Luz natural muito forte para fotografar? Confira estas dicas

Luz Natural muito forte para Fotografar? Confira estas Dicas

A luz natural é um fator muito importante no mundo da fotografia. Com ela, podemos criar efeitos incríveis e deixar as imagens muito agradáveis para o espectador. Um exemplo é a Golden Hour, considerado o melhor momento para captar fotos sob a luz do sol.

No entanto, nem sempre poderemos trabalhar em condições favoráveis. Às vezes, o que nos resta é pegar nossas câmeras e atender ao chamado em horários nos quais a luz natural não está tão boa quanto deveria. Principalmente, se a sessão for feita sob um sol intenso, como acontece no meio do dia.

Mas, calma! Mesmo nesses momentos, ainda existem soluções para tirar boas fotos. Confira as dicas que separamos para você fazer bons registros, apesar da luz natural muito forte.

1. Lide com isso

Sim, essa é a primeira dica. Às vezes, nós vamos ter que lidar com situações adversas para fotografar. Esse é o primeiro passo para tentar minimizar os impactos da luz natural forte no seu trabalho.

Se não houver jeito de tirar suas fotos, apenas lide com isso. A partir das dicas a seguir, você poderá conseguir boas imagens. Vale lembrar que, devido ao alto contraste, fotos tiradas no sol intenso ficam ótimas em preto e branco.

Fundos com linhas e formas marcantes também ajudam a fazer boas fotos, mesmo com a luz forte. Você também pode procurar árvores isoladas em um campo, por exemplo. O importante é usar a sua criatividade. Não precisa ficar chateado com o sol forte!

2. Procure Sombras

Uma maneira interessante de conseguir fotos com uma iluminação menos intensa é procurando sombras. No entanto, não se trata de qualquer sombra. Ela deve abranger uma área razoável e colocar o seu objeto principal na imagem.

Por outro lado, você também pode colocar o seu objeto diretamente no sol, com a sombra ficando atrás dele. Isso vai causar um efeito parecido com os de refletores apontando para o alvo da sua fotografia. O resultado, dessa forma, também pode ficar muito bom, já que cria um contraste entre o fundo e o sujeito da foto.

3. Use um Rebatedor

Uma ferramenta que pode ajudar – e muito – nas suas fotos diante de um sol forte é o rebatedor fotográfico. O sol do meio-dia, por exemplo, fica em cima das nossas cabeças, e sombras são formadas ao redor dos olhos ou na face em geral. O instrumento pode ajudar a consertar isso.

Além de serem fáceis de carregar, os rebatedores são uma opção barata. É preferível, para este tipo de situação, usar o instrumento de cor branca. Para fazer o efeito desejado, aponte o rebatedor em direção ao seu objeto principal. Ele irá refletir uma quantidade de luz suficiente para que você diminua o efeito das sombras criadas pelo sol intenso.

4. Foque na Edição 

A última dica é fundamental para quase todo tipo de fotografia, mas essencial quando capturamos imagens com a luz mais forte que o desejado. Mesmo com todas essas dicas para aproveitar ao máximo o sol intenso, ainda existirão reflexos e sombras que devem ser editadas.

Você pode aproveitar seus registros feitos com a luz forte para aprimorar suas habilidades de edição. Trabalhe com a exposição da foto, veja como os reflexos se alteram. Veja como o contraste e os fortes traços gerados pelo sol podem ser alterados, para criar um resultado mais agradável.

Mas lembre-se: é possível tirar fotos em qualquer horário do dia. Por isso, não deixe de tentar.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]