O Guia do Iniciante em Fotografia de Eventos
Crédito: Foto de Pixabay no Pexels.

O Guia do Iniciante em Fotografia de Eventos

A fotografia de eventos pode ser uma ótima forma de adquirir prática e desenvolver suas habilidades para iniciar sua carreira. Esse tipo de fotografia consiste em fotografar um grupo de pessoas em qualquer tipo de evento no local determinado – desde casamentos a concertos, eventos corporativos, retiros, celebrações. Na maioria das vezes as fotos serão espontâneas, semelhantes às fotojornalísticas; porém, algumas serão posadas para representar e dar destaque a momentos específicos. Para atuar neste ramo da fotografia, você deve ser flexível em suas técnicas e habilidades, apesar dos desafios que os eventos apresentam.

Se você tiver disposição e dedicar um tempo para dominar essa prática, você poderá administrar um bom fluxo de caixa em seu negócio. Os eventos corporativos proporcionam boas oportunidades para adquirir uma boa renda e ótimas chances de novos contratos para ocasiões futuras, caso o fotógrafo apresente um trabalho de excelente qualidade. Portanto, tenha isto em mente na hora de fotografar eventos: cada evento é único, cada pessoa é diferente e cada momento é singular. Ainda que você esteja fotografando o terceiro casamento no mesmo dia, entenda que você precisa ter sensibilidade para capturar as situações de forma exclusiva.

O Guia do Iniciante em Fotografia de Eventos
Crédito: Imagem de Free-Photos por Pixabay.

É importante que suas imagens transpareçam os sentimentos envolvidos nas lembranças eternizadas para que gerem sensações verdadeiras no espectador. Mas, para ter sucesso nessa área, você precisará assumir por diversas vezes o papel de documentarista – para não perder as cenas mais importantes. Outro atitude importante é compreender as necessidades e expectativas do seu cliente; para isso, você precisa ter noção do que você está sendo solicitado a fazer. Após ser contratado para registrar imagens de um evento, marque uma reunião com a pessoa responsável pela organização do caso. Tente marcar uma visita ao local e se informe sobre o que irá acontecer, como tudo irá funcionar.

Faça perguntas ao cliente: que estilo você quer? Para qual uso as fotos serão tiradas? Este é um local formal para fotos de evento? A partir dessas indagações, você irá obter informações que lhe ajudarão a elaborar o cronograma para o evento e a definir quais equipamentos de fotografia você deverá utilizar para alcançar o resultado esperado. Combine o número necessário de fotos, descubra se haverá pessoas VIPs para serem fotografadas, defina quais serão as imagens obrigatórias e confira se seu cliente tem algum pedido especial. Monte uma lista detalhada de tomadas e certifique-se de esclarecer com o organizador do evento os pontos citados anteriormente – não se esqueça de conferir a lista durante a cobertura do evento para se manter organizado e focado.

O Guia do Iniciante em Fotografia de Eventos
Crédito: Imagem de Mari Smith por Pixabay.

Chegue cedo no local previsto, pois um verdadeiro profissional da fotografia de eventos tem a pontualidade como sua maior aliada e procura sempre ir além do esperado. Chegue no local do evento um pouco antes do horário marcado para se preparar com calma, contando sempre com os imprevistos. Tire alguns minutos para sondar o local e saiba com antecedência e descubra os melhores pontos para fotografar; dessa forma, você saberá quais ambientes funcionarão melhor para você e será capaz de aperfeiçoar as configurações de flash e de sua câmera. Você também terá a oportunidade de capturar cenas dos bastidores e dos preparativos pré-evento – cenários, decorações e o trabalho das equipes.

Você precisa levar em conta o tipo de traje definido e procurar se adequar ao evento de acordo com suas possibilidades, então, vista-se de acordo. Isso demonstrará profissionalismo e a facilidade que você tem de se adaptar às diversas situações de trabalho. É importante que você tente se misturar da melhor forma possível para que as pessoas estejam à vontade enquanto você as fotografa. Sempre haverá eventos mais sofisticados que outros, portanto, saiba com antecedência os requisitos de vestimenta.

O Guia do Iniciante em Fotografia de Eventos
Crédito: Foto de cottonbro no Pexels.

Esteja sempre atento aos acontecimentos do evento, observa o ambiente e as atitudes das pessoas ao seu redor; ande pelo local à procura de momentos únicos e especiais. Em certas ocasiões, você irá capturar imagens espontâneas; em outras, você precisará conversar educadamente com os participantes e perguntar se pode fotografá-los. Evite gastar muito tempo fotografando apenas um determinado grupo; siga em frente, capture diferentes momentos e represente novos olhares. Tenha isto em mente: ainda que você converse com algumas pessoas, você não está lá para socializar, comer ou beber com os convidados. Você não precisa agir com frieza ou indiferença, mas preocupe-se em manter a educação, o respeito e o profissionalismo.

No que diz respeito às condições de iluminação nos ambientes do evento, pratique com antecedência como fotografar em locais com pouca luz para não errar no dia. Domine o disparo manual da câmera, o flash e as configurações do triângulo da exposição, pois os modos automáticos da câmera podem agir de forma imprevisível. Enquanto você pratica suas fotografias com pouca luz, experimente algumas amostras com diferentes configurações de ISO para descobrir qual linha você deve seguir. Conheça as possibilidades que sua câmera lhe proporciona para que você não tenha que descartar grande parte do seu trabalho. Na hora de utilizar o flash, procure fotografar com luzes suaves e difusas para que haja harmonia na composição fotográfica.

O Guia do Iniciante em Fotografia de Eventos
Crédito: Foto de Luis Quintero no Pexels.

Salve suas fotografias em RAW, para que seja mais fácil corrigir as cores e os erros de exposição na hora de editar as imagens. Esse formato de arquivo permite que você controle o balanço de branco, a tonalidade e os detalhes de contraste com mais eficácia. Com o software certo de edição você tem a chance de editar imagens rapidamente se souber utilizar as ferramentas certas na hora dos ajustes básicos. Por exemplo: se um local usou uma iluminação colorida, um ajuste de nível pode corrigir isso de forma rápida. Você pode configurar apenas um lote e aplicar a todas as fotografias, o que lhe permitirá economizar horas de trabalho na fase de pós-processamento.

Por último, entregue suas fotos rapidamente ao seu cliente, enquanto o evento ainda está “fresco” em suas mentes. Separe um conjunto de boas imagens que inclua todas as pessoas VIPs, pelo menos uma de cada participante e escolha as melhores fotos do evento. É mais conveniente enviar suas fotos ao contratante por meio de uma plataforma digital, para que a comunicação entre vocês seja mais rápida e prática. Atenda às solicitações do seu cliente e dê espaço para que ele possa corrigir, comentar ou pedir modificações em determinadas imagens. Seguindo esses passos, você terá a chance de oferecer um serviço de qualidade e poderá crescer rapidamente neste ramo.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]