Dicas de Fotografia de Natal
Crédito de imagem: Foto de Jeswin Thomas no Pexels.

Dicas de Fotografia de Natal

O natal é uma época regada de emoções e ações que proporcionam belos registros de imagens; e cabe a você manter sempre atento o seu olhar fotográfico para capturar cada cena, que um dia se tornará uma lembrança. Você pode aproveitar a luz do dia para fotografar o ambiente festivo, aquele almoço em família, os elementos naturais ou seja lá o que for. A noite, portanto, traz consigo também muitas belezas que podem se tornar fotografias cativantes, por exemplo: o clima festivo, as decorações de natal, as luzes artificiais e coloridas que enfeitam o ambiente, entre outras possibilidades.

Luzes e enfeites de natal

Esses dois são as decorações mais comuns de serem encontradas em cada comemoração de natal. Você pode elaborar diversas ideias criativas a partir dos critérios de luz e sombra, enquadramentos singulares ou retratos significativos. Não tenha medo de se arriscar e gerar novas concepções a partir de suas ideias. Se você estiver atento aos detalhes ao seu redor, você enxergará variadas chances de colocar em prática o seu conhecimento e desenvolver melhor suas habilidades. Você pode aproveitar boas oportunidades através dos famosos “clichês” de maneira criativa, por exemplo: faça com que alguma decoração natalina em primeiro plano, fazendo com que contorne o objeto principal de sua foto – estabelecendo profundidade em relação aos planos.

Efeito “Bokeh”

Você também pode utilizar uma estratégia bastante comum para fotografar enfeites ou luzes de árvores de natal através da técnica “Bokeh”. Explicando de forma básica, essa técnica diz respeito a alguma parte da foto que está fora de foco propositalmente. Esse desfoque é produzido pela lente para que o fundo fique borrado e o assunto principal apareça nítido, em destaque. Esse efeito pode ser produzido da seguinte forma: basta colocar um pedaço de papelão preto recortado (com a forma que você quiser) na frente da lente. As luzes desfocadas irão assumir a forma do papelão que você cortou – se você cortar de forma circular, por exemplo, as luzes ao fundo da fotografia podem aparecer circulares e borradas. Essa técnica adiciona personalidade aos resultados de suas fotos.

Dicas de Fotografia de Natal
Crédito de imagem: Imagem de Jason Goh por Pixabay.

Configurações de Câmera

Possivelmente haverá muitas fontes de luz práticas adicionais “ligadas” durante a época do Natal que poderão aumentar o nível de luz ambiente até certo ponto, mas não tão alto que você possa fotografar em ISO 100, então lembre-se de ajustar as configurações de luz da sua câmera. Não se esqueça de utilizar uma velocidade mais rápida na hora de fotografar cenas espontâneas se o seu intuito for registrar de forma “congelada” o assunto principal de cada imagem. Lembre-se dos conceitos básicos de configuração de câmera para alcançar um desempenho de maior qualidade na hora de fotografar.

Capture os momentos em família

A fotografia oportuniza a eternização de momentos ao registrar cada ação ou expressão. Desde os preparativos até o momento da celebração de natal, aproveite cada instante para tirar fotos das pessoas interagindo entre si, dos sorrisos e gestos, da união e do companheirismo, da gratidão. Durante a comemoração, dê sugestões de como ou onde os familiares poderão se posicionar para as fotos e capture os laços entre eles. Esteja sensível e atento aos olhares, aos gestos e comportamento das pessoas para fotografar.  E não se esqueça de posicionar a câmera num tripé e utilizar o temporizador do disparo automático para registrar alguns desses momentos nos quais você estiver presente.

Dicas de Fotografia de Natal
Crédito de imagem: Foto de Jonathan Borba no Pexels.

Tipos de enquadramento

Você precisará escolher qual tipo de enquadramento irá utilizar. Você pode preencher a sua foto com os elementos mais interessantes que você puder encontrar; ou simplesmente optar por registrar a imagem com o assunto principal por completo e distante, rodeado por “zonas mortas”. Ao capturar a imagem de seu objeto principal, defina o plano que será utilizado e registre detalhes dignos de nota. É essencial pensar na composição fotográfica antes de fotografar, pois ela determina se você irá alcançar bons resultados.

O plano geral ou aberto, por exemplo, é o tipo de enquadramento em que o assunto principal é fotografado por completo, mostrando o ambiente ao redor dele (o que pode destacar diversas “zonas mortas”). Já o plano detalhe enquadra uma parte específica do assunto para enfatizar e valorizar o objeto. A partir desses conhecimentos, você irá se aprimorando a cada registro fotográfico e proporcionará lembranças concretas de acontecimentos que ficaram apenas na memória.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]