Estúdio Fotográfico: por onde devo começar?
Crédito: Foto de Anna Shvets no Pexels.

Estúdio Fotográfico: por onde devo começar?

A maioria dos locais naturais ao ar livre e, até mesmo, locais urbanos ao ar livre têm luz natural – parques, reservas florestais, praias, praças, avenidas, entre outros. Não há necessidade de investir em nenhum equipamento de estúdio fotográfico logo no início de sua jornada na fotografia. Você não precisará utilizar equipamentos de flash, luzes externas, suportes de luz ou cenários. A luz natural pode ser a principal ferramenta para você iniciar a sua carreira – isso pode ajudar você a desenvolver o seu negócio sem custos extras. Mas, limitar-se apenas ao uso da luz natural não é uma regra que você deve manter sempre. Se você já tem uma certa experiência no universo fotográfico ou não se identifica com o estilo de fotografia utilizando a luz natural, este artigo irá lhe ajudar a compreender a direção que você pode tomar e os equipamentos dos quais você irá precisar.

Estúdio Fotográfico: por onde devo começar?
Crédito: Imagem de Free-Photos por Pixabay

Trabalhar em um estúdio fotográfico lhe proporciona mais oportunidades de fotografar; pois, dessa forma, você não precisa depender do clima perfeito ou da iluminação propícia para realizar o seu trabalho. Você já deve ter vivenciado diversos momentos nos quais a “mãe natureza” mudou completamente o seu planejamento. Em dias nublados ou chuvosos, por exemplo, a luz natural pode ser quase inexistente para fotografar o seu assunto; é aí que muita gente percebe que não dá para contar com essa estratégia para sempre, por ser algo muito imprevisível. Quando um fotógrafo se encontra em uma situação como essa, a iluminação para estúdio fotográfico pode ser a grande solução para os problemas. 

Para resolver essa questão e poder fotografar em qualquer clima, é preciso pesquisar bastante antes de pensar em definir quais são os equipamentos essenciais para você investir em um estúdio fotográfico. Você pode alugar ou comprar o seu próprio estúdio fotográfico à sua maneira, de acordo com a sua necessidade. Se estiver pensando em economizar, você também tem a opção de criar o seu próprio estúdio fotográfico doméstico configurado. Para isso, você certamente precisará montar uma lista de equipamentos que irá utilizar no dia a dia de sua rotina de trabalho. Talvez você pense: mas por onde devo começar?! 

Estúdio Fotográfico: por onde devo começar?
Crédito: Imagem de Free-Photos por Pixabay

A boa notícia é que obter uma configuração de estúdio pode ser algo barato ou caro, isso dependerá do seu orçamento e do propósito da sua atividade. Muitos fotógrafos experientes recomendariam que você olhasse quais são os seus objetivos de curto e longo prazo. A partir desse ponto, você poderá descobrir uma solução de estúdio fotográfico que atenda às suas necessidades e se encaixe em seu orçamento. A equipe eMania preparou este conteúdo para orientar você nessa fase a montar o seu próprio estúdio fotográfico, independente do local escolhido, tendo em vista as decisões importantes que devem ser consideradas e os equipamentos essenciais para a configuração desse estúdio.

Pergunte-se: de quanto espaço eu preciso?! Isso irá depender dos tipos de cliente e trabalho fotográfico que você deseja realizar. Talvez você não ache necessário converter algum quarto de sua casa em um estúdio fotográfico ou alugar algum espaço comercial e investir em equipamentos caros para convertê-lo em um estúdio. Há muitos estúdios fotográficos comerciais completos disponíveis para você realizar o seu trabalho através de um aluguel barato – havendo necessidade de uma filmagem comercial, por exemplo, você pode alugar o espaço por horas ou por dias. Nesse ponto, talvez seja mais interessante investir em um estúdio móvel, de forma que você possa configurá-lo com facilidade.

Pode ser em qualquer lugar de sua casa, até mesmo ao ar livre em dias propícios; isso lhe permitirá atender a demandas de clientes que preferem o trabalho fotográfico realizado com luz natural. É mais ou menos assim: você pode optar por fotografar em cômodos que fornecem luz natural por meio de janelas, clarabóias ou qualquer outro. Através do estúdio móvel, você também tem a possibilidade de fotografar em cômodos mais escuros da sua casa, com ausência de luz natural, utilizando equipamentos de iluminação artificial para realizar o trabalho. Para ser criativo (a) em sua fotografia, você só precisa de uma pequena fonte de luz e um pequeno espaço limpo – a partir daí, experimente diferentes técnicas.

Estúdio Fotográfico: por onde devo começar?
Crédtio: Imagem de Pexels por Pixabay.

Outra escolha importante é a do cenário que você irá utilizar em suas fotografias, pois os fundos criam uma aparência limpa e consistente para as imagens. Conseguir uma coleção de cenários para o seu estúdio fotográfico pode consumir uma boa parte parte do seu orçamento, portanto, defina quais são as suas prioridades. Pense em todos os cenários fotográficos que você deseja fazer em seu estúdio e quais cores irão se adequar melhor aos resultados que você precisa. Existem algumas opções de tipos de panos de fundo para investir, por exemplo: musselina (cenário fotográfico leve e muito versátil), tela de pintura (durável e de ótima qualidade), papel sem costura (fundo de transparência limpa) ou até um lençol velho podem ser escolhas inteligentes e práticas para a sua fotografia. 

Existem muitas possibilidades quando se trata de qual cenário fotográfico você pode utilizar em seus registros. O fundo ideal de suas imagens dependerá diretamente do tipo de fotografia que você deseja realizar. Por exemplo: algodão, vinil ou mesmo tábuas velhas de madeira são ótimos cenários para fotógrafos de alimentos, além de serem um investimento barato para adquirir – uma mesa velha também pode funcionar muito bem em sua fotografia. Para headshots ou fotos internas de família, até mesmo uma folha simples pode funcionar, depende da aparência, sensação e cor que você procura. Antes de investir em cenários para o seu estúdio fotográfico, preste atenção nas dimensões do cenário. Pergunte-se: que tipo de fotografia eu pretendo fazer em meu estúdio?!

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]