Equipamentos para o Fotógrafo usar na viagem

0 34
Tempo de leitura: 4 minutos

Existem diversos equipamentos fotográficos para viagem que não podem faltar na mochila de um profissional ou amador na área da fotografia.

Sabemos que podem existir determinados itens e produtos que podem ser mais complicados para serem transportados em virtude do peso, do trajeto da viagem, da localização geográfica da cidade ou região a ser visitada, entre outros fatores que podem alterar a seleção dos equipamentos certos a serem levados.

Muitas vezes, pode acontecer do profissional começar a arruma a mochila para a viagem e não saber exatamente o que levar, sob o risco da desorientação de carregar um tripé pesado demais que não será útil ou de levar uma lente que não será de fato necessária.

Antes da viagem é importante fazer um roteiro do locais que serão de fato visitados ou que servirão como cenário para as fotografias, planejar os temas que serão abordados e quais tipos de câmeras profissionais e de lentes serão de fato necessárias.

Equipamentos para o Fotógrafo usar na viagem

Equipamentos Fotográficos para viagem

Caso o fotógrafo profissional e amador resolva fazer fotografias em uma região serrana, por exemplo, é importante lembrar se é necessário levar uma lente que consiga manter a luminosidade em locais com intensa névoa.

Em outras situações, ao realizar trabalhos em regiões litorâneas em épocas de verão, a intensidade da luz sola poderá exigir o uso de câmeras e de lente mais adequada.

Portanto, o roteiro da sessão de fotografias dependerá também do roteiro a ser percorrido na localização geográfica de cada ponto onde será realizada as captações de imagens.

A seguir indicamos uma lista de equipamentos e de itens que não podem faltar no dia a dia do profissional.

1) Mochila para transportar equipamentos

Seja para uma viagem longa ou curta, comprar uma mochila fotográfica é essencial. E não adiantar pensar em adaptar a mochilinha dos tempos de faculdade, pois a mochila fabricada para carregar equipamentos fotográficos possui estatura e medidas adequadas para transportar câmeras, acessórios e cabos, e ainda conta com tecido revestido para proteger melhor os itens em caso de chuva ou sol forte.

Equipamentos para o Fotógrafo usar na viagem
Photographer pack his camera and lenses to bagpack. Bag appliances for photography.

Essas mochilas podem ser encontradas em estabelecimentos que vendem bolsas e malas, além de lojas virtuais dedicadas para a venda de equipamentos, suporte e acessórios para fotógrafos.

A mochila deve ter espaço para receber os equipamentos e as devidas cases com segurança e conforto.

2) Câmera Fotográfica certa

O fotógrafo vai viajar ! Independente se a viagem é de cunho pessoal ou profissional, é bastante indicado pensar em organizar equipamentos fotográficos para viagem.

Em caso de trabalhos de alto nível, é importante adquirir câmera com alta qualidade de captação e armazenamento, que ofereça tanto os controles manuais quanto os automáticos.

Equipamentos para o Fotógrafo usar na viagem

Dentre as marcas, podemos encontrar bons equipamentos da Canon, JVC e Nikon, sendo indicado pesquisar por Câmeras DSLR e Câmeras Mirrorless.

3) Pense na qualidade da lente

Ao adquirir uma câmera procure avaliar a qualidade da lente fixa que já vem junto com a câmera, para depois pensar em adquirir lentes avulsas para adicionar no equipamento.

4) Lentes Grande angular e Tele

Em muitos casos, principalmente se a viagem é para a realização de trabalhos profissionais, o profissional necessitará de adquirir uma Lente Grande Angular para a sua viagem, ainda mais se a região visitada possui muitas paisagens naturais ou culturais.

Estamos falando de equipamentos mais pesados que exigirão carregar uma bolsa acessória somente para eles.

Equipamentos para o Fotógrafo usar na viagem

5) Smartphone

Como assim? Se estamos indicando o uso de câmeras profissionais ou semi profissionais para uma boa viagem, para que usar o smartphone para captar imagens.

Você pode até fazer algumas selfies, mas com certeza o celular não gerará o mesmo resultado de uma câmera profissional de alta qualidade. Porém, leve um bom smartphone no bolso, ele será importante para se comunicar, chamar um táxi e para se manter em contato com os familiares.

​6) Bateria e Carregadores da Câmera

Todos os equipamentos a serem transportados exigem energia, é importante levar todas as Baterias para Câmera e seu Carregadores, sendo indicado ainda levar um carregador reserva se possível.

No caso de estar viajando para uma região urbana onde há shoppings ou acesso à internet para fazer compras, não será complicado comprar um novo carregador caso você perca algum, mas imagine o fotógrafo caminhado no meio de uma região desértica, silvestre ou no interior de qualquer país onde não há lojas de equipamentos…E?

Equipamentos para o Fotógrafo usar na viagem

Não esqueça de compras novos carregadores para baterias de seus equipamentos é essencial para sucesso e tranquilidade em sua viagem fotográfica.

7) Tripé Portátil

Existem vários modelos de tripés que suportam diferentes tipos de máquinas e alturas, porém no caso de uma viagem mais leve é indicado comprar um tripé portátil que caberá em qualquer mala e, dependendo do comprimento, poderá caber até mesmo dentro de uma mochila.

8) Notebook

Ao pensar em equipamentos fotográficos para viagem, além de levar o smartphone é aconselhável levar um bom notebook para navegar na internet, postar as fotos realizadas e manter suas redes sociais atualizadas.

É importante manter o software da máquina fotográfica instalado no notebook e procurar por computadores portáteis que sejam menores e mais leves.

Equipamentos para o Fotógrafo usar na viagem

Caso esteja hospedado no hotel, você poderá deixar o computador guardado dentro de sua mala no quarto, utilizando sempre que retornar de um passeio ou trajeto. Somente carregue no notebook na mochila fotográfica caso precise muito do pc para navegar na internet em outro hotel ou localização.

9) HD Externo

Por melhores que sejam seus cartões de memória, junto com o notebook carregue um bom HD externo para guardar todas as fotos captadas durante a viagem, mesmo tendo todas salvas em um servidor nas nuvens ou nos cartões, o HD externo ajudará a armazenar tudo.​

10) Cartão de Memória

Falamos do cartão de memória anteriormente, eles são fundamentais para ampliar a capacidade de armazenamento de imagens e arquivos da máquina fotográfica.

Eles devem ser instalados na máquina fotográfica e retirados somente para descarregar os arquivos em outros equipamentos como o notebook, e nunca esqueça de ejetá-lo do sistema antes de retirá-lo do computador.

Equipamentos para o Fotógrafo usar na viagem

Conclusão

Neste artigo apresentamos importantes dicas de equipamentos fotográficos para viagem, incluindo a necessidade de transportar equipamentos eletrônicos que serão sempre úteis para todo o trajeto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade