Home»Artigos»Filtro UV: Usar sempre ou eles podem afetar suas fotos?

Filtro UV: Usar sempre ou eles podem afetar suas fotos?

2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Durante um debate em um encontro de fotógrafos nos Estado Unidos, Roger Cicala, fotógrafo, escritor e colunista, levantou um questionamento sobre a usabilidade do filtro UV e como às vezes eles podem atrapalhar no resultado.

Cicala mostra antes e depois de testes feitos entre uma lente sem filtro e que mostram a diferença nas imagens, em seguida, fala sobre as diferenças entre os filtros que usam vidro óptico e vidro simples. Ele testou diversos modelos de filtro uv de lente para câmeras dslr, e os resultados mostraram imagens mais nítidas e melhor iluminada em alguns casos onde o filtro não era necessário. Isso não é uma surpresa – Cicala é conhecido por seus testes meticulosos e desmontagem lente, por isso é seguro dizer que ele sabe o que ele está falando aqui.

Algumas imagens apresentaram variações de cor, muitas aberrações e pouco contraste, pois nos ambientes com iluminação adequada o filtro reteve mais quantidade de luz, embora a nitidez tenha sido a mesma em todos os testes. Mas é o suficiente para fazer valer a pena o caso de não usar filtros?

A resposta para essa pergunta é NÃO, claro, mas ainda assim sua matéria ganhou repercussão por trazer um debate importante a respeito do filtro UV: Usar sempre ou eles podem afetar suas fotos? Como comprovado em seus testes, filtro para lente onde já há boas condições de luz a utilização deles se torna desnecessária e absorção de “luz útil” pode tirar a intensidade das cores e aumentar reflexos.

A seguir estão alguns comparativos de imagens ampliadas, tiradas com diferentes modelos e marcas de filtro uv que Cicala divulgou em sua página.

Filtro uv
Imagem ampliada de uma lente canon 200mm SEM filtro UV
filtro uv
Imagem ampliada de uma lente canon 200mm COM filtro UV de vidro simples

 

 

Filtro uv
Imagem ampliada de uma lente canon 200mm COM filtro UV de vidro ótico

 

 

 

 

Outro ponto importante abordado por ele foi a durabilidade dos filtros e qualidade do material usado. Muitas marcas desconhecidas utilizavam bons vidros óticos na construção do filtro uv, enquanto outras mais famosas apenas vidros comuns e isso prejudica o usuário, pois o vidro ótico possui especialmente construção para lidar com os raios UV de forma apropriada, barrando apenas esses tipos de raio em excesso, já os comuns apresentaram variações como impedir entrada de luz branca comum, escurecendo as imagens, por exemplo.

Além disso, filtros feitos com esse material não são resistentes e podem riscar a parte frontal de sua lente objetiva ao invés de protege-la. Depois de verificar o material ótico do vidro, veja também o anel de encaixe, se é feito de alumínio e está polido, para evitar riscos no material.

Filtro uv

Em suma, o bom senso prevalece. É necessário ter experiência e cautela na hora de escolher e utilizar o filtro uv, respeitando as condições de iluminações do ambiente em que você se encontra e também seu equipamento fotográfico!

Comentários

comentários

Post anterior

Piloto de avião aproveita profissão para fazer imagens incríveis com perspectiva diferenciada

Próximo post

GoPro salva a vida de jornalista iraquiano em zona de guerra