Dicas de Fotografia para Catálogo de Moda

0 49
Tempo de leitura: 4 minutos

​O catálogo de moda ainda é muito utilizado nesse segmento, porém além do formato impresso a divulgação de coleções e de produtos neste mercado no formato digital tem crescido bastante.

O principal objetivo é o de reunir produtos e acessórios pertencentes a uma coleção, lançamento ou ativo de uma marca que atua constantemente neste segmento.

Esse tipo de catálogo abrange a aplicação do conceito de fotografia de moda e seleção de diversos fatores visuais como cores, estilos e design.

Em relação às fotos o profissional que atua na captação desse tipo de imagem precisa ter amplo conhecimento da técnica, edição e finalização das imagens, seja com a presença de modelos ou não.

Neste artigo apresentamos mais dicas e informações preciosas para orientar fotógrafos profissionais e amadores na produção de imagens para o catálogo.

O que é catálogo de moda?

Estamos nos referindo a um tipo de material impresso ou digital que é utilizado como mostruário de produtos e acessórios, permitindo ao cliente potencial conhecer a marca e suas novidades.

O grande objetivo do catálogo é o de ajudar a gerar interesse pelos produtos e de ajudar a alavancar as vendas.

Dicas de Fotografia para Catálogo de Moda Blog eMania Foto e Vídeo

Com o crescimento das plataformas digitais e redução da impressão de materiais de divulgação, o catálogo tem sido cada vez mais editado para plataformas online.

Através de sites, hotsites e blogs específicos para veiculação de imagem a marca pode veicular as imagens de seus produtos através de temas, coleções ou disponibilizar o catálogo completo através de um arquivo PDF.

Nesse caso estamos falando de um tipo de conteúdo com objetivo comercial que necessita sempre de fotos de qualidade e que traduzam o conceito da coleção e das peças de moda.


Organização do conteúdo

Mesmo que o gestor ou profissional de fotografia já esteja com todas as imagens em mãos selecionadas e pré-editadas, é importante compreender que o catálogo de moda exigirá uma edição que permita criação de listas de produtos, enumeração de temas ou até mesmo organização das imagens por ordem alfabética.

Importância do Catálogo Fotográfico

Esse tipo de material é compreendido como uma das formas mais direcionas e organizadas para uma empresa ou marca apresentar os seus produtos para o seu público de forma direcionada.

Na maioria dos casos, todo tipo de catálogo é composto por imagens de produtos, serviços e kit de produtos contendo descrições e mais detalhes relacionados ao preço e benefícios iniciais.

Dicas de Fotografia para Catálogo de Moda Blog eMania Foto e Vídeo

A partir dessa compreensão, além das imagens de peças de vestuário e acessórios serem pertencentes a uma coleção elas precisam ser compreendidas também como conteúdo ilustrativo dentro do catálogo como um todo.

Seja para imprimir ou veicular através de plataformas digitais, o catálogo precisa ter qualidade na sua formatação, diagramação, seleção das fotos e inclusão dos textos descritivos.

Boa iniciativa para a comunicação visual

Ao definir um tema como, por exemplo, moda praia, o catálogo de moda pode inserir de duas a quatro peças por página, como forma de otimizar os espaços para comunicar a qualidade e descrição dos produtos.

Vale lembrar que a formatação e diagramação do material dependerá do diagramador ou design para a composição visual das páginas.

Periodicidade

Vale ressaltar que a empresa ainda pode criar uma periodicidade para o lançamento do catálogo de moda, podendo lançar quatro catálogos ao ano para cobrir cada estação do ano, lançar um catálogo especial para o período de festas de Natal e Ano Novo para divulgação de peças para essa época, ou ainda manter o lançamento de um catálogo mensal.

De todo modo, esse material precisa ter objetivos básicos para comunicar os produtos para os clientes.

A importância da fotografia de moda

Dicas de Fotografia para Catálogo de Moda Blog eMania Foto e Vídeo

Geralmente, esse tipo de fotografia ajuda a abastecer conteúdo a ser utilizado em eventos (desfiles, lançamentos, etc.), ilustrar revistas femininas ou de interesse geral, revista de moda, catálogos de marcas e para utilização em campanhas publicitárias.

A produção desses materiais sempre exigirá fotos de altíssima qualidade que descreva visualmente as peças e acessórios, com luminosidade equilibrada e harmonia.

É importantíssimo que o fotógrafo utilize máquinas fotográficas profissionais e lentes para câmeras adequadas para cada tipo de cor de tecido e iluminação.

O grande foco para produção das imagens é centralizar as atenções sobre as roupas e acessórios como bolsas, lenços, sapatos e dentre outros.

O compromisso do Fotógrafo

Antes de iniciar as captações de imagens, o fotógrafo precisa conhecer o conceito da coleção que está sendo lançada, verificar o peso da marca e quais inspirações fazem parte do dia a dia dos estilistas responsáveis pela marca.

Catálogo x Editorial

Anteriormente, apresentamos os principais conceitos para explicar o que é catálogo de moda, porém ele difere do editorial de moda, pois no editorial as melhores fotos de uma coleção são publicadas no interior de uma revista ou blog de modas de forma patrocinada ou colaborativa para divulgar tendências e estilo de vestuário.

Porém, mesmo não descrevendo todos os produtos com a precificação, no editorial também há o objetivo de veicular um conjuntos de fotos norteadas por temas ou conceitos.

Geralmente, em relação à imprensa, quando uma revista oferece como tema de capa assuntos relacionados, por exemplo, ao verão, é mais comum que o editorial fotográfico de moda apresente peças para serem usadas nessa estação.

O que o Fotógrafo deve fazer?

Além de selecionar bons equipamentos fotográficos como câmeras fotográficas profissionais, lentes fotográficas e equipamentos de iluminação, é necessário ler o briefing do cliente, verificar quais técnicas poderão ser aplicadas na produção e captação de cada tipo de imagem e ter atenção também na pós-produção.

Além do domínio sobre a técnica fotográfica, o profissional deve estar antenado com os conceitos relacionados à arte e à moda em geral, sempre fazendo pesquisas, visitando eventos e viajando muito.

Dicas de Fotografia para Catálogo de Moda Blog eMania Foto e Vídeo

Conclusão sobre Catálogo de Moda

Neste artigo apresentamos os principais conceitos relacionados ao catálogo de moda e a todo o processo de edição necessário para a sua realização.

O catálogo não é considerado pelos publicitários e gestores de marketing como uma peça de mídia, mas como um material de divulgação dedicado para vendas e posicionamento de produtos, sendo a fotografia parte essencial de sua produção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade