Home»Dicas de Fotografia»Dicas rápidas para a fotografia de ação

Dicas rápidas para a fotografia de ação

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Para melhorar as suas fotos, algumas dicas rápidas já podem ajudar. As dez dicas a seguir podem te ajudar a dominar a sua câmera digital e te ensinar alguns passos que os fotógrafos profissionais usam no dia-a-dia.

Conhecer é poder

Se você entender o esporte, ou atividade que você está fotografando você vai encontrar e escolher o momento certo com mais facilidade, porque você vai poder antecipar o que vai acontecer.
Por exemplo, para fazer uma fotografia de ação de um nadador, é altamente recomendado que você entenda o esporte. Dessa maneira, você vai saber qual é a periodicidade de respiração de um nadador e vai poder fazer a foto perfeita do rosto dele fora d’água.

Se você está fotografando um esporte que você não compreende totalmente, assista-o primeiro e gaste algum tempo aprendendo as regras – você vai perceber que as suas fotos vão ficar bem melhores.

fotografia de acao

Foque antes

Ao fotografar esportes repetitivos e atividades de ação, tais como corridas de automóveis, você vai ter uma boa ideia de quando as coisas vão acontecer – como o momento em que uma foto se aproxima de uma curva, por exemplo. Focar antecipadamente em um ponto especifico e disparar a câmera enquanto o objeto se move pode te ajudar muito. Você vai fazer com que suas chances de fazer uma imagem nítida sejam bem maiores.

Tempo e velocidade de obturador

A velocidade do obturador que você usa para congelar a ação vai ser ditada pelo assunto que você está fotografando e o quão grande – e pesada – sua lente fotográfica é. Como regra geral, é bom tentar manter a velocidade do obturador o mais rápida que puder e evitar deixá-la abaixo de 1/500 segundos quando for fazer uma fotografia de ação. Use uma configuração de ISO mais elevada se não houver luz suficiente.

Panning

Quando você faz o panning, você move a sua câmera de maneira em que ela siga a direção da ação fotografada. Se feito corretamente, uma fotografia feita com essa técnica sempre terá um plano de fundo desfocado, criando um incrível senso de energia, movimento e velocidade na sua fotografia de ação.
Esta é uma técnica difícil de dominar e você vai precisar de muita prática para fazê-la perfeitamente.

fotografia de acao

Pense no local

Coloque-se no lugar certo para obter a fotografia de ação que você quer. Com esportes e ação nem sempre é possível prever o que vai acontecer, mas você pode ser capaz de prever onde as coisas vão acontecer. Se possível, encontre o ponto de vista perfeito e, eventualmente, você vai começar a obter bons resultados. Sempre considere o plano de fundo que você vai usar para a sua foto. Uma fotografia de ação clássica pode ser arruinada por um fundo bagunçado.

Tenha uma boa lente

A escolha da lente é importante, especialmente para fotógrafos de esportes. Você só precisa olhar para as lentes que a imprensa esportiva usa para entender o quão importante é uma boa e grande lente para essas situações. Você também vai precisar de um monopé para te ajudar a carregar o peso do equipamento – especialmente se você for fotografar algum evento por horas.

lentes para fotografia de acao
REUTERS/Dominic Ebenbichler (AUSTRIA)

Conheça seu equipamento

É absolutamente essencial que você esteja totalmente familiarizado com todos os seus equipamentos fotográficos. Você deve conhecer o seu equipamento dentro e fora de modo que ele seja quase como uma extensão do seu corpo.
Você não consegue se concentrar corretamente se tiver que parar para pensar sobre quais configurações usar e quais botões fazem o que.

A prática leva à perfeição

Assim como tudo, fazer uma fotografia de ação também requer prática. Com essa modalidade, na qual as reações devem ser rápidas, técnicas precisas, como o panning, são essenciais, mas difíceis de serem atingidas corretamente. Por isso, saia por aí e fotografe exaustivamente até você começar a atingir os resultados que deseja. Não fique desanimado com a quantidade de fotos ruins que podem sair – você vai melhorar.

Se inspire

Com a internet ficou muito mais fácil procurar por inspirações. Estude e pesquise trabalhos de artistas e fotógrafos que se especializaram em fotografia de ação e observe os traços e as técnicas usadas por eles. Você pode aperfeiçoá-las e usá-las em seu trabalho até você consegue dominar tudo e criar as suas próprias técnicas e traços.

Post anterior

Como a profundidade de campo afeta suas fotografias ?

Próximo post

Revl Arc, primeira câmera de ação com estabilizador integrado

O Autor

Mariana Paschoal

Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.