Home»Artigos de Foto e Vídeo»A diferença entre lentes com abertura F-stop e T-stop

A diferença entre lentes com abertura F-stop e T-stop

eMania
10
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Você já se perguntou qual é a diferença entre uma Lente de abertura F-Stop e uma com abertura T-Stop? Já pesquisou ou procurou essas respostas e não achou? Esse post vai explicar de forma prática as diferenças entre as Lentes fotográficas F-Stop e T-Stop.

A abertura F-Stop é um valor teórico baseado na distância focal, enquanto a abertura T-Stop é um valor real testado. Mas o que isso quer dizer? Por exemplo, duas lentes como as Lentes Otto 55mm e 85mm, com abertura F-stop de f/1.4 vão oferecer valores de iluminação diferentes baseados na distância focal de cada lente, enquanto a Lente 55mm Otto com T-stop informará T1.5, e a Lente 85mm com T-stop, indicará proporcionalmente T1.7.

As lentes que utilizam o “T” como referência são geralmente lentes profissionais voltadas para vídeos, pois com esse sistema você tem as dimensões mais reais dos números de transmissão de dados de seus respectivos valores, o que facilita a edição de vídeos.

 lentes com abertura F-stop e T-stop

O que nos leva à pergunta que você provavelmente está se fazendo agora: por que a maioria das lentes fotográficas usa abertura F-Stop e lentes de cinema usam abertura T-Stop? Há três razões, de acordo com wolfcrow, que os fabricantes da lente da fotografia não se incomodam o T-stop.

  1. A medição de luz na câmera compensa a diferença de exposição entre a maior e a menor de duas lentes diferentes com o mesmo F-Stop, mas não faz isso em lentes T-stop e preserva as cores, aumentando contrastes, não causando diferença da tonalidade original da filmagem.
  2. A maior diferença de transmissão de dados de luz que você terá entre duas lentes com abertura T-stop é de cerca de 1/3 da, o que facilita correção no pós-processamento.
  3. Todas as novas lentes com abertura T-Stop devem ser testadas, o que certifica a garantia do produto e eleva o valor do equipamento.

Na cinematografia, por outro lado, é mais complicado. Múltiplas cenas capturadas em vários dias e, muitas vezes, composta de múltiplos ângulos capturado com mais de duas lentes com abertura T-Stop, significa que a correção de exposição no resultado final pode sair mais caro.

Porém, o investimento em uma lente com essa nova tecnologia pode indicar economia futura em trocas de lente, equipamentos fotográficos e ainda assim, são bem acessíveis, fornecendo resultados profissionais à baixo custo.

A tecnologia de abertura F-Stop, ainda é uma opção viável e mais em conta para os cineastas de hoje, mas as lentes de cinema profissionais, garantem no mínimo exposição de valores em abertura T-Stops.

 lentes com abertura F-stop e T-stop

O vídeo a seguir que encontramos explica de forma mais resumida e didática essa diferença, mas até o momento só foi disponibilizado em inglês:

 

Post anterior

5 formas criativas de fotografar !

Próximo post

Canon Investe em Impressoras Fotográficas com Tanques de Tinta em 2017