Dicas importantes para qualificar suas Fotos de Paisagens Urbanas
Quando se fala em Fotografia de Paisagem, é normal pensarmos em ambientes selvagens, obras primas de formação natural ou mesmo monumentos constituídos com o intuito de promover, em alguma medida, a arte. Porém, olhando atentamente ao seu redor, é possível que mesmo as paisagens urbanas oferecem um importante leque de possibilidades para cliques dos mais encantadores e variados.
Entretanto, esse tipo de captação exige algumas atitudes que aparentam ser simples. Porém, quando devidamente aplicadas, vão potencializar tanto o seu tempo como a sua capacidade de ampliar os horizontes na hora de retratar os diferentes ambientes das paisagens urbanas.
Por isso, fique atento a essa pequena lista montada pelo Blog eMania e também não deixe de acrescentar alguma sugestão que você ache válida para o tema!
Concentração é Fundamental
É inegável que o ambiente urbano oferece uma série de distrações mediante a velocidade em que as coisas acontecem e também o crescimento, muitas vezes, desordenado em que as cidades se desenvolvem. Dentro desse contexto, não é difícil se sentir um pouco perdido ou até mesmo ‘sobrecarregado’ de informações simultâneas.
Ciente disso, concentre-se em pontos específicos a serem retratados nas paisagens urbanas de acordo com o seu estilo fotográfico. Através desse recorte de realidade é que você alcançará a compreensão do que efetivamente vale a pena ser clicado e de como você passará a sua arte para os apreciadores.
Menos é mais
Apesar de existirem os mais diferentes modos de transporte, especialmente nas cidades desenvolvidas, quanto maior for a quantidade de equipamentos fotográficos levados em uma sessão de fotos sobre paisagens urbanas, diferentes pontos serão prejudicados como, por exemplo, a mobilidade e até mesmo sua própria segurança.
Tenha em mente que retratar esse tipo de imagem requer apenas os itens mais essenciais possíveis, até mesmo para trazer maior grau de naturalidade e fluidez as suas fotos.
A Dinâmica do Contraste
Da mesma forma que uma cidade desenvolvida traz suas oportunidades, ela também oferece a sua realidade mais dura através de construções abandonadas, pessoas em situação de rua, casas com estrutura precária etc.
Além do valor artístico que a linguagem do contraste fotográfico é capaz de trazer a uma composição, estar atento aos ambientes que proporcionam essa noção também preenche o caráter informativo que está intrínseco na arte da fotografia. Fazendo, assim, com que situações, por vezes, corriqueiras para a maioria das pessoas em sua rotina atribulada possam ser cada vez mais símbolos de reflexões e, principalmente, debates.