Fotografia de rua: como e por quê fazer?

Fotografia de Rua: como e por quê fazer?

A fotografia de rua é um gênero que vem ganhando as redes sociais. A facilidade de fazer fotos com o celular e a familiaridade que as imagens proporcionam faz com que, a cada dia, mais e mais pessoas busquem capturar fotos nas ruas.

Além disso, a fotografia de rua possui uma infinidade de cenários, já que é possível fazer imagens em qualquer lugar. No entanto, assim como em qualquer outro gênero, é preciso estar atento a erros que podem te prejudicar na hora de tirar as fotos.

Por isso, separamos uma série de dicas sobre fotografia de rua. Se você tem medo de fazer fotos em ambientes urbanos, calma… Nós também separamos alguns conselhos para você perder o medo de fotografar nestes locais, confira!

Perdendo o medo de Fotografar na Rua

Para muitos, fotografar na rua não é fácil como parece. A timidez de fazer fotografias em público pode ser causada por diversos motivos. No entanto, existem formas de vencê-la e conseguir fazer um belo trabalho.

De acordo com o fotógrafo de rua Sebastian Jacobitz, é necessário que, em primeiro lugar, você conheça sua câmera. Segundo o próprio, isso o ajudou a vencer os receios de fotografar na rua. Por isso, não tenha medo de praticar enquanto faz as suas fotos. Fique atento às funções que podem te ajudar nesse estilo.

Vale ressaltar que, nas ruas, você é apenas mais um. Nem todas as pessoas estarão com os olhares voltados para você e sua câmera. No entanto, chamar atenção pode ser bom para conseguir capturas interessantes. Dessa forma, não ter vergonha de falar com estranhos acaba sendo produtivo.

Não se preocupe com o que os outros estão pensando. Na rua, existe a percepção de que, talvez, as pessoas estejam julgando o nosso trabalho. No entanto, isso não é uma certeza, elas podem estar apenas passando ou curiosas sobre o que está acontecendo.

Outra dica importante: caso você tenha medo de sofrer um assalto enquanto fotografa, pense em tirar fotos acompanhado. Isso pode evitar que alguém tente pegar o seu equipamento fotográfico de surpresa.

Agora, vamos às dicas!

Fotografia de Rua como e por quê fazer

Dicas para melhorar sua Fotografia de Rua

1. Procure novos assuntos

Você não será a primeira pessoa a fotografar na rua, certo? Sendo assim, deve ter em mente que alguns assuntos já foram explorados das mais diversas formas. Ou seja, provavelmente a sua imagem seja só mais uma entre várias abordando o mesmo tema.

Por isso, é fundamental procurar por assuntos e ângulos novos para contar uma história. No entanto, se você ainda quiser registrar um tema já muito explorado, tente fazê-lo de um modo diferente dos demais.

2. Posição do foco principal

É importante que você tenha um bom foco principal — ainda mais importante é saber como encaixá-lo na foto. Por isso, você deve ter atenção ao modo em que ele está posicionado, para que seja retratado de uma maneira agradável para o espectador. Tente chegar mais perto do seu objeto, para deixá-lo bem evidente e fazer com que chame a atenção.

Preste atenção também à forma como você fotografa os outros elementos. Se fizer a foto em modo retrato, tente ver como o desfoque dialoga com a sua imagem. Se o foco principal acabar isolado, pode acabar tirando o sentido da fotografia.

3. Atenção à composição

Em toda fotografia, a composição é sempre muito importante. Como falamos no tópico anterior, analisar o posicionamento do objeto principal e como ele dialoga com o restante da imagem é essencial para que você tenha uma boa captura.

Além disso, a fotografia de rua nos proporciona uma série de linhas, para você direcionar o olhar do espectador, assim como cenários variados. Dessa forma, a sua criatividade, aliada ao uso de regras de composição, poderão deixar suas fotos ainda melhores.

4. Guarde um tempo para a edição

Em quase todo tipo de fotografia, a edição é importante. No entanto, para as fotografias de rua, é preciso ficar atento. Nem sempre a melhor edição será a que tiver excessos. Por isso, experimente ver como suas fotos ficam após passar pelo software.

Lembre-se: a autenticidade é o fator mais importante na fotografia de rua. Acima de tudo, não deixe de praticar, para que você consiga alcançar melhores resultados com suas fotografias.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]