Fotografia Aérea Com Drones
Crédito: imagem fornecida pelo site Pixabay.

Fotografia Aérea Com Drones

A Fotografia Aérea trouxe um aspecto novo e empolgante através da utilização de drones, pois eles conseguem capturar imagens impressionantes. Todo esse trabalho pode ser exercido de forma muito mais simples, rápida e acessível para obter ótimos resultados. Há diversas opções no mercado para investir em equipamentos de fotografia aérea; levando em conta que os custos de aquisição são bastante flexíveis, tanto profissionais como amadores têm se tornado cada vez mais capazes de adquirir esses produtos.

De forma resumida e simplificada, a Fotografia Aérea consiste em utilizar qualquer objeto voador para capturar imagens – pode ser através de um drone, uma pipa, um balão, helicópteros, entre outros. Seja qual for o meio usado para efetuar os registros fotográficos, você precisará pesquisar mais sobre o assunto, aprender o seu conceito, investir em equipamentos e praticar novas técnicas e habilidades. Existe uma variedade enorme de drones disponíveis no mercado, portanto, considere dois fatores antes de escolher o equipamento certo para a sua fotografia aérea: qual tipo de câmera o drone pode suportar e as capacidades de voo do drone.

Fotografia Aérea Com Drones
Crédito: imagem fornecida pelo site Pixabay.

Alguns modelos de drones suportam a conexão de uma câmera GoPro e têm capacidade para permanecer no ar por cerca de 15 a 20 minutos. Muitos drones possuem tecnologias integradas, como: prevenção de colisão ou recurso de retorno para casa – esse mecanismo permite que o drone retorne automaticamente para casa se a bateria estiver fraca ou se você o perder de vista. As câmeras embutidas em alguns drones, possuem a capacidade de gravar vídeos em qualidade 4K e de fotografar com até 16 MP.

Diante de todas as capacidades e possibilidades que os drones podem oferecer, não deixe de fazer muita pesquisa antes de investir no equipamento certo. Se você está preocupado em saber como manusear um drone ou outro objeto fotográfico aéreo, fique tranquilo; esses equipamentos possuem fácil operação e podem praticamente voar “sozinhos”. Lembre-se apenas de carregar a bateria, instalar o aplicativo controlador em seu dispositivo móvel e sincronizar seu domínio com o seu aplicativo móvel; depois disso, é só começar a treinar.

Fotografia Aérea Com Drones
Crédito imagem fornecida pelo site Pixabay.

Você pode configurar limitações em seu aplicativo móvel para definir a altura que o seu drone irá voar ou a distância que ele irá percorrer. Um espaço vasto e aberto, como um campo ou um parque, é ideal para praticar os voos com o seu equipamento aéreo. Apesar de haver drones fáceis de pilotar, você pode algum tempo para se acostumar e obter bons registros. Você irá compreender aos poucos o funcionamento dos drones e aprenderá a manuseá-lo aos poucos. A partir daí, experimente ângulos, zoom e cliques à distância para conhecer a capacidade do seu equipamento em capturar imagens.

Dominar a fotografia com drone é um aspecto único que você pode fazer a diferença em seu trabalho como fotógrafo. Capturar imagens a mais de 100 metros de altura no céu irá proporcionar imagens impressionantes que mostram o mundo a partir de uma nova perspectiva. Você aprenderá a trabalhar com as limitações de seu drone a partir do momento que começar a praticar a fotografia aérea. Quando se trata de tirar fotos estáticas, você precisa utilizar as mesmas técnicas que você utiliza com as Câmeras DSLR’s. A maioria das câmeras de drones possui sensores menores de forma semelhante às câmeras compactas ou de smartphone.

Fotografia Aérea Com Drones
Crédito: imagem fornecida pelo site Pixabay.

Seja em fotografia de casamento, de paisagem, de retrato ou de qualquer outra natureza, a fotografia com drones irá agregar mais valo ao seu negócio e à sua remuneração. Mas antes de entrar no mercado fotográfico, descubra quais são os valores das taxas de fotos com drones com base no nível e habilidade do profissional e defina seu preço a partir dessa análise. Conheças algumas outras aplicações interessantes nas quais você pode utilizar a fotografia aérea com drones:

  • Fotografia de drones imobiliários: as imagens capturadas a partir de drones adicionam uma perspectiva peculiar em relação à propriedade. Esse tipo de fotografia expressa uma compreensão mais clara do imóvel e de suas belezas.
  • Fotografia de esporte e movimento: agora não há necessidade de fixar câmeras em vários locais durante uma corrida ou um evento esportivo. É possível registrar os movimentos dos atletas e capturar imagens surpreendentes. Através dos drones é possível obter uma visão mais clara e distante de todos os esportes.
  • Cinema: devido ao custo relativamente baixo (preços mais baratos em relação ao aluguel de helicópteros ou guindastes), os drones têm se tornado uma boa opção na área da cinematografia. Muitos cineastas já utilizam essa opção na hora de filmar cenas inéditas que podem revolucionar o conceito de fotografia.
Fotografia Aérea Com Drones
Crédito: imagem fornecida pelo site Pixabay.
  • Fotografia aquática: há também opções de drones aquáticos que possuem várias utilidades e são controlados por smartphones (o drone Ziphius, por exemplo). Através destes equipamentos, você pode capturar imagens não apenas aéreas, mas fotografia surpreendentes do fundo do mar.
  • Iluminação de estúdio para sessões de fotos: ao invés de utilizar lanternas, guarda-chuvas fotográficos conversíveis, discos refletores e muitos cabos de alimentação, você pode usar drones para iluminar a sessão fotográfica. Os drones possuem uma alternativa portátil e automatizada; eles podem ser equipados com luz para serem explorados pelos fotógrafos com um controle remoto; isto garantiu criatividade sem limites aos profissionais da fotografia.
  • Fotografia de casamento: muitos clientes estão dispostos a pagar valores premium ao optar por serviços de fotografia que utilizam drone. A fotografia de casamento com drones oferece uma visão muito mais ampla e inovadora, diferente do que costuma ser ofertado no mercado. Há opções de drones bem equipados para serem gerenciados em espaços menores e mais limitados.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]