Fotografia de produto (dicas para iniciantes)
Crédito: Imagem de Pexels por Pixabay.

Fotografia de produto (dicas para iniciantes)

A compra online facilitou a vida de consumidores por toda parte do mundo e tornou mais fácil a prática de administrar negócios. A oportunidade de divulgar o seu serviço e expandir o seu negócio pode ser gerada a partir da fotografia de produto; vender através de plataformas da internet tem se tornado algo cada vez mais comum e rentável. Para dar o pontapé inicial, você pode criar um site com o intuito de apresentar o seu produto ao espectador. O seu site precisa estar otimizado para SEO (como mecanismo de pesquisa) para que ele tenha mais chances de ser encontrado nos resultados de pesquisa; adicione ao seu conteúdo as palavras-chaves mais pesquisadas pelo seu público-alvo.

Se o seu objetivo é entrar no ramo da fotografia de produtos, escolha suas melhores; imagens (de forma diversificada) e descreva o que você tem a oferecer a partir desses estilos. Mostre sua facilidade em fotografar produtos de várias espécimes e apresente suas habilidades para realizar o trabalho que você pretende fazer. O comércio eletrônico é uma indústria e continua crescendo, e você pode fazer isso sem sair de casa; você não precisa mais de uma vitrine ou de vários funcionários para vender um produto. Isso representa uma grande oportunidade, ao mesmo tempo em que promove uma grande competição no mercado; por isso, você precisa conhecer bem o seu público-alvo e o mercado de vendas online para dar destaque ao seu trabalho.  Fotografias nítidas e criativas de produtos demonstram a sua capacidade de fornecer um serviço profissional; portanto, dê o seu melhor e utilize as técnicas que mais valorizam as qualidade dos produtos que você fotografar. A equipe eMania preparou algumas dicas para você, fotógrafo, que quer iniciar a sua carreira na fotografia de produto:

Fotografia de produto (dicas para iniciantes)
Crédito: Imagem de donterase por Pixabay.

Selecione a Câmera Certa

Se você quer obter as melhores fotos de produto, você precisa investir na câmera certa – aquela que condiz com sua renda e seus objetivos. Há diversas marcas e modelos disponíveis para você no mercado, então pesquise bastante e escolha de forma consciente. Avalie seu orçamento e as suas necessidades, discernido o que você pode ou não adquirir e como você fará para alcançar as suas metas. As câmeras DSLR sempre serão uma boa opção para você investir em qualquer que seja a área da fotografia. NO que diz respeito à fotografia de produto, as câmeras DSLR possuem uma lente destacável, que possui a opção de trocar sua lente original por outro tipo de lente (zoom, macro etc.). Elas também possuem a opção de ajustar algumas configurações, como: balanço do branco, abertura do diafragma, velocidade do obturar, ISSO, entre outras.

Fotografia de produto (dicas para iniciantes)
Crédito: Imagem de Free-Photos por Pixabay.

Se você está iniciando no mundo da fotografia ou ainda não sente muita segurança para configurar manualmente as diversas opções que as câmeras profissionais oferecem, invista em câmeras que não possuem lentes removíveis e se ajustam fácil e automaticamente aos ambiente. Elas são mais fáceis de manusear e mais baratas, restando ao fotógrafo que utilizar habilidades limitadas como apontar e disparar o “clic”. Você também pode optar por utilizar a câmera do seu smartphone pois, pois muitos smartphones possuem opções de ajustes específicos para melhorar a qualidade da sua foto.

 Use um Bom Tripé

Tirar fotos de produto é diferente da fotografia comum em que o fotógrafo dispara vários cliques em torno de alguma pessoa, para depois aproveitar uma ou duas fotos das dez que ele capturou. Quando você fotografa um produto estático em um ambiente controlável, você não precisa tirar tantas fotos para esperar que alguma delas funcione bem. Para conseguir obter uma imagem nítida do seu produto, sua câmera dever estar focada no assunto; você precisa da estabilidade de um tripé para não correr o risco de obter imagens borradas ou fora de foco. Você precisa posicionar a câmera no local certo e ajustar a câmera ou alterar a iluminação sem movê-la.

 Configure seu pano de fundo

Quando bem feito, o fundo certo pode destacar facilmente o produto que você quer divulgar, além da possibilidade de ser removido na edição (caso você queira). Existem três opções de pano de fundo: lightbox, um acessório que produz uma luz suave e um fundo leve; varredura, que pode ser criado com cartolina ou folha; e ambiente natural, que pode ser uma pessoa usando o produto ou o ambiente aonde ele possa ser usado. Para escolher o melhor pano de fundo você precisa definir o tipo de produto que será fotografado e o seu orçamento – você pode encontrar uma mesa de luz por um preço acessível ou curvar um pedaço de papel perto de uma fonte de luz natural ou artificial para criar uma aparência melhor para o seu produto. É importante pensar naquilo que melhor combina com o seu assunto fotografado e o que os clientes imaginam da aparência de seus produtos.

Fotografia de produto (dicas para iniciantes)
Crédito: Imagem de shawnlee2008 por Pixabay.

Utilize a iluminação certa

Para iniciantes no universo da fotografia, a escolha da iluminação pode ser um desafio, mas há diversas opções práticas a serem consideradas. Manipular a luz natural, por exemplo, é mais barato e mais fácil; você pode destacar um produto colocando-o próximo a uma janela bem iluminada. Caso precise de mais luz em uma área específica, você pode utilizar uma folha branca para refletir mais luz natural em uma área. Você pode optar por outros tipos de iluminação, como uma mesa de luz ou as luzes externas do local que você escolher para fotografar – a luz artificial pode uma iluminação mais criativa e consistente. Você pode posicionar a luz e o produto em vários ângulos para capturar as melhores imagens que irão representar o seu assunto.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]