Dicas de Fotos para Casamento

0 27
Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, tem aumentado a procura por dicas de fotos para casamento. Sabemos que a pandemia adiou os planos de muitos casais de efetivarem o noivado e de marcarem a data do casório.

Mas, com o período da pós-pandemia chegando e com o avanço da vacinação contra a covid-19, os casais estão recomeçando a organizar as cerimônias, as festas em família e todos os detalhes que, certamente, precisará de um bom fotógrafo para registrar todos os acontecimentos.

O momento do casamento é um dos pontos mais especiais no início da vida de um casal. É muito importante pensar nas fotografias com visão de planejamento.

O fotógrafo profissional atual com toda a atenção e considera esse momento como um momento único, um verdadeiro privilégio para captar as melhores imagens. Mas, mesmo contando com a presença de um profissional, parentes e amigos podem sentir a vontade se também fazer registros por conta própria, nesse caso sendo indicada a compra de uma boa câmera e o conhecimento de técnicas fundamentais para acertar em cada foto.

Dicas de Fotos para Casamento fotografia Casamento wedding

Dicas de Fotos para Casamento

Quando o casal planeja a presença do profissional, o fotógrafo começa a trabalhar momentos antes da cerimônia começar. Geralmente, ele pode começar fotografando a noiva já vestida em seu local de preparação, fotografar os enfeites na presença dos primeiros convidados ou, no caso da realização acontecer em uma igreja, fotografar os detalhes da decoração, o noivo e os padrinhos.

Seja para orientar fotógrafos profissionais mais experientes, iniciantes ou leigos que gostam de fotografia a seguir apresentamos importantes dicas.

– Roteiro tradicional

Quando o tema é casamento, sempre existe um roteiro tradicional. Seguindo as regras já conhecidas, o fotógrafo pode captar as imagens da entrada dos padrinhos, do noivo, dos pais dos noivos, dos principais convidados, a troca de alianças, o momento da recepção dos convidados na festa, o momento do corte do bolo.

Para alguns profissionais e empresas desse tipo de evento, pode ocorrer repetição de ângulos padrões e de impressão de fotos que são reaplicados mudando somente os personagens, ou no caso, os clientes.

Essa repetição poderá prejudicar o profissional de fotografia no futuro e criar um “vício” de repetição de padrões de imagem. Portanto, a pesquisa, o planejamento e a criatividade são fundamentais.

Dicas de Fotos para Casamento fotografia Casamento wedding

– Dialogue com os clientes

Ao seguir as dicas de fotos para casamento, o primeiro passo para o profissional que está sendo contratado é dialogar sempre com os clientes.

A partir das primeiras conversas com os clientes, antes do dia da cerimônia, o profissional conseguirá formatar um briefing fotográfico.

O briefing poderá ser redigido na presença dos clientes para registrar tudo em comum acordo, isso evitará surpresas desagradáveis e confirmará detalhes como o local do casamento e da festa, que tipo de iluminação será usada, a quantidade de convidados, os momentos que de fato precisam ser obrigatoriamente captados e quais momentos o casal espera ver nas fotos.

Todas as informações precisam ser absorvidas, reconhecendo as necessidades do casal, do noivo e da noiva.

– Treine e pesquise

Outro passo é o de treinar e pesquisar por fotos já realizadas, seja por si mesmo ou por outros profissionais. Isso ajudará a gerar mais inspiração e comparar com o estilo que pretenderá aplicar no próximo trabalho.

É importante fazer alguns treinos com a câmera profissional em casa ou no estúdio antes de comparecer com a máquina no local da cerimônia. Principalmente, para os fotógrafos iniciantes o treinamento com a máquina e com diferentes ambientes é fundamental para elevar a perfeição.

– Planejamento

Ao buscar dicas de fotos para casamento o grande passo é o de organizar todas as etapas, anotar todos os locais onde serão realizadas as fotografias e ter prévio conhecimento do estilo.

Para organizar melhor o seu trabalho, o profissional de fotografia de casamento poderá fazer um checklist para verificar quais detalhes precisam ser organizados incluindo qual lente deverá ser usada, qual material é necessário e qual tipo de luz existirá no ambiente.

O profissional precisa se sentir seguro com a sua atuação e, caso de dúvidas, sempre fazer mais de uma captura a cada enquadramento.

Dicas de Fotos para Casamento fotografia Casamento wedding

– Atenção especial com a noiva

Geralmente, é a noiva que gosta de comandar os detalhes da cerimônia e da festa. A festa de casamento é do casal junto aos familiares e aos amigos, porém em boa parte dos casos a noiva gosta de tomar conta como se a festa fosse pelo menos 70% dela. Não trata-se de uma crítica, mas de uma observação muito importante para o fotógrafo ter atenção especial com o cliente e o público feminino.

Essa importância precisa ser respeitada, sendo essencial que o fotógrafo siga os pedidos da noiva e, em alguns momentos apresente sugestões para melhorar cada tipo de enquadramento.

– Explore o tempo do obturador

A prática do light painting é muito usada para elevar a qualidade das imagens no período da noite. A aplicar a captura da imagem em longa exposição é indicado aumentar o tempo do obturador que permite que a imagem seja capturada por maior período de tempo, o que permite a criação de efeito de luz com o uso de lanterna, vela ou luz led.

– Explore diferentes ângulos

O profissional pode e deve explorar diferentes ângulos como forma de gerar um diferencial nas fotos de casamento. Depois que as imagens principais já estiverem garantidas, no momento da festa e próximo ao encerramento busque fazer imagens em posições diferenciadas e com ângulos criativos.

Em alguns casos, vale até a pena subir em uma cadeira desocupada para fotografar os convidados dançando na pista de dança ao redor do casal.

Dicas de Fotos para Casamento fotografia Casamento wedding

Conclusão

Além do básico e do tradicional, o profissional de fotografia ao conhecer as dicas de fotografia para casamento precisa se conscientizar em planejar o seu trabalho da melhor forma possível, mantendo sempre um bom diálogo com os clientes.

Em boa parte dos casos, o profissional pode também optar por comprar uma nova câmera profissional, novas lentes para máquina fotográfica e verificar se precisará levar utensílios como mais de uma case, tripé e entre outros objetos necessários para o seu trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade