Dicas de Fotografia para Viagem de Férias

0 41
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando falamos sobre as Fotografia para viagem de férias perdemos muitas oportunidades ao não planejar corretamente a escolha da câmera, a seleção dos ambientes e as roupas certas a serem utilizadas.

Tá bom, a pessoa que acabou de comprar o melhor smartphone do mercado contará com uma boa lente e aplicativos de edição super fáceis de usar, mas dependendo da duração da viagem, da quantidade de imagens captadas e da demanda, todos sentirão a necessidade de comprar uma câmera fotográfica para produzir ótimas fotos inesquecíveis.

Mesmo que o celular continue sendo usado largamente para fotos descontraídas e selfies, os trajetos de viagens merecem mais atenção com a escolha de uma câmera e definição de um roteiro que estimule a criação de imagens que traduzam o astral da viagem.

Dicas de Fotografia para Viagem de Férias

Como planejar Fotografia para Viagem de Férias?

Inicialmente, o viajante precisa antever o que ele pretende fazer em cada local, ponto turístico ou caminho a ser percorrida. E essa preocupação vale para quem viaja sozinho ou acompanhado, ou até mesmo para viagem de lua de mel.

O principal objetivo é saber capturar o momento especial por meio da fotografia, dessa forma será possível evitar erros e qualquer tipo de acidente.

Por exemplo caso você esteja planejando fazer um safari na África, deverá evitar fazer cliques ao lado do leão ou de pisar no território dos animais nativos daquela região como forma de evitar acidentes e mortes.

Mas, mesmo ao viajar por cidades como o Rio de Janeiro, Nova Iorque ou Calcutá, é importante selecionar os pontos que pretende visitar e manter a câmera sempre segura e preparada para cada momento.

O que fazer?

Mas, a pergunta que sempre vem na mente é “O que fazer?” e “Como fazer?”. Essas perguntas são muito frequentes para os leigos em fotografia e para os iniciantes na área que adora explorar as fotografia de viagem de férias como experiência e um bom motivo para usar a câmera nova.


A seguir apresentamos dicas preciosas para orientar você e seus acompanhantes na criação e produção de imagens no seu roteiro de viagem.

Dicas de Fotografia para Viagem de Férias

1) Modo Automático

Se o seu roteiro inclui visitar muitos lugares, neste caso não terá muito tempo de sobra para ficar programando a câmera o tempo todo. Principalmente, para quem ainda não tem longa experiência com câmeras, é indicado manter o equipamento no modo automático sempre, dessa forma a máquina capturará a imagem com o enquadramento e a iluminação padrão.

2) Evite o sol do meio-dia

Para viajantes que são leigos em fotografia é indicado evitar o sol do meio-dia. Essa luz é muito indicada para fotógrafos profissionais e estudantes da área que já sabem manipular esse tipo de luz de modo favorável.

Mas, para quem viaja e está no ambiente externo entre 10h e 15h é indicado procurar locais mais frescos ou protegidos para fotografar.

3) Evite fotos contra o sol

Somente profissionais com o equipamento fotográfico correto consegue capturar algo quando a câmera está contra o sol, e muitas vezes é necessário o uso de lentes específicas.

No caso de fotos de viagens, fotografar contra o sol pode gerar imagens com baixa visibilidade e perda de luminosidade sobre as pessoas e objetos.

4) Valorize o ambiente

Está passeando entre prédios e montanhas? Valorize cada componente da paisagem, a paisagem deve ser considerada como um conjunto de formas que formarão determinado enquadramento.

5) Tenha paciência

É importante ter paciência para encontrar os locais e os momentos certos para fotografar. Evitar sair disparando a máquina para todos os lados, procure fotografar naturalmente todos os objetos e pessoas no trajeto de viagem.

Dicas de Fotografia para Viagem de Férias

Tenha cuidado como os equipamentos

Algumas pessoas mais familiarizadas com o mundo da fotografia podem levar máquinas e acessórios como tripé para fazer as capturas, porém é indicado levar somente a máquina e a case em casos de viagens para longe, seja dentro ou fora do país.

Antes de embarcar no avião, no navio, no ônibus ou no carro para viajar é indicado fazer testes com a câmera em casa antes de viajar. Para gerar fotos espetaculares que possam ser publicadas na internet no mesmo dia é importante saber identificar ângulos, enquadramentos, iluminação, trocar lentes da câmera, usar filtros e dominar algumas técnicas para captar as imagens da melhor forma.

Sabemos que não são todas as pessoas que podem levar uma câmera profissional para a viagem. Mas, existem equipamentos semi profissionais e compactos que oferecem boas condições tecnológicas para gerar boas fotos de viagem.

É importante sempre manter a câmera dentro da case, e somente retirá-la quando for passear em locais seguros para captar as imagens. Porém, para a pessoa que pretende viajar sozinho o uso de “pau de selfie” ou de “tripé” de médio porte poderão ser necessários para facilitar as angulações.

Dicas de Fotografia para Viagem de Férias

Pratique o Time-Lapse

É importante ressaltar que uma foto somente por vez pode não atingir o objetivo esperado. Seja para leigos ou profissionais em fotografia é indicado clicar mais de uma vez sobre o mesmo enquadramento para tentar captar foto de viagem perfeita.

Saber tirar várias fotos é um método ótimo para gerar imagens melhores e ganhar mais prática com o uso da câmera.​

Peça permissão

Ao visitar locais públicos no Brasil e no exterior é importante se certificar se é permitido captar imagens de locais públicos ou sagrados como igrejas e edifícios governamentais. Em determinados países, principalmente os de cultura mais fechada e tradicional, nem sempre é permitido fotografar pessoas e locais fechados. Em alguns países Islâmicos, por exemplo, não é permitido fotografar rostos de mulheres ou situações familiares mesmo em público.

Dicas de Fotografia para Viagem de Férias

Conclusão

Devemos considerar que a fotografia é uma área que gera muita paixão para as pessoas, trata-se de um método muito indicado para registrar imagens inesquecíveis durante a viagem, principalmente, para fotografia para viagem de férias.

As férias podem ser do trabalho, da escola ou da universidade, o mais importante é gerar conteúdo para postar nas redes sociais e nos álbuns de família como forma de gerar memória inesquecível para todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade