripé – você pode conviver com outras formas de suporte, mas elas nunca são tão boas quanto um tripé sólido. Muitas de suas exposições provavelmente serão de 5 a 10 segundos ou mais.

Disparador remoto – Isso ajudará a evitar vibrações e trepidações da câmera.

Medidor de luz – As exposições podem ficar bastante longas à noite. Como a exposição mais longa que a maioria das câmeras pode calcular é de 30 segundos, muitas vezes você encontrará situações em que isso é excedido. Acho útil ter um medidor de luz que lide com exposições muito mais longas.

Câmera Fotográfica – Uma que permite trabalhar com ISOs mais altos e com baixo ruído.

Antes de começar a fotografar.

Verifique se suas lentes e sensor estão limpos. As filmagens noturnas tendem a enfatizar poeira e reflexos de equipamentos sujos. Você ficará surpreso com a sujeira do seu kit quando começar a fotografar à noite.

Verifique se a sua câmera fotográfica possui uma função de trava de espelho (geralmente, isso está nas funções personalizadas da câmera) ou esteja preparado para fotografar em exibição ao vivo, se a câmera tiver isso. Pessoalmente, gosto do modo ao vivo / exibição, pois é muito eficaz para ver no escuro.

Conseguir a exposição correta em velocidades muito baixas do obturador pode ser muito complicado e geralmente envolve adivinhações. Fotografarem RAW pode ajudar a oferecer um pouco mais de flexibilidade no pós-processamento.

Dicas de Fotografia Urbana Noturna

Antes de analisar possíveis cenários para fotografia noturna, basta uma palavra rápida sobre segurança. Ainda pode ser cedo, mas você ainda precisa ser sensível e ter em mente a segurança pessoal. Sempre que possível, trabalhe com um amigo ou dois. Evite chegar tarde demais. Atenha-se a áreas com boa iluminação e muitas pessoas. Eles tendem a criar imagens melhores, mas também costumam ser mais seguros.

Agora que você já preparou o kit, comece a pensar no tipo e no local das fotos que deseja tirar. É tentador aparecer em algum lugar e procurar algo para fotografar. Uma opção melhor é pensar no tipo de trabalho e escolher um local adequado. Às vezes, você apenas tem sorte e, desde que esteja preparado, pode obter boas fotos.

Fotografia Noturna: Skylines

Dicas de Fotografia Urbana Noturna

As skylines da cidade são os alvos óbvios para a fotografia noturna, pois muitos prédios de escritórios tendem a ter iluminação durante a noite. Monumentos como igrejas costumam ter iluminação noturna, assim como muitos locais industriais que funcionam 24 horas. Se você decidir fotografar locais industriais, mantenha-se a uma boa distância do local. No entanto, fiquei surpreso quando passei a noite em Londres armado com uma câmera e um tripé gorila. Eu pensei que não ousaria ser visto com um tripé à noite. O que eu encontrei foram muitos outros fotógrafos, todos carregando tripés completos e usando-os abertamente nas ruas.

Fotografia Noturna: Clima úmido

Dicas de Fotografia Urbana Noturna

Não descarte o mau tempo, pois os pisos molhados podem ser particularmente atraentes, pois refletem as luzes dos edifícios e do tráfego. Ao fotografar objetos em movimento, considere o efeito que você está tentando criar e qual a velocidade adequada do obturador para conseguir isso. Se, por exemplo, você estiver fotografando um carro, os faróis aparecerão bem, mas quando o carro estiver se movendo rapidamente e a velocidade do obturador for longa, a única coisa que poderá ser vista são as trilhas de luz. Com exposições mais curtas, você provavelmente reterá parte do carro na imagem, além das trilhas leves.

Fotografia Noturna: Exposições longas

Dicas de Fotografia Urbana Noturna

Você pode usar exposições mais longas , por exemplo, ao fotografar pessoas à noite, talvez fora de bares. As pessoas sentadas ou em pé podem parecer relativamente bem definidas, enquanto as que passam não aparecem.

Fotografia Noturna: Exposição

Dicas de Fotografia Urbana Noturna

Ao expor sua foto, certifique-se de cobrir a parte traseira do visor para impedir a entrada de luz e afetar os tempos de exposição. Câmeras diferentes parecem ter diferentes níveis de suscetibilidade a isso, mas todas as câmeras que eu usei têm subexposição se eu não bloquear o visor durante uma exposição longa. Obter a exposição correta é uma tarefa bastante aberta e fácil de adivinhar, portanto, em caso de dúvida, tire a exposição da câmera. Se você deseja avaliar a exposição com base no histograma da câmera, saiba que é provável que o histograma seja cortado nas duas extremidades. As áreas ficarão em preto puro e outras áreas de luz brilhante não terão detalhes. Às vezes, vale a pena agrupar as fotos uma parada para garantir que você tenha uma com a qual esteja feliz.

Fotografia Noturna: Hora do dia

Dicas de Fotografia Urbana Noturna

Pode parecer estranho, mas a hora do dia, ou melhor, a noite pode ser bastante importante. A tentação é muitas vezes cronometrar nossas filmagens para a noite em que o céu aparece preto como tinta. Embora isso possa fornecer um forte contraste com a iluminação do prédio, isso também significa que não há interesse no céu; portanto, você provavelmente precisará minimizar sua inclusão. No início do dia, no entanto, a iluminação dos edifícios não parece tão forte, embora ainda possa haver alguma cor no céu, o que é mais atraente. Portanto, ao considerar seu enquadramento, pense um pouco na hora do dia e considere isso ao selecionar sua composição.

Fotografia Noturna: Cor das luzes

Dicas de Fotografia Urbana Noturna

Outro aspecto interessante da fotografia noturna é a cor das luzes usadas em muitas configurações. A iluminação pública, por exemplo, geralmente é amarela e a iluminação fluorescente e de vapor de mercúrio (freqüentemente encontrada em ambientes industriais) tem uma aparência verde. Embora essas cenas de iluminação mista possam parecer atraentes na imagem, às vezes você precisa tomar medidas extras para lidar com essas condições.

O passo mais óbvio é garantir que sua câmera esteja configurada como AWB, mas mesmo isso não corrige todas as situações que você encontra. Os usuários de filmes podem enfrentar um desafio ainda mais acentuado, já que exposições longas podem causar uma mudança de cor imprevisível no filme, embora isso possa ser bastante atraente.

Em resumo, use o equipamento correto com boa técnica, escolha seu assunto, composição e abordagem e você poderá capturar ótimas imagens noturnas em sua cidade. Acima de tudo, lembre-se de manter as áreas ocupadas e manter-se seguro.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]