Fotografia como ferramenta de vendas

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A fotografia como ferramenta de vendas tem sido cada vez mais considerada para empresas presenciais e online. Como diz o velho ditado, uma imagem vale mais do que mil palavras, e ainda pode ajudar a vender sem usar excesso de palavras no processo de persuasão de vendas.

Seja através de um anúncio, quadro em uma vitrine física, loja virtual própria ou e-commerce, saber trabalhar a imagem de um produto ou descrição de serviço por meio de uma peça publicitária gera valor para a produção, atração em relação ao cliente e, principalmente, fortalece o posicionamento.

Neste artigo falaremos mais sobre as atribuições positivas de utilizar a foto como recurso de vendas e como a imagem é essencial para o reconhecimento do produto e para otimizar as suas vendas.

Fotografia como ferramenta de vendas

A criação, elaboração e edição de fotos profissionais para apresentar o produto, inserir a imagem do produto em uma peça publicitária e para apresentá-lo em meios digitais como as rede sociais é de suma importância para o processo de vendas.

Inicialmente, a imagem que possui alta qualidade poderá atrair mais público, gerar mais interesse e de fato criar vínculo informativo de atração para formar novos clientes.

Sabemos que da mesma forma que a tecnologia avançou bastante, o acesso à informação por parte do consumidor também. Além das descrições textuais e técnicas, o consumidor procurará conhecer o produto da melhor forma possível, principalmente, quando a venda é feita remotamente através da internet.

Geralmente, uma foto de baixa qualidade e com poucos ângulos poderá comprometer o interesse do cliente potencial. Por outro lado, o acesso a produtos de alta qualidade, com a exploração de diversos ângulos sobre o objeto e boa iluminação demonstra profissionalismo e alto nível de detalhismo para apresentar e posicionar o produto.

O grande objetivo é evitar o uso de imagens de baixa qualidade para que o público não ignore a oferta e o produto.

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Mensagem transparente e clara

Ao entender a fotografia como ferramenta de vendas é importante apresentar sempre o produto na foto em primeiro plano, a foto precisa ter qualidade, fazer sentido e não deixar nenhum mistério no ar.


A presença da marca no anúncio precisa ser clara e objetiva, pensando sempre na persona (cliente idealizado) para atingir o público-alvo com a a mensagem e oferta certa.

Imagens inspiradoras

Sabemos que uma imagem pode ter a capacidade de mover as pessoas a se sentirem cada vez mais engajadas para conhecer algo, sentir interesse e tomar a decisão de compra certa.

Devemos ainda lembrar que a imagem, mesmo no formato de uma fotografia, está sempre presente ao nosso redor, seja através da TV, sites de internet, blogs, catálogos impressos, revistas e jornais , outdoors e entre outras mídias analógicas e digitais.

Sendo assim, mesmo que o profissional de fotografia atue diretamente com a produção de imagens para plataformas digitais, é necessário pensar onde a imagem poderá chegar em seu processo de promoção de vendas de um produto.

Muitas vezes, seja através de um trabalho de um profissional ou amador, a imagem do produto poderá ser inserida em um market place, mas com o crescimento das vendas ou do negócio, a imagem de cada produto poderá também ser aproveitada para divulgação em outras mídias. Neste caso, pensar e investir em qualidade é primordial.

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Nas redes sociais

Compreendendo a fotografia como ferramenta de vendas, devemos ressaltar a necessidade de manter atualizada as postagens em redes sociais como Facebook, Instagram e Pinterest.

Nas redes sociais, cada postagem poderá ser orgânica ou impulsionada (paga para atrair mais pessoas), lembrando que o Instagram tem sido a rede social mais atrativa para gerar engajamento e valorizar a presença de um determinado produto.

Como criar boas fotografias?

Em primeiro lugar, mesmo que você utilize o celular ou tablet para captar as imagens dos produtos, é importante pensar em investir em uma câmera semi profissional ou profissional para elevar a qualidade.

Outro fator é o de estudar as técnicas essenciais de fotografia como iluminação, ângulo, volume, sombra e entre outros fatores técnicos para saber criar fotos melhores mesmo que em nível básico.

Aliado o uso do melhor equipamento possível com a adição de técnicas fundamentais os resultados tendem a ser melhores com o passar do tempo.

Porém, caso você seja um empreendedor com pouco tempo e que não pode confiar a tarefa da fotografia como ferramenta de vendas para qualquer curioso, a boa dica é também saber contratar um bom profissional de fotografia para atingir os melhores resultados de forma satisfatória.

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Pense em gerar imagens próprias

Além da possibilidade de aproveitar fotos padronizadas que você pode encontrar no Google imagens para inserir em seu e-commerce, pensar em criar as próprias fotos personalizadas pode ajudar a criar vantagem competitiva e a criar uma diferenciação de mercado única, principalmente, na internet.

Principalmente, quando você mesmo é o fabricante dos seus produtos, seja como artesão, desenvolvedor ou criativo, será obrigatório criar as próprias imagens dos produtos que você cria, fabrica e distribui.

Seja para vender produtos próprios ou para revender produtos de terceiros (fornecedores de produtos conhecidos) é indicado procurar captar fotos que consigam representar o produto como ele é na realidade e intensificando os seus melhores atributos.

Analise sempre a qualidade da imagem

O enquadramento não ficou perfeito? A iluminação está muito abaixo do esperado, o produto está sendo apresentado com pouco ou muito brilho? Então não publique essa imagem na sua loja online ou física.

É fundamental que todos os elementos da imagem estejam uniformes e em harmonia para evita conflitos na imagem.

Antes e publicar, avalie sempre o resultado e selecione bastante, e para selecionar é importante gerar muitas imagens, no mínimo dez captações do mesmo produto.

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Conclusão

Neste artigo abordamos sobre a geração da fotografia como ferramenta de vendas, ressaltando a necessidade de criar e gerar boas imagens para apresentar e posicionar o produto da melhor forma em plataformas analógicas, digitais e até mesmo em lojas físicas.

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