Quer tirar boas fotos para o Instagram? Confira estas dicas
Foto: Maksim Goncharenok/Pexels

Instagram: confira essas dicas para tirar boas fotos

Você se lembra de como era o mundo antes dos celulares? Se pararmos para pensar, faz pouco tempo que eles estão entre nós, mas o impacto que esses aparelhos têm no nosso cotidiano é enorme. Eles estão no bolso de mais de 5 bilhões de pessoas.

Da mesma forma, o avanço da tecnologia dos celulares também influenciou o mundo da fotografia. Hoje, você pode criar imagens de alta qualidade com as câmeras do aparelho e publicar simultaneamente nas redes sociais.

O Instagram é o maior exemplo dessa popularização. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a rede social tem, em sua maioria, fotos produzidas em smartphones.

Ainda assim, conhecer técnicas de fotografia é uma boa forma para você ganhar destaque com a sua conta. Por isso, nós separamos dicas sobre como fazer boas fotos usando o seu celular. 

Não se esqueça da “regra dos terços

Essa dica vai te ajudar a criar fotos mais equilibradas. A “regra dos terços” é um princípio de composição que afirma que uma imagem deve ser dividida em 3×3, ou seja, grades na horizontal e vertical, somando nove partes no total. Aqui, explicamos melhor como você pode entender e aplicar esse conceito.

Você pode começar de uma forma simples usando apenas o seu celular. Os aparelhos mais modernos possuem uma opção que ativa as linhas de grade da câmera nas configurações. Assim, você poderá praticar as composições e tornar os seus registros mais naturais.

Luz natural é a melhor pedida

Mesmo com o avanço tecnológico, os celulares ainda têm algumas falhas, como a qualidade do flash das câmeras, que não é tão boa como deveria.

Por isso, a melhor pedida é tirar fotos utilizando a luz natural. Assim, você conseguirá tirar boas fotos, criando um aspecto autêntico. Mas, isso não quer dizer que você não possa fotografar à noite com o seu celular, desde que siga a mesma regra do dia. Por isso, procure lugares com luz ambiente, como refletores.

Caso decida utilizar o flash, use apenas durante o dia e nunca em favor à luz natural.

Evite aumentar o zoom da sua imagem

Não é sempre que vamos conseguir estar perto do alvo das nossas fotos. Ainda que, em um primeiro momento, dar zoom pareça ser a solução, o melhor é não ampliar as imagens. Se você o fizer, poderá perder a qualidade da foto, deixando ela embaçada ou pixelada, a depender da situação.

Por isso, procure se aproximar ao máximo do que você irá fotografar. Assim, você vai poder editar sua foto e encontrar detalhes do seu registro que poderão ser tão atrativos quanto o seu ponto focal. Além disso, não compromete a qualidade da sua imagem.

Explore diferentes ângulos

Sim, nós sabemos que existem capturas que são clássicas. Quando você está em um ponto turístico, pensamos em tirar a tradicional foto daquele local e mostrar para todos os nossos seguidores do Instagram. No entanto, como já dito, não é apenas você que tem essa ideia.

Assim, vale buscar novos ângulos para os seus registros. Treine o olhar, descubra a essência do local — você pode até conversar com moradores para saber o que é tradicional ali, para além dos pontos turísticos. Arrisque novas posições para tirar suas fotos. Tenha a certeza que muitos não tentaram fazer isso!

A Golden Hour não é tão popular no Instagram à toa

Golden Hour ou hora de ouro é o momento do dia em que o sol se torna um filtro natural, já que está se pondo e, com isso, mais fraco. A iluminação proporcionada é bem mais bonita e impactante do que em outros momentos dos dias ensolarados.

Por isso, vale a pena investir em fotos nessa parte do dia. Os fotógrafos, em geral, gostam desse momento. No Instagram, a Golden Hour é o horário preferido dos influenciadores, que fazem grande parte dos seus registros com essa ajuda natural. 

Aproveite o Instagram para praticar

Sendo uma rede social prioritariamente de imagens, o Instagram permite que você possa treinar seus registros e desenvolver suas técnicas. Por isso, faça suas publicações com o intuito de praticar, mesmo sabendo que outras pessoas estarão acompanhando. Quanto melhor estiverem suas fotografias, mais pessoas serão atraídas pelo seu trabalho. Por isso, não esconda suas imagens, mostre para o mundo a sua evolução!

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]