Fotos noturnas: 6 dicas para fazer bons registros à noite

0 179
Tempo de leitura: 3 minutos

Fotos noturnas são capazes de registrar cenas incríveis da natureza — as quais o olho humano não seria capaz de captar. No entanto, parecem ser uma das maiores dificuldades da fotografia, principalmente para fotógrafos iniciantes.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que você, ainda que esteja dando os primeiros passos no mundo da fotografia, pode tirar ótimas fotos noturnas. Mas, deve ter muita paciência, prática e criatividade para obter o resultado esperado.

Aqui, separamos algumas dicas que poderão te ajudar a melhorar sua fotografia noturna. Mas, cuidado! Você pode se apaixonar por fotografar à noite e esquecer completamente do dia. Vem conferir!

1. Use o modo manual para as suas fotos noturnas

Em primeiro lugar, é importante que você esqueça o modo automático para fotografar à noite. Para isso, você vai precisar entender algumas funções da sua câmera que só podem ser usadas no modo manual.

Funções como obturador, diafragma e ISO são importantes para uma boa fotografia noturna. Quanto menor o valor de ISO, por exemplo, você terá melhores resultados e definições, dependendo do cenário que está sendo fotografado.

É necessário ter cuidado também com a velocidade do obturador. Se você quer uma foto noturna de qualidade, recomenda-se o uso de longas exposições. Sendo assim, configure o obturador para captar a luz em baixa velocidade.

Atenção: evite fotos com mais de 30 segundos de exposição para não aumentar a taxa de ruído.

2. Conheça o local onde irá fotografar suas fotos noturnas

Você deve conhecer o lugar onde irá fotografar para não sofrer com nenhum imprevisto. Além disso, deve utilizar esse conhecimento para conseguir encontrar os melhores cenários possíveis para cada clique.

Vale destacar que a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Por isso, não deixe de levar equipamentos para garantir que sua aventura não se torne um pesadelo. Também reforce a atenção com seus pertences, mantendo os equipamentos perto de você, para encontrar tudo com mais facilidade na hora de ir embora.


3. Use o foco manual

Assim como nos demais modos de configuração da câmera, é importante utilizar o foco manual para as suas fotos noturnas.

O motivo é simples: o foco automático não funciona, na maioria das vezes, porque à noite não temos luz suficiente. Logo, utilizando o foco manual, você conseguirá registrar melhor suas fotografias.

Sempre que for fotografar, verifique a distância da câmera em relação ao local a ser focado. A maior distância focal que conseguir, por exemplo, faz com que a paisagem continue sendo focada.

4. Não esqueça do tripé!

A falta de luz é um grande empecilho para ter uma foto de qualidade à noite. Como falamos acima, utilizando o obturador em uma velocidade menor, você permite que o sensor capte uma maior quantidade de luz.

Entretanto, para que isso aconteça, é essencial que a câmera esteja estável, ou seja, posicionada em um local que não tenha movimentação alguma. Com isso, você poderá ter um melhor enquadramento e evitar borrões na sua foto.

Por isso, leve sempre o tripé para registrar suas fotos noturnas. Mas, calma! Se você não tiver um tripé grande, não tem problema. Você pode levar um mini-tripé pois ele cumprirá a mesma função de estabilizar a câmera — ainda ocupando menos espaço.

5. Se possível, utilize um controle remoto

Ainda em relação à movimentação da câmera, é muito interessante utilizar um controle remoto na hora de fazer sua fotografia noturna.

Assim como a câmera pode ser desestabilizada se não estiver apoiada em um tripé, quando apertamos o botão do obturador, podemos criar um efeito de agitação parecido. E não queremos borrões na foto, certo?

Por isso, o controle remoto é uma ótima opção. Caso não tenha, você pode posicionar a câmera no ângulo que deseja, configurar o temporizador em 5 segundos e se afastar, para que não haja nenhum risco de dano para a foto.

6. Exerça sua criatividade!

Não esqueça de exercer a sua criatividade enquanto estiver criando suas fotografias noturnas. Uma forma interessante para você soltar o seu lado criativo é tentar criar efeitos de luz.

Para isso, você pode usar lanternas, experimentando como a luz se comporta e explorando novos ângulos, além de aproveitar outras luzes presentes no ambiente. São muitas opções para que você se divirta enquanto aprende a arte da fotografia.

É normal ter dificuldade com fotos noturnas no início, mas o resultado do aprendizado é incrível!

Você pode se desanimar por não conseguir registrar fotos incríveis no começo, mas fique tranquilo, isso é normal.

Quanto mais praticar, experimentar ângulos, luzes e elementos, mais você vai adquirir bons resultados com suas fotografias. E, além de ter o prazer de conseguir criar lindas fotos para a eternidade, poderá apreciar a beleza da natureza a cada nova aventura.

Mas, para que isso aconteça, não deixe de se planejar. Conheça o local onde irá fotografar e confira as condições do tempo para não ser pego desprevenido. Evite contratempos e aproveite tudo que a noite pode proporcionar a você e às suas lentes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade