Diferenças entre Fotografia Comercial e Pessoal

Diferenças entre Fotografia Comercial e Pessoal

Quais as diferenças entre a fotografia comercial e fotografia pessoal? Inicialmente, podemos afirmar que a foto comercial pretende posicionar produtos e ofertas para a venda através da imagem.

Enquanto que a foto pessoal visa registrar momentos em família, no trabalho, na escola e para gerar recordações de diferentes momentos da vida. Ambos os estilos são importantes e impulsionam o mercado de fotografia.

Em muitos casos, o termo comercial pode ser substituído pela “fotografia publicitária”, porém a imagem publicitária visa apresentar e posicionar determinado produto ou conceito de serviço para determinado público consumidor.

A foto comercial pode se tornar mais abrangente, pois também poderá ser usada para apresentações da parte material e imaterial de uma empresa.

Atualmente, existe uma dúvida entre os profissionais em relação ao conceito de ser ou não ser fotógrafo profissional. Para algumas pessoas, basta comprar um máquina profissional para ser chamado de fotógrafo.

Claro que, qualquer pessoa pode comprar uma câmera, fazer um curso presencial ou online para aprender a manusear o equipamento e gerar boas imagens. Mas, para se tornar em um profissional é importante também experiência e vivência.

Diferenças entre Fotografia Comercial e Pessoal

Quais as diferenças entre a fotografia comercial e pessoal?

Como falamos na introdução, a imagem pessoal visa registrar momentos pessoais do indivíduo, da família e de grupos de pessoas que se relacionam socialmente.

O grande objetivo é realizar fotografias para registro de cunho pessoal e guardar como recordação. Em muitos casos, é indicado o uso de diferentes tipos de equipamentos comuns, semi profissionais e profissionais para gerar imagem de qualidade.

A fotografia comercial se faz presente no registro visual das atividades de uma empresa, marca e corporação produtiva. A imagem comercial abrange a publicitária, industrial, descritiva, e entre outros conceitos que visam apresentar diferentes ativos da empresa ou marca.

A expansão da fotografia

Diferenças entre Fotografia Comercial e Pessoal

A realização da imagem registrada através de filmes e pixels digitais sempre é considerada como um ativo cultural e econômico na sociedade moderna. Há mais de 150 anos, a fotografia tem evoluído bastante junto com o surgimento de novos equipamentos que tornam a fotografia cada vez mais acessível.

Atualmente, existem fotografias pessoais que possuem a mesma qualidade de imagens comerciais, pois a qualidade dos equipamentos e resolução das imagens tem se tornado cada vez mais presente, mesmo em equipamentos mais básicos.

Ao mesmo tempo que o equipamento de fotografia evoluiu, o conceito e os estilos de imagens também evoluíram bastante. Os profissionais também se aprimoraram muito nas últimas décadas dominando equipamentos, ângulos e edição em programas de digitalização.

Fotografia Comercial x Fotografia Pessoal

​Ambas mantém a técnica e a busca da melhor imagem possível. Caso a pessoa ou o empreendedor não domine todos os conceitos e técnicas, é indicado contratar fotógrafos profissionais para realizar fotografias comerciais, publicitárias, pessoais, familiares, de viagem e entre outras.

No caso de uma fotografia comercial, além do anúncio que veicula os produtos e serviços da marca, a empresa também pode investir na geração de imagens para catálogos, apresentação da empresa em slides, criação de cases e outros materiais de divulgação.

As empresas também contratam profissionais de fotografia para realização de diferentes tipos de imagens que possam ajudar a apresentar a empresa, seus produtos e ativos da melhor forma possível para o cliente.

Para a empresa é fundamental investir em comunicação visual, a fotografia é um elemento essencial. O grande objetivo neste caso é construir uma imagem positiva e que seja direcionar para o público certo.

No caso da fotografia comercial, o conteúdo pretende gerar recursos para compor campanha, ensaio gastronômico, fotos de produtos e serviços, e entre outros ativos da empresa.

Outros Estilos Fotográficos

Diferenças entre Fotografia Comercial e Pessoal

Existem outros estilos de fotografia que perpassam pelos estilos comerciais e pessoais. No caso da fotografia social temos o registro de encontros, eventos e outras recordações.

Abrange também as fotografias de casamentos, aniversários, formaturas e demais eventos de cunho social. Outro estilo bastante presente é a fotografia documental que pretende focar em registros.

A imagem documental é usada por empresas, famílias e outros grupos de interesses. Em muitos casos, a imagem documental pode se aproximar da imagem aplicada no jornalismo impresso e digital.

Atualmente, existem profissionais de fotografia documental que se dedicam a captar o registro de um fato ou momento a ser apresentado e arquivado. O elemento documental da imagem é contar uma história.

E essa história pode ser de cunho pessoal, corporativo, empresarial, religioso e entre outros. Outro estilo muito utilizado na imagem comercial e publicitária, temos também a fotografia artística que permite criatividade e técnica diferenciada.

No campo da artística, devemos lembrar que nem toda imagem é arte, como explicamos em relação à documental. No caso da artística, a imagem dependerá da visão do autor da fotografia.

Qual estilo escolher?

Ao compreender quais as diferenças entre a fotografia comercial e pessoal? Leigos e fotógrafos saberão buscar os melhores elementos para aplicar na criação e desenvolvimentos de fotografias que atendam os objetivos de cada tipo de projeto.

Em grande parte dos casos, os fotógrafos profissionais podem ser contratados pelo fato de serem profissionais que utilizam a atividade como fonte principal de renda sendo as fotos uma atividade de trabalho profissional .

O fotógrafo amador pode atuar para criação de um portfólio autoral e de imagens pessoais de médio valor agregado, porém o amador é aquele que, mesmo que domine as técnicas, não considera a atividade como fonte de renda.

Conclusão

Portanto, ao entender quais as diferenças entre a fotografia comercial e pessoal, tanto o cliente quanto o profissional em fotografia saberá trabalhar e escolher os conceitos corretos para a geração de uma imagem correta.

Em todos os casos são necessários também a utilização de equipamentos de fotografias adequados para cara ensaio ou registro, seja no estúdio ou nos ambientes externos.

Em tempos de informação digital, tem crescido cada vez mais a produção de imagens para sites, blogs e redes sociais, com a adição de novos elementos visuais que atendem empresas e pessoas da melhor forma possível.

Cabe identificar o verdadeiro objetivo da imagem, para escolher qual tipo de fotografia realizar.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]