Dicas para Fotografia de Futebol

0 56
Tempo de leitura: 4 minutos

Quais são as melhores dicas para fotografia de futebol? Sabemos que a Copa do Catar 2022 está próxima e mesmo com o entusiasmo da torcida nos estádios e frente a TV, a foto esportiva ainda exerce uma grande função para o registro das partidas e para a criação de um portfólio profissional na área.

Além da Copa do Mundo, em todos países são realizadas partidas de campeonatos regionais e nacionais com a presença de diferentes clubes e times selecionados que nutrem a paixão do torcedor pelo maior esporte coletivo do planeta Terra, do qual o Brasil é o maior vencedor e gerador dos melhores atletas.

Seja para fotógrafos profissionais ou amadores é importante contar com equipamentos de alto nível como câmeras fotográficas profissionais, lentes com alto alcance e flash para garantir fotos com boa qualidade.

Neste artigo apresentamos dicas fundamentais para o fotógrafo profissional, fotógrafo amador e o torcedor que pretende fazer os seus próprios registros a partir da arquibancada.

Dicas para Fotografia de Futebol

Dicas para fotografia de Futebol

Sabemos que esse esporte está entre os que exigem mais reflexos, reconhecimento de coordenação motora e movimentos precisos para alcançar a vitória, por outro lado o fotógrafo precisa ter o olhar treinado para saber antecipar lances e comportamentos de alguns atletas e aprender a manter o seu equipamento preparado para captar as imagens.

1) Lentes longas

Para realizar um trabalho profissional é indicado comprar uma Lentes teleobjetiva longas com 85-200 mm de capacidade. Com esse tipo de equipamento é possível realizar capturas mais próximas de cada ação e momento do jogo.

Sabemos que os jogadores de futebol costumam se mover de forma rápida podendo se mover de um lado ao outro do campo de futebol em fração de segundos.

Dicas para Fotografia de Futebol

2) Evite o excesso de capacidade

Ao mesmo tempo, entre as dicas para fotografia de futebol, o fotógrafo deve evitar usar lentes longas demais, em muitos casos o excesso de profundidade poderá alterar o nível de foco sobre os atletas e cada lance a ser capturado.

É importante ressaltas que as lentes com mais capacidade também são mais pesadas e custam mais caras, porém a super teleobjetiva poderá ser idicada para captura de imagens de esportes referentes a corrida de carros.

3) Pense no obturador e a distância focal

Outro fator importante é analisar a velocidade do obturador que deverá ser proporcional à distância focal, dessa forma será possível evitar trepidação a câmera.

Em muitos casos uma lente que possua distância focal de 200mm pode ser usada de 1/200 ou 1/250 de segundo, enquanto que uma lente telefoto de 400mm pode ser usada em uma fotografia em 1/400 de segundo.

4) Efeitos Panning

Entre as dicas para fotografia de futebol devemos indicar ainda a prática de Panning que se refere à atividade que coloca o objeto a ser fotografado e que está em movimento no visor da câmera e permite mover a câmera da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda sempre acompanhando a direção do objeto.

Dicas para Fotografia de Futebol
Efeito Panning

Dessa forma o fotógrafo possui mais tempo para realizar a composição da imagem, porém essa técnica exige prática sendo uma técnica praticamente obrigatório para os profissionais da área esportiva.

5) Teleconversor

O fotógrafo ainda pode incluir em sua bolsa de equipamentos fotográficos um o Teleconversor que se refere a um pequeno dispositivo que pode ser encaixado entre o corpo da câmera e a lente ajudando a aumentar a distância focal. Permite aumentos de 1.4x ou de 2.0x.

Com ele, uma lente de 200mm pode ser expandida para 400m. Porém, o teleconversor é indicado para câmeras profissionais. Por serem pequenos oferecem a vantagem de serem leves e mais baratos. É um item que se comunica automaticamente à uma câmera com sistema digital retendo a medição.

Dicas para Fotografia de FutebolDicas para Fotografia de Futebol
Uso de Teleconversores

Em muitos casos é indicado comprar um item que seja da mesma marca da câmera, porém existem exceções que permitem adaptar um teleconversor de uma marca em uma câmera produzida por um fabricante diferente.

Mas, ao usar muito esse item o fotógrafo perceberá que perderá pelo menos um ponto de luz, principalmente para fotografias realizada no horário noturno.

6) Trabalhe o movimento

Uma das formas é borrar o movimento. Porém, isso dependerá se o profissional que borrar em determinado nível o movimento de um quadro ou congelar integralmente o movimento do atleta ou da bola.

Dicas para Fotografia de Futebol

Porém, é importante que se alcance a qualidade e determinada quantidade de borrão no movimento para que seja mantida a noção da ação do jogo e de jogador.

7) Movimento congelado

O fotógrafo ainda pode decidir congelar o momento porém sendo necessário taxa de 1/500 de segundo ou superior a 1/1000 de segundo. Em máquinas como a DSLR Nikon é possível disparar a 1/4000 de segundo, porém tem Câmeras Profissionais (DSLRs e Mirrorless) que disparam mais de 1/8000.

8) Reduza o ISO

Em muitos casos o profissional poderá necessitar reduzir o ISO máximo para taxas como 100, 200 ou 400. o caso de fotos de movimento, o menos sempre será mais.

Dicas para Fotografia de Futebol

Ao utilizar o ISO mais reduzido, o fotógrafo terá imagens com mais nitidez mas sempre considerando a velocidade do obturador em uso.

Na prática, é importante utilizar o ISO na taxa mais mínima possível quando o tema é foto esportiva.

Conclusão sobre Fotografia de Futebol

Neste artigo apresentamos preciosas dicas para fotografia de futebol, considerando que toda a dedicação deve fazer parte para o trabalho de um fotógrafo profissional, amador ou torcedor engajado em fazer os seus próprios registros.

É fundamental adquirir uma câmera fotográfica profissional, investir na compra de lentes e, principalmente, conhecer outros itens que possam ajudar a adaptar a câmera nas atividades de captura de movimento proveniente de eventos esportivos como o futebol.

Dicas para Fotografia de Futebol

No caso de viajar com a sua câmera para outros estados ou países, é indicado carregar a fotocópia do recibo de compra da máquina e declarar como equipamento de trabalho ou de viagem.

De todo modo é importante sempre praticar e explorar os melhores ângulos possível para capturar belas imagens dos jogos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.