Fotografia de Rua e erros comuns apontados por um profissional

0 712

A fotografia de rua é uma das áreas mais sujeitas a diversos elementos naturais que precisam ser tratados com extremo cuidado. Isso porque, apesar de ser relevante o caráter da espontaneidade e “feeling” na hora de captar com sua lente a imagem capaz de impactar os admiradores, existem questões que precisam ser respeitas em prol da qualidade do seu trabalho.

Considerando essas particularidades além de outros pontos, o profissional norte-americano Justin Mott produziu um conteúdo em seu canal no YouTube voltado especificamente para erros comuns que profissionais da fotografia de rua acabam comentendo.

Problema de iluminação

Um dos pontos elencados pelo profissional com trabalho exposto em grandes veículos como National Geographic, BBC, TIME, CNN, The Guardian, Greenpeace e Forbes é a questão de problemas de iluminação nas imagens. Por se tratar de uma imagem com caráter natural, o mais importante é saber como trabalhar em horários mais próximos ao nascer do sol, podendo aproveitar toda a iluminação natural que ele proporciona a uma fotografia de rua.

Se antecipe ao clique

Além do natural caráter de atenção e paciência que a fotografia de rua exigem para grandes imagens, é importante saber detectar eventos próximos para, dessa forma, estar preparado no momento que a oportunidade dessa foto aparecer diante de sua câmera. Para isso, iniciativas simples como observar bem o ambiente ao seu redor, mudar o ângulo da captura e estudar os elementos disponíveis te ajudarão a aguçar a capacidade de antecipar os momentos ideais.

Desenvolvimento de estilo

Especialmente para profissionais que já possuem algum tempo de carreira na fotografia de rua, o desenvolvimento de um estilo fotográfico próprio naturalmente fará com que o seu portfolio seja capaz de se destacar da concorrência. Do contrário, é possível que você consiga produzir conteúdo interessante, porém dificilmente conseguirá de criar algo que traga a sua real assinatura como, por exemplo, a mensagem que você quer passar com a composição de uma ou mais fotografias.

Não bloqueie a sua criatividade

Mesmo sabendo que existem alguns elementos que não apenas a fotografia de rua como a composição habitual de imagens em geral prega como “errado”, não deixe que isso se torne necessariamente um bloqueio a sua produção de fotos. Use todas as possibilidades de retratar o ambiente desejado e não se prenda a conceitos pré-concebidos, pois você pode acabar se privando de captar algo jamais possível dentro das “normas” formais da fotografia.

E você, gostaria de acrescentar algum erro comum que já você notou em fotografia de rua? Deixe nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.