12 dicas para você melhorar suas fotografias

7 Dicas para você melhorar suas Fotografias

Quando iniciamos no mundo da fotografia, vemos que existe um vasto universo a descobrir. Não se trata apenas de apontar a câmera para a frente e fazer a captura. Inclusive, existem diversas formas de evoluir a qualidade das suas imagens.

O fotógrafo Ivor Rackham, do portal Fstoppers, separou 12 dicas para que você desenvolva suas fotografias e leve suas fotos para um nível acima do que está acostumado. Confira!

1. Observe o que já conhece

Às vezes, por estarmos acostumados com o que vemos constantemente, não conseguimos compreender o diferencial que um determinado cenário possui. Sendo assim, você pode observar algo que vê todos os dias para torná-lo o objeto principal ou o plano de fundo da sua imagem. Deixe a sua imaginação fluir, ela pode criar uma fotografia interessante.

2. Estude as sombras nas suas fotografias

É importante analisar a maneira que a luz se projeta em determinados objetos e como elas criam as sombras. Essa projeção é diferente durante o dia e em alguns momentos do ano. Você pode escolher um determinado local e fotografar em diferentes partes do dia, para perceber como as sombras interagem com o objeto.

3. Procure a luz natural

A luz natural foi um assunto diversas vezes abordado por este blog, mas é sempre importante ressaltar a sua importância. Assim como as sombras, a luz natural incide de maneiras diferentes no cenário ao longo do dia e em determinados períodos do ano. Por isso, é relevante que você conheça os melhores locais de incidência da luz natural.

4. Aprimore o seu olhar através da conexão humana

O mundo é repleto de amantes de fotografia que possuem o desejo de sair para tirar fotos e trocar experiências. Muitos se reúnem em grupos de fotógrafos buscando uma oportunidade de aprender e explorar lugares para fazer suas capturas. Por isso, se você estiver em busca de “parceiros” de fotografia, esta é uma boa oportunidade. Mas, lembre-se: se for encontrar estranhos, considere um local público e seguro.

5. Tente usar o mínimo possível de equipamentos 

Antes de sair para fotografar, você deve saber exatamente o que é preciso levar para a sua empreitada. Assim, você evita levar equipamentos fotográficos desnecessários ao longo da sessão de fotos. Além disso, Rockham recomenda que você utilize as mesmas configurações em todas as fotografias. Dessa forma, você pode ver como elas coexistem e o que pode ser feito para evoluir suas capturas.

6. Escolha um ponto de vista diferente para as suas fotografias

Quando abrimos as redes sociais, vemos diversas fotos iguais de um mesmo ponto turístico. No entanto, essas fotografias são menos apreciadas do que as que mostram o mundo de uma maneira diferente do habitual. Por isso, tente fazer suas capturas de um diferente ponto de vista, utilizando novos ângulos, focando em outros objetos, analisando todos os detalhes que podem te ajudar a criar uma imagem diferenciada.

7. Analise fotos de outros fotógrafos

Você pode aprender muito ao analisar as criações de outros fotógrafos, desde iniciantes até os mestres da fotografia. Estudando as imagens, você consegue entender o que te agrada, o que funciona, as distrações que devem ser evitadas, etc.

Assim, você consegue não apenas evoluir a sua bagagem de conhecimento, como o seu próprio estilo. Analise as configurações utilizadas pelos fotógrafos, se estiverem disponíveis. Se não, você sempre pode perguntar. Mas, é importante ressaltar que a sua análise não precisa ser compartilhada com quem fotografou, apenas se for perguntada a sua opinião.

Não deixe de compartilhar suas fotografias

A arte é feita para ser apreciada e todos que produzem algum tipo de trabalho artístico esperam ter reconhecimento por isso. Logo, não mostrar suas fotografias para o mundo seria um desperdício, não acha?

É importante dizer que esse compartilhamento não precisa ser feito apenas pela internet. Você pode imprimir suas fotos, enviar para amigos em aniversários ou outras celebrações, como presente. Você não precisa ser um profissional para ser apreciado. Não deixe de exibir sua arte para as pessoas!

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]