O que é Fotografia Digital Publicitária ?
A Fotografia Digital Publicitária está se tornando cada vez mais popular com o crescimento da internet comercial e do acesso mobile. Atualmente, mais de 80% da população em todo o mundo permanece conectada em todo o mundo.
A maioria acessa as redes sociais, sites noticiosos e aplicativos diversos para agilizar os compromissos do dia a dia. A aplicação de estratégias de marketing digital tem sido cada vez mais comum em empresas de diferentes portes, o que demanda pelo uso de imagem para a publicidade online.
A imagem tem sido cada vez mais usada para a edição e trabalho de campanhas de marketing digital visando o fortalecimento de marcas, engajamento de público e para alavancar as vendas.
Dentro desse conjunto de esforços temos a fotografia publicitária digital ajudando a criar diversos tipos de imagens para anúncios, conteúdos orgânicos para carta de vendas, landing pages, post em blogs e post em redes sociais.
Mas o que é Fotografia Digital Publicitária?
Ao pé da letra, a foto digital utiliza recursos digitalizados para captura, edição e apresentação da imagem. A publicidade em seu conceito atua para tornar a mensagem, conteúdo e produto em algo público e acessível a um público-alvo específico ou abrangente.
A imagem ajuda a atrair, despertar interesse e ativar o cliente a favor do objeto, produto, serviço ou marca posicionada na imagem. Geralmente, é um tipo de imagem que utiliza o lado espontânea da imagem a ser capturada, pois a imagem poderá obedecer roteiro, conceito e texto base (ou briefing) para produção e veiculação da imagem.
O que fazer?
Antes mesmo de começar a produção da imagem, os profissionais precisam considerar para qual público o conteúdo é destinado, quais serão as mídias digitais utilizadas para veiculação, a mensagem que cada imagem precisa transmitir, quais valores através da imagem a empresa quer passar e entre outros tipos de conceitos.
A fotografia comum pode ter objetivos mais abrangentes para atender diversos interesses como o de registrar o momento de uma festinha de aniversário ou uma selfie entre amigos.
Porém, a fotografia profissional publicitária focada para plataformas digitais e marketing digital segue um briefing, roteiro e geração de valor imagético que fará parte de uma postagem, anúncio e entre outras formas de conteúdo de posicionamento de conceitos, produtos e serviços.
A importância da imagem de qualidade
Para criar e editar fotografia de qualidade para a publicidade digital, é importante contar com a dedicação de profissionais especializados, utilizar câmeras fotográficas profissionais ou semi profissionais e, sobretudo, conhecer o segmento de mercado para o qual se pretende trabalhar.
A imagem de qualidade digital ajuda a atrair mais clientes e mais confiança em relação ao mercado. A imagem e o estilo dependerá do tipo de campanha, do roteiro do ensaio e temas específicos a serem abordados.
A Foto para anúncios pagos
Geralmente, além da postagem orgânica e gratuita, a geração de imagens para anúncios digitais pagos tem sido cada vez mais comum. Atualmente, as plataformas mais utilizadas são o Google Adwords e o Facebook Ads para planejamento e veiculação de campanhas que permitem alcançar clientes potenciais reais e que tenham verdadeiro interesse por determinada marca ou produto.
Através dessas plataformas, é possível adicionar imagens de produtos e serviços para atrair ainda mais a atenção dos clientes considerando o perfil de interesse de cada grupo de cliente.
Como fazer?
Ao pensar em fotografia digital publicitária, é importante começar através de um briefing de qualidade. O briefing se refere a um tipo de documento que reúne diferentes tipos de informações e orientações a serem seguidas pelo profissional de fotografia, agência e colaboradores.
Geralmente, no caso de uma campanha, o projeto ainda poderá contar com a dedicação de editores de vídeo, publicitários, designers e redatores. Normalmente, o briefing é redigido e fechado entre o prestador de serviço e o cliente.
Esse documento precisa apresentar descrição sobre o cliente, bem como o seu mercado de atuação e o cliente que pretende atingir. A ideia ou conceito central do produto, descrição da persona ou cliente idealizado e sugestão de referências como o histórico de campanhas anteriores da marca ou de seus concorrentes.
Um dos fatores essenciais é se colocar no lugar da persona ou do cliente, o que exigirá realização de pesquisa mais aprofundada relacionada ao cliente, suas necessidades e expectativas.
É importante que o fotógrafo também conheça a essência do produto ou da marca, os valores transmitidos pela empresa do cliente e a importância do produto para o mercado para que o profissional em fotografia consiga transmitir o conceito da imagem de forma correta.
Outro fator importante é estudar os concorrentes do cliente no segmento de mercado na qual a marca está inserida. O fotógrafo também pode procurar conhecer e experimentar o produto ou serviço.
Planejamento Profissional
Independente se a imagem está sendo produzida em estúdio profissional ou de forma adaptada em ambiente fechado ou aberto, é importante fazer um planejamento profissional para evitar qualquer estrago à imagem final.
É fundamental ter atenção com o planejamento, produção, realização e entrega do material. Os elementos essenciais da foto como cenário, clima e iluminação, por exemplo, devem ser bem delineados.
É fundamental conhecer os objetivos da campanha e a direção da mensagem a ser produzida com a ajuda da fotografia digital publicitária.
Conclusão
Portanto, esse tipo de fotografia está sendo criada, gerada e compartilhada constantemente na internet. Ao postar ou acessar determinado tipo de divulgação de produtos ou serviços na internet o usuário já está entrando em contato com esse tipo de imagem.
Neste artigo apresentamos o principais conceito dessa modalidade de fotografia, enfatizando o uso de plataformas digitais como recurso fundamental para edição e veiculação da imagem como conteúdo mestre de uma campanha ou esforço de posicionamento de produto.
Também enfatizamos o profissionalismo necessário para a geração das imagens e elaboração de cada tipo de anúncio considerando o perfil de cliente e de mercado a ser trabalhado a curto ou médio prazo.