Fotógrafos registram as cidades que estão superando a pandemia da covid-19
Foto: James Keivom/New York Post

Fotógrafos registram as cidades que estão superando a pandemia da covid-19

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o surto de covid-19 se tratava de uma pandemia global. Desde então, tudo mudou.

Com o temor da contaminação, as pessoas se isolaram dentro de suas casas e, quando precisam sair às ruas, utilizam máscaras para se proteger. Mas, com a desenvolvimento de vacinas para o enfrentamento do vírus e políticas rigorosas de lockdown, a pandemia caminha para sua reta final.

Alguns dos países mais ricos, como os Estados Unidos e a Inglaterra, estão em estágio avançado da campanha de vacinação. Dessa forma, os governos começaram a flexibilizar medidas de isolamento, como abertura de estabelecimentos e permissão de público em eventos.

Em Ontario, no Canadá, medidas de restrições diminuíram nas últimas semanas – Foto: Xinhua

Quem pensou que nunca mais poderíamos viver uma vida como a de antes, ainda se surpreende com as cenas das últimas semanas. Em alguns lugares, a vacinação está tão rápida que os governantes já suspenderam a obrigatoriedade do uso de máscaras para pessoas que tomaram as duas doses da vacina.

O mundo da fotografia, é claro, foi responsável por registrar essa retomada em diversos cantos do mundo. Neste mês, cidades como Nova York e Paris voltaram às atividades. Antes de mais nada, é necessário lembrar que esses registros foram feitos em locais onde a população está vacinada em sua maioria. Por isso, você ainda precisa tomar os cuidados se não estiver em um país que esteja em fase avançada na vacinação.

Fotógrafos registram a retomada das principais cidades do mundo após um ano de pandemia

Nas últimas semanas, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos anunciou que a população totalmente vacinada, ou seja, que já tomou as duas doses contra a covid-19, não precisa usar máscara na maior parte dos lugares.

Com isso, algumas cidades já mostram como é o efeito desse anúncio. Nova York, cidade “morta” durante a pandemia, e que diziam que nunca retornaria ao normal no começo da pandemia, já mostra sinais de recuperação econômica. Além disso, com a população em sua maioria vacinada, bares, restaurantes e outros eventos mostram pessoas sem máscara e vivendo o tão sonhado retorno à normalidade.

Foto: Robert Miller/New York Post

Em Paris, outro exemplo de cidade que avança na sua campanha de vacinação, a esperança também contagia a cidade. O clima de otimismo é evidente, em primeiro lugar, por conta da reabertura das atividades. Além disso, toda a população adulta tomar a vacina a partir do dia 31 de maio.

Museu do Louvre reabriu no último dia 19 – Foto: Xinhua

De acordo com a União Europeia, o plano é vacinar 70% da população adulta até o fim de julho. Os europeus estão chegando à alta temporada de verão. Dessa forma, eles esperam avançar o mais rápido possível com a campanha de vacinação para conseguir receber turistas. O desejo do bloco é receber turistas que estejam vacinados nos próximos meses.

Com a volta das atividades e a permissão para viajar de pessoas com a vacinação completa, as fotografias de um mundo pós-pandemia já são consideradas bem curiosas, por conta da “novidade” de registrar pessoas convivendo em grandes grupos sem medo da contaminação. Depois de mais de um ano de isolamento, o mundo começa a dar os primeiros passos em direção à normalidade.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]