Dicas de fotos para o verão 2022

Dicas de fotos para o verão 2022

As fotos para o verão 2022 prometem, principalmente, com o clima de pós-pandemia cada vez mais próximo do dia a dia das pessoas, sempre mantendo todos os cuidados com a saúde e a proteção.

Entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, essa estação promete para os fotógrafos profissionais e amadores boas imagens e ambientes inesquecíveis.

Neste artigo apresentamos importantes dicas para identificar bons temas e gerar boas imagens fotográficas.

Fotos para o verão 2022

Sabemos que no verão os dias tornam-se mais longos com a forte incidência do sol, o que pode ser uma boa chance para aproveitar mais a luz natural, ambientes como a praia, o mar e lagoas naturais para fazer boas imagens.

Geralmente, nas principais cidades litorâneas é possível aproveitar mais a praia e em qualquer cidade, incluindo no interior, curtir a piscina ou aquela cachoeira super energizante.

Todos esses ambientes incentivam a captação de imagens inesquecíveis e marcantes para a vida da pessoa. A seguir veja preciosas dicas que apresentamos.

1) O sol do meio-dia

É indicado aproveitar o sol da manhã, mas para determinados tipos de captação de imagem é indicado aproveitar bastante o sol do meio-dia para tirar fotos do alto ou com maior profundidade.

Por ser uma estação do ano na qual as pessoas curtem viajar e conhecer o ambiente natural de cada cidade, é indicado ao fotógrafo profissional ou amador explorar as fotos com a luz do meio-dia, chamada por fotógrafos como Golden Hour, pois esse tipo de luz cria menos sombra.

Dicas de fotos para o verão 2022

No caso de visitar um local mais alto é indicado utilizar uma lente mais resistente, no caso de estar utilizando uma câmera profissional, com um filtro polarizador (CPL) para reduzir possível reflexo e captar melhor cada tipo de imagem.

Esse mesmo tipo de filtro de lente também é indicado para ser utilizado em fotografias realizadas em ruas e praças onde há muitos prédios espelhados.

2) Procure novos lugares

Além da praia, cachoeira e lagoas, é importante procurar por novos lugares. O verão incentiva procurar por novas locações para tirar fotos de viagens, de família, eventos e entre outros.

Antes das captações, faça teste de ângulos, de incidência de luz natural, verifique onde os corpos e objetos geram sombras e avalie os elementos do lugar.

Ao visitar determinado lugar faça uma pesquisa na internet para verificar os recantos de cada cidade ou local que está visitante.

Dicas de fotos para o verão 2022

3) Linhas guias naturais

Outra dica importante é usar linhas guias naturais para melhorar a composição das fotos. Quando falamos em fotos para o verão 2022, é indicado explorar ao máximo esse tipo de técnica para a produção de fotos de verão.

Ao buscar produzir fotos na beira de uma praia pode-se utilizar coqueiros como um guia para identificar a linha natural do ambiente. Outro elemento que ajuda a identificar as linhas naturais é o momento do por do sol.

Edificações ao redor poderão também servir de guias naturais, até uma estradinha no meio da floresta pode também ajudar no processo.

4) Explore a longa exposição

O fotógrafo também pode utilizar a longa exposição em determinado ambiente para geração de imagens inesquecíveis. Quando o sol está a pino é importante manter a velocidade da câmera no ponto próximo ao alto, reduz o ISO para o ponto mínimo, feche o obturador e faça testes de velocidade abaixo da taxa de 1/30.

Em alguns casos poderá ser indicado o uso de filtro de densidade neutra ou ND. Em muitos casos não é necessário uso de tripé, podendo aproveitar cadeiras, bases e até pedras seguras como apoios para a câmera efetuar a captação.

Dicas de fotos para o verão 2022

O melhor do verão

Apesar do calor, é indicado aproveitar essa estação para testar todas as funcionalidades da câmera e praticar todo o conhecimento. Por oferecer mais luminosidade natural, o verão costuma ser explorado para geração de fotos de moda praia, passeios, férias e outros temas recorrentes.

Fotos de Paisagens

Para realizar a fotografia de paisagens no verão é importante ter a câmera, a lente e os equipamentos adequados.

Claro que cada olhar poderá exigir ou não equipamentos ou acessórios. Para muitos fotógrafos ter uma coleção de lentes e tripé adequado é fundamental para fazer boas fotos do por do sol ou de panorâmicas de uma praia.​

O horário certo

Além do sol do meio-dia, para realização de fotografias mais calmas e com intensidade menor é indicado começar a fotografar mais cedo a partir do horário das seis horas da manhã, ou cinco horas da manhã em caso de horário de verão.

Para os fotógrafos mais experientes, o momento referente ao que sucede o nascer e o pôr do sol são referidos como “golden hour” ou hora de ouro por oferecer uma luminosidade única e encantadora para a fotografia final.

Esse horário do golden hour oferece cores e tonalidades diferenciadas. Por outro lado, a posição do sol no horário do meio-dia oferece uma incidência de luz mais forte e geração de sombras mais duras.

Tudo dependerá do efeito que o fotógrafo busca para gerar na imagem. Caso procure retratar os ambientes em altas temperaturas com clima mais árido, a luz do meio-dia é a melhor opção

Dicas de fotos para o verão 2022

Conclusão

Portanto, é importante pensar no tipo de local ou ambiente para realização das imagens, bem como selecionar da melhor forma o horário mais adequado para explorar a luminosidade certa para a câmera e para a fotografia.

É importante também explorar elementos que possam apresentar leveza, dinamismo e toda a mensagem do verão. Essa estação do ano precisa conceituar vida e cores para a fotografia.

Neste artigo apresentamos dicas essenciais para pessoas que procuram gerar as melhores imagens e fotografias sobre as diferentes temáticas do verão.

Além de selecionar o ambiente e a luz natural, é indicado escolher a melhor lente e equipamento fotográfico mais adequado para cada ambiente e luminosidade solar.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]