Quer comprar uma câmera? Faça essas perguntas antes

Quer comprar uma câmera? Faça essas perguntas antes

Quando queremos entrar no mundo da fotografia, muitas dúvidas pairam sobre as nossas cabeças. A mais importante delas, sem dúvidas, é sobre qual câmera comprar. São muitas opções de diversas marcas, além de muitas opiniões dos mais variados tipos de pessoas que experimentaram muitos modelos.

Mas, fique tranquilo. Isso é comum e todo fotógrafo iniciante passa por esse processo. Pensando em como podemos ajudar você a decidir qual câmera adquirir, separamos algumas coisas para pensar antes de escolher o modelo. Siga essas dicas para conseguir decidir qual é o melhor modelo para o que você deseja fotografar.

Qual tipo de Câmera é melhor para você?

Antes de mais nada, é importante definir o tipo de câmera que vai atender à sua necessidade. Como um fotógrafo iniciante, você pode ainda não estar ambientado com muitas funções e equipamentos fotográficos. Por isso, é necessário considerar suas possibilidades no momento.

Existem diversos tipos de Câmeras DSLR e Mirrorless, desde amadoras, semi-profissionais e profissionais. Os preços variam conforme a qualidade dos equipamentos vai aumentando. Então, se você não precisa de uma câmera de altíssima qualidade, mas com um valor igualmente alto, por que comprá-la?

Não se preocupe, você está apenas começando! Procure opções que atendam às suas necessidades no momento. As Câmeras Mirrorless, por exemplo, são mais baratas, mas possuem nitidez tão boa quanto as câmeras profissionais, além da possibilidade de alterar manualmente algumas funções importantes, como Velocidade do obturador ou diafragma.

Quais são as suas necessidades?

Antes de comprar uma câmera, também é importante saber as suas necessidades em relação à máquina. O tamanho e o peso são dois fatores fundamentais na hora de decidir qual escolher. Isso ocorre por um motivo bem simples: dependendo do seu perfil, os melhores equipamentos não serão os com maior número de funções ou os mais caros.

Por isso, é importante que você se pergunte para quê vai usar a sua câmera. Seu objetivo vai determinar qual tipo escolher.

Algumas, por exemplo, não serão fáceis de carregar, se seu objetivo for se aventurar com a máquina. Nesses casos, câmeras compactas ou de ação podem ser um diferencial. Se as fotos não exigirem maior complexidade, uma mirrorless já cumpre bem o papel, mesmo não sendo profissional.

Qual é a capacidade de armazenamento?

É claro que você deseja tirar muitas fotos quando adquirir sua câmera. Por isso, precisa se atentar ao armazenamento da mesma e ver se ela atende às suas necessidades.

Quanto maior a qualidade de resolução de uma câmera, maior será a quantidade de espaço que uma imagem vai ocupar. Esta, por sua vez, também terá o tamanho dos arquivos variados em relação ao formato em que a imagem será salva.

Com o tempo, isso pode se tornar um problema, caso você faça muitos registros. Mas, isso pode ser contornado com o uso de equipamentos reservas, como cartões de memória e um HD externo ou até mesmo salvando suas fotos no próprio computador. O importante é não perder as suas fotos.

Outro fator importante a considerar é a energia da câmera. Existem modelos que funcionam com pilhas, outros com baterias. É fundamental se preparar para isso, pois nem sempre você encontrará estabelecimentos que vendam a bateria certa para a sua câmera. Já as pilhas, mais populares no comércio, existem em quase todo lugar. Por isso, leve sempre uma energia reserva consigo.

Quais funções a câmera possui?

Atualmente, entre as câmeras semi-profissionais e profissionais, as diferenças de funções são cada vez menores. No entanto, ainda são importantes, principalmente se você ainda estiver iniciando no mundo da fotografia.

Normalmente, essas câmeras possuem dois modos: automático e manual. O automático tenta criar as melhores configurações para o instante da captura. No entanto, nem sempre a inteligência artificial da câmera conseguirá atingir um resultado esperado nesse modo. Por isso, usa-se o modo manual, para fazer as alterações necessárias para garantir uma boa foto. Com isso, você poderá fazer mudanças em funções essenciais para uma fotografia, como ISO, abertura do diafragma e tempo do obturador.

Em alguns casos, as alterações são mais simples de fazer, mas em outros exigem um estudo profundo sobre a câmera, para que se utilize as funções da melhor forma possível. Dessa forma, é fundamental que você esteja ciente dos seus conhecimentos em fotografia, para que não faça um investimento maior do que o necessário para aquele momento.

Modelos usados valem a pena?

Antigamente, era muito mais difícil encontrar um modelo usado de câmera. Mas, hoje em dia, existem muitas pessoas que colocam seus modelos à venda na internet – normalmente, por um preço menor do que as câmeras novas.

Nem sempre estaremos em situação confortável financeiramente para investir em uma câmera nova. Além disso, um modelo usado pode ganhar uma segunda vida nas nossas mãos. Por isso, caso você não possa comprar uma nova, vale a pena investir. Porém, é preciso fazer uma boa pesquisa, analisar a confiança do vendedor e o estado do modelo antes de fechar a compra.

Tem mais dúvidas sobre o mundo da fotografia e o que não fazer quando está começando? Confira aqui os erros mais comuns de fotógrafos iniciantes.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]