Home»Artigos de Foto e Vídeo»5 Dicas de Fotografia de Paisagem Profissional

5 Dicas de Fotografia de Paisagem Profissional

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Fotógrafos profissionais e amadores trabalham muitas vezes com cenários únicos, viagens incríveis e muitos se especializam apenas em fotografia de paisagem profissional. Neste artigo vamos trazer algumas dicas de como obter melhores resultados nesse tipo de fotografia.

  1. Encontre um ponto de foco

Cenários amplos e naturais geralmente possuem diversos motivos realmente interessantes para se capturar, porém pode ser um erro tentar reuni-los em um único quadro. Há casos, que fazendo isso harmoniosamente é obtido um bom resultado, mas é necessário um bom conhecimento sobre composição fotográfica de fotografia de paisagem profissional.

fotografia de paisagem profissional

 

O recomendado é utilizar um ponto fixo na paisagem e trazer o máximo de detalhes sobre aquele local, pois para quem estiver vendo a imagem estará olhando para local totalmente desconhecido e os detalhes podem revelar a beleza da imagem.

  1. Utilize filtros para lentes

Um problema comum da fotografia de paisagem profissional é que as cores com aspecto liso e, em muitos casos, em baixos tons. Isso é porque você está disparando em uma distância grande distância do motivo principal e, além de diversas informações visuais para a câmera para capturar, ela ainda faz o balanço de diversas tonalidades.

fotografia de paisagem profissional

Para auxiliar nesse problema muitos fotógrafos recorrem a filtros para lentes, como os Filtros UV, Filtros CPL e NDX, por exemplo (Entenda a diferença sobre eles). Cada filtro tem uma funcionalidade diferente e pode corrigir o balanço do branco, entrada de luz e ajudar a fornecer imagens com maior contraste natural.

  1. Aumente o tempo de exposição

A iluminação realmente se torna um problema, muitas vezes. Uma dica muito importante é aumentar o tempo de exposição em ambientes com muitas sombras em locais abertos, ou utilizar uma subexposição. Ainda assim, é ótimo manter sombras em suas fotos, pois elas adicionam estrutura para a imagem e passam a sensação de profundidade.]

fotografia de paisagem profissional

  1. Utilize um Tripé para Câmera

Para aumentar a exposição é necessário que sua câmera permaneça estática para evitar vibrações na imagem e aberrações de luz, para isso um tripé para câmera é muito recomendado para a fotografia de paisagem profissional. Além disso, modelos mais avançados possuem pés emborrachados e aderentes à terrenos desnivelados, fornecendo mais segurança, conforto e estabilidade na hora do disparo.

fotografia de paisagem profissional

  1. Aplique as Técnicas de linhas naturais

fotografia de paisagem profissional

Como já explicado aqui em postagem anterior, as linhas na composição fotográfica são muito importantes. As linhas podem transmitir profundidade, grandiosidade e diversidade, é fácil de encontrar padrões naturais de linhas, não só as principais, mas conjuntos novos que podem tornar sua fotografia de paisagem profissional mais harmoniosa.

Post anterior

DICAS VALIOSAS PARA VOCÊ FOTOGRAFAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Próximo post

Tripé para fotografia e câmeras fotográficas

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.