Respondendo a 7 dúvidas frequentes sobre fotografia
Crédito de imagem: Foto de Marley Clovelly no Pexels.

Respondendo a 7 Dúvidas Frequentes sobre Fotografia

Para os iniciantes no universo da fotografia há sempre questões pertinentes a serem e pensadas e esclarecidas antes de começar a fotografar. A equipe eMania juntou algumas das dúvidas mais comuns sobre fotografia para orientar vocês e sugerir diversas possibilidades. Fotografar pode parecer muito complexo, inicialmente, mas lembre-se: é preciso estudar e praticar sempre para alcançar seus objetivos – e com a fotografia não é diferente. Então não deixe de acompanhar este artigo antes de adentrar nesse universo.

Como saber se Fotografia é para mim?

Primeiramente, você precisa analisar o seu gosto e as suas prioridades. Você precisa buscar se conhecer para fazer escolhas em qualquer área da sua vida. E com a fotografia não é diferente, pois é necessário identificar quais são os seus interesses. Pergunte-se: o que me chama atenção na fotografia?! De onde vem esse desejo de fotografar?! Eu me enxergo realizando essa profissão com prazer?! O que eu quero alcançar através da fotografia?! Essas e outras perguntas irão ajudar você a refletir sobre os seus anseios.

O que é necessário fazer para começar?

Você pode começar a estudar fotografia, seja em cursos ou por meio de pesquisas próprias, de acordo com suas condições. A internet nos proporciona diversos conhecimentos, então utilize essa ferramenta a seu favor. Pesquise o universo da fotografia, conheça as teorias, busque referências de fotógrafos e das diversas técnicas fotográficas. A partir daí, você irá perceber o quanto será mais fácil se orientar para começar a praticar a arte de fotografar. Quando puder, invista em uma câmera de acordo com suas condições e seu orçamento.





Respondendo a 7 dúvidas frequentes sobre fotografia
Crédito de imagem: Foto fornecida pelo site Pixabay.

Qual é a melhor Câmera e como eu devo escolher?

Inicialmente, é preciso dizer que não há um modelo específico de tal marca para você adquirir baseado no seu amadorismo. O universo fotográfico possui diversos equipamentos, e tudo irá depender do seu gosto e do seu orçamento. Você pode se identificar com uma determinada marca ou com um determinado modelo de câmera. Aos poucos, você irá descobrir qual equipamento atende melhor aos requisitos que você busca atingir.  Pesquise os diversos estilos e métodos fotográficos que existem, e que se encaixam com o seu gosto, para realizar sua escolha em adquirir essa aquisição.

Por onde devo começar a Fotografar?

Essa escolha dependerá muito do que você quer registrar e de quais técnicas você gosta de utilizar. Você pode fotografar eventos, pessoas, natureza, esportes, vida selvagem, entre outras sugestões. Seja qual for a sua escolha, busque conhecer a sua própria condição e emprenhe-se em realizar a sua função, esclareça suas dúvidas sobre fotografia. Está feliz com o resultado?! Ótimo! Siga em frente com as atividades. Está infeliz?! É hora de se abrir a novas possibilidades.

Qual é o melhor horário para Fotografar?

Tudo irá depender do objetivo que você procura alcançar como resultado de suas fotografias. Não existe uma regra específica, apenas uma orientação (um consenso) geral: fotografe em horários em que os raios UV são mais fracos – antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas da tarde, por exemplo. Caso você não siga esse critério, saiba que nem tudo está perdido! É para isso que servem os equipamentos de iluminação, portanto busque conhecer os diversos tipos e aprenda a utilizá-los de forma que atenda às suas necessidades.

Respondendo a 7 dúvidas frequentes sobre fotografia
Crédito de imagem: Foto de Min An no Pexels.

O que devo fazer para a imagem não sair borrada?

Na hora de fotografar, você precisa estar atento à configuração de sua câmera, principalmente à velocidade do obturador. Se a sua intenção é a de fotografar um objeto estático, pode ser que um “click” lento e um tripé proporcionem um bom resultado. Porém, no caso de um assunto em movimento, o “click” precisa estar rápido para conseguir capturar o objeto com efeito “congelado” para não borrar a imagem.

Para que serve o Tripé?

A vibração da câmera faz com que a imagem saia desfocada, por isso é necessário que haja um equilíbrio em relação à estabilização de imagem. Você pode utilizar um tripé para proporcionar estabilidade na hora de fotografar, evitando o desfoque não intencional das fotos. O tripé é eficaz no quesito equilíbrio, pois evita que haja movimentação de câmera fotográfica enquanto captura as imagens.

A partir daí, então, busque refletir sobre os pontos citados acima para responder às suas dúvidas sobre fotografia e para se tornar um excelente profissional no campo fotográfico. Busque sempre aprimorar suas técnicas e arrisque-se a novos desafios para o seu próprio crescer. Fotografar é uma arte que exige muito amor e dedicação, então aproveite cada oportunidade que você tiver para aprender um pouco, buscando aprender com os próprios erros e direcionando o olhar para novas referências e possibilidades que a fotografia permite.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]