Fotografia de alimentos: 7 dicas para melhorar suas capturas

Fotografia de Alimentos: 7 dicas para melhorar suas capturas

A fotografia de alimentos vem ganhando popularidade com o passar dos anos, principalmente com o advento de redes sociais como o Instagram. Isso, sem contar restaurantes ou empresas que oferecem serviços de entrega ou exibem suas fotos em fotos promocionais em seus sites.

Com o aumento da procura por cardápios na internet, por exemplo, se destacar com seus pratos se tornou essencial para deixar os clientes com água na boca. Por isso, uma boa fotografia pode ser uma diferencial na hora de atrair novos consumidores.

Separamos aqui, algumas dicas para você tirar boas fotos dos seus alimentos, confira.

Dicas para melhorar suas Fotografias de Alimentos

ILUMINAÇÃO

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que a maneira como as pessoas observam um prato se altera conforme a iluminação. Dependendo de como a luz aparece na sua fotografia, ela pode se tornar mais atraente. Por isso, preste atenção em como você usa a iluminação nos registros das comidas.

A luz natural pode ser uma ótima pedida, pois proporciona uma aparência atraente e suave. Você pode posicionar a comida próxima a uma janela, com uma cortina branca, que deixa a entrada de luz mais delicada. Como afirma a fotógrafa de alimentos Ewen Bell: “Na luz certa, quase qualquer cena pode parecer convidativa”.

ÂNGULO

Um bom ângulo é essencial para uma boa fotografia de alimentos. Além de você conseguir captar sua comida da melhor forma, isso pode te ajudar também com a luz da sua cena. Por isso, teste vários para a sua fotografia. Se você está fotografando comidas que possuem um formato vertical, aposte em vários ângulos, por exemplo. Uma foto feita de cima para baixo, clássica para exibir receitas em pratos ou panelas, pode não funcionar para a fotografia de um hambúrguer, por exemplo.

USE ALIMENTOS FRESCOS

Essa dica é essencial para você ter uma foto que deixe o observador com água na boca. Sempre que for fotografar alimentos, opte pelos frescos. Afinal, qualquer imperfeição, “machucado”, amassado ou coloração diferente da habitual pode deixar a fotografia menos “apetitosa” para as outras pessoas. Além disso, opte por alimentos com o formato mais normal possível.

MANTENHA OS PRATOS E TALHERES LIMPOS

Tratando-se de uma fotografia em que todos os detalhes são perceptíveis, é importante que você se atente a todos eles na hora de fazer sua captura. Por isso, limpe o prato, os talheres e vidros quando for tirar a foto da sua comida. Preste atenção em marcas de dedo, respingos ou qualquer coisa que possa ser observada a olho nu por outra pessoa. Você pode utilizar um pano ou flanela para retirar essas imperfeições, que podem ser pequenas, mas evitam horas na frente de um programa de edição.

LENTE DA CÂMERA

A hora de escolher uma lente, principalmente para os iniciantes, é complicada. Com uma grande quantidade para se trabalhar, escolher uma ideal pode ser difícil. Mas, para tirar boas fotografias de alimentos, lentes de 50 mm fazem um bom trabalho. Elas possuem uma boa captura de luz e deixam as imagens com ótima nitidez, além de serem baratas e ideais para fotos de natureza-morta, como são das de comida. Você pode optar por uma abertura f/2 para fazer suas capturas.

PREPARAÇÃO

Não apenas as fotos das comidas prontas são interessantes de serem capturadas. As fotografias que retratam as etapas de preparação dos alimentos também possuem seu valor. Às vezes, se o resultado final da comida não saiu tão bonito quanto o esperado, os “bastidores” podem acabar fazendo a diferença e atraindo os olhares dos observadores. Além disso, ainda valoriza o trabalho do chef.

TRUQUES

Uma boa fotografia de alimentos também tem seus truques. Para fazer uma carne parecer bem suculenta, por exemplo, você pode pincelar um pouco óleo vegetal por cima. Assim, você também pode fazer com verduras, borrifando um pouco de água também, para dar aquele ar de comida fresca.

E para fazer espuma em cerveja, café ou leite, você pode despejar um pouco de detergente para criar o efeito nas suas bebidas. Por falar em espuma, use creme de barbear no lugar de chantilly para fotografar comidas com creme.

Se você quiser um pouco de fumaça no seu prato ou panela, faça bolinhas de algodão e encharque-as de água. Depois, deixe no microondas por um tempo e coloque-as atrás do seu prato ou panela para criar o efeito.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]