Home»Dicas de Fotografia»Dicas de Manutenção: Cuidados para Prolongar a Durabilidade de sua Câmera Digital e Lentes.

Dicas de Manutenção: Cuidados para Prolongar a Durabilidade de sua Câmera Digital e Lentes.

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Uma boa câmera é um investimento caro, especialmente se for um modelo DSLR ou Mirrorless com uma coleção de lentes que você adquiriu. E, no entanto, muitas vezes tratamos nosso equipamento caro como se fosse uma câmera descartável. Se você quer que seus equipamentos continuem fornecendo ótimos resultados por anos e anos, você precisa ter alguns cuidados com a câmera fotográfica.

Embora as câmeras digitais atuais tenham peças de hardware bastante confiáveis, elas falham de tempos em tempos. Às vezes, elas falham por causa do erro do fabricante. Porém, geralmente, elas falham por causa de maus cuidados por parte do usuário e da falta de manutenção da câmera digital.

Use estas dicas de cuidados com a câmera e acessórios e mantenha seu equipamento na melhor condição de trabalho possível.

Evite pó e areia.

Dicas de Manutenção: Cuidados para Prolongar a Durabilidade de sua Câmera Digital e Lentes.

Tenha cuidado ao limpar partículas de pó e areia de sua câmera digital. Não use ar comprimido ou pressurizado para limpar a areia, pois você pode simplesmente direcionar as partículas para dentro da câmera. Os gabinetes de uma câmera mais acessível pode não ser perfeitamente vedado, facilitando a penetração da areia e da areia no gabinete e causando danos. Com cuidado, retire o grão e a areia para evitar esse problema. Tome cuidado ao tirar fotos em um dia de vento na praia, onde a areia pode soprar com força excessiva. Evite abrir o compartimento da bateria nesses dias.

Desvie dos líquidos.

Dicas de Manutenção: Cuidados para Prolongar a Durabilidade de sua Câmera Digital e Lentes.
Evite o contato da câmera com líquidos.

Tente manter todos os líquidos longe da câmera, a menos que você tenha um modelo com um estojo à prova d’água. As câmeras são como qualquer peça de eletrônica e podem ser danificadas por excesso de água.
Evite tocar na lente e no LCD. Óleos da sua pele podem borrar a lente e o LCD, causando danos permanentes. Limpe a lente e o LCD com um pano de microfibra o mais rápido possível sempre que você vir uma mancha na ponta dos dedos.

Sua camisa não é um pano de limpeza adequado.

Dicas de Manutenção: Cuidados para Prolongar a Durabilidade de sua Câmera Digital e Lentes.
Faça a limpeza das lentes com um pano de microfibra.

As roupas que você veste absorvem a sujeira e o suor, então por que você gostaria de passar esses detritos para sua lente? Sim, é conveniente quando você está com pressa, mas pode acabar tornando sua lente mais suja – ou pior, você pode danificar os revestimentos óticos sensíveis. O tecido também pode arranhar o vidro, que é a mesma razão pela qual o seu oftalmologista lhe diz para não limpar os seus óculos com a sua roupa. Além de camisas, isso também se aplica a guardanapos, toalhas de papel e qualquer produto de papel não feito especificamente para vidro óptico.

Use líquidos de limpeza com cuidado.

Busque não usar uma quantidade excessiva de líquido de limpeza com a sua câmera. Na verdade, além de manchas teimosas, você deve poder limpar a câmera com um pano seco de microfibra. Se um líquido for necessário, coloque algumas gotas do líquido no pano, em vez de diretamente na câmera. A água também pode ser usada no lugar do líquido de limpeza.
Sua bolsa de equipamentos também acumula sujeira que pode danificar sua câmera ou lente, por isso não deixe de aspirar a bolsa regularmente para mantê-la limpo e proteger sua câmera.

Dicas de Manutenção: Cuidados para Prolongar a Durabilidade de sua Câmera Digital e Lentes.
Uma bolsa sempre ajudará a proteger seus equipamentos, mas não se esqueça de aspira-la.

Assista a temperatura.

Por mais que algumas câmeras sejam projetadas para sobreviver a temperaturas severas, a maioria das câmeras não é. Não deixe sua câmera em um veículo ensolarado, onde as temperaturas podem rapidamente ultrapassar 50°C. Evite deixar a câmera sob a luz solar direta, o que pode danificar o plástico. Finalmente, evite o frio extremo, o que pode danificar o LCD. Este é um dos principais cuidados com a câmera que você deve ter.

Tenha alças de pescoço e alças de pulso.

Evidentemente, isso é mais uma dica de manutenção “preventiva”, mas certifique-se de usar alças de pescoço e alças de pulso com a câmera sempre que possível, enquanto tira fotos do lado de fora. Se você escorregar enquanto caminha, ou se você perder o controle da sua câmera perto da piscina, as alças podem salvar sua câmera de uma queda potencialmente desastrosa. Melhor prevenir do que remediar.

Guarde a câmera corretamente.

Se você não for usar a câmera por alguns meses, será necessário armazená-la em uma área de baixa umidade e longe da luz direta do sol. Além disso, tente armazenar a câmera sem a bateria inserida, pois isso reduzirá a possibilidade de sofrer corrosão.
Os cuidados com a câmera fotográfica não precisam ser cansativos. Estas dicas simples de cuidados com a câmera mostram que manter sua maquina digital limpa pode ser bastante fácil e pode ajudá-lo a manter a câmera em condições de funcionamento o maior tempo possível.

Proteja o sensor.

Dicas de Manutenção: Cuidados para Prolongar a Durabilidade de sua Câmera Digital e Lentes.
Tenha sempre um kit de limpeza.

Os sensores são sensíveis à luz, mas também são sensíveis a poeira e detritos. Mesmo as menores partículas podem causar manchas nas suas imagens. Se você estiver usando uma câmera de lente intercambiável, chegará um momento em que o sensor ficará sujo. É inevitável, mesmo com os sensores de autolimpeza nas câmeras atuais. Uma das maneiras mais fáceis de manter seu sensor seguro é manter uma lente montada na câmera. Se você precisar removê-la para embalar ou armazenar a câmera com mais eficiência, certifique-se de usar a tampa do corpo para manter o sensor protegido. Para momentos em que você precisa trocar uma lente em tempo real, tente manter a abertura da câmera voltada para baixo ao fazê-lo; portanto, há menos chance de que sujeira, detritos e umidade se instalem no sensor. Também é uma boa ideia manter um borrifador de ar na mão.

Não se descuide!

Dicas de Manutenção: Cuidados para Prolongar a Durabilidade de sua Câmera Digital e Lentes.
Dicas de limpeza e manutenção de seus equipamentos.

Esta é uma longa lição, mas que eu espero que você leve a sério e revise de tempos em tempos. Se você gastou muito dinheiro em uma câmera, você deve cuidar disso. Assim como carros e outras ferramentas mecânicas, se você cuidar deles, o equipamento durará mais.

Como você limpa seu equipamento? Tem outras ferramentas que você usa? Qual é o seu procedimento e com que frequência você faz isso? Por favor, compartilhe nos comentários abaixo.

Comente

Post anterior

Sony a6600 A nova Câmera APS-C: Compacta, Poderosa e Rápida

Próximo post

O que você NÃO deve fazer em um ensaio boudoir

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.