O que é Fotografia Digital Publicitária ?

0 21
Tempo de leitura: 4 minutos
​A Fotografia Digital Publicitária está se tornando cada vez mais popular com o crescimento da internet comercial e do acesso mobile. Atualmente, mais de 80% da população em todo o mundo permanece conectada em todo o mundo.

A maioria acessa as redes sociais, sites noticiosos e aplicativos diversos para agilizar os compromissos do dia a dia. A aplicação de estratégias de marketing digital tem sido cada vez mais comum em empresas de diferentes portes, o que demanda pelo uso de imagem para a publicidade online.

A imagem tem sido cada vez mais usada para a edição e trabalho de campanhas de marketing digital visando o fortalecimento de marcas, engajamento de público e para alavancar as vendas.

Dentro desse conjunto de esforços temos a fotografia publicitária digital ajudando a criar diversos tipos de imagens para anúncios, conteúdos orgânicos para carta de vendas, landing pages, post em blogs e post em redes sociais.

Fotografia Digital PublicitariaO que é Fotografia Digital Publicitária ?

Mas o que é Fotografia Digital Publicitária?

Ao pé da letra, a foto digital utiliza recursos digitalizados para captura, edição e apresentação da imagem. A publicidade em seu conceito atua para tornar a mensagem, conteúdo e produto em algo público e acessível a um público-alvo específico ou abrangente.

A imagem ajuda a atrair, despertar interesse e ativar o cliente a favor do objeto, produto, serviço ou marca posicionada na imagem. Geralmente, é um tipo de imagem que utiliza o lado espontânea da imagem a ser capturada, pois a imagem poderá obedecer roteiro, conceito e texto base (ou briefing) para produção e veiculação da imagem.

O que é Fotografia Digital Publicitária ?

O que fazer?

Antes mesmo de começar a produção da imagem, os profissionais precisam considerar para qual público o conteúdo é destinado, quais serão as mídias digitais utilizadas para veiculação, a mensagem que cada imagem precisa transmitir, quais valores através da imagem a empresa quer passar e entre outros tipos de conceitos.

​A fotografia comum pode ter objetivos mais abrangentes para atender diversos interesses como o de registrar o momento de uma festinha de aniversário ou uma selfie entre amigos.

Porém, a fotografia profissional publicitária focada para plataformas digitais e marketing digital segue um briefing, roteiro e geração de valor imagético que fará parte de uma postagem, anúncio e entre outras formas de conteúdo de posicionamento de conceitos, produtos e serviços.

A importância da imagem de qualidade

Para criar e editar fotografia de qualidade para a publicidade digital, é importante contar com a dedicação de profissionais especializados, utilizar câmeras fotográficas profissionais ou semi profissionais e, sobretudo, conhecer o segmento de mercado para o qual se pretende trabalhar.

A imagem de qualidade digital ajuda a atrair mais clientes e mais confiança em relação ao mercado. A imagem e o estilo dependerá do tipo de campanha, do roteiro do ensaio e temas específicos a serem abordados.

A Foto para anúncios pagos

Geralmente, além da postagem orgânica e gratuita, a geração de imagens para anúncios digitais pagos tem sido cada vez mais comum. Atualmente, as plataformas mais utilizadas são o Google Adwords e o Facebook Ads para planejamento e veiculação de campanhas que permitem alcançar clientes potenciais reais e que tenham verdadeiro interesse por determinada marca ou produto.

Através dessas plataformas, é possível adicionar imagens de produtos e serviços para atrair ainda mais a atenção dos clientes considerando o perfil de interesse de cada grupo de cliente.

O que é Fotografia Digital Publicitária ?

​Como fazer?

Ao pensar em fotografia digital publicitária, é importante começar através de um briefing de qualidade. O briefing se refere a um tipo de documento que reúne diferentes tipos de informações e orientações a serem seguidas pelo profissional de fotografia, agência e colaboradores.

Geralmente, no caso de uma campanha, o projeto ainda poderá contar com a dedicação de editores de vídeo, publicitários, designers e redatores. Normalmente, o briefing é redigido e fechado entre o prestador de serviço e o cliente.

Esse documento precisa apresentar descrição sobre o cliente, bem como o seu mercado de atuação e o cliente que pretende atingir. A ideia ou conceito central do produto, descrição da persona ou cliente idealizado e sugestão de referências como o histórico de campanhas anteriores da marca ou de seus concorrentes.

Um dos fatores essenciais é se colocar no lugar da persona ou do cliente, o que exigirá realização de pesquisa mais aprofundada relacionada ao cliente, suas necessidades e expectativas.

É importante que o fotógrafo também conheça a essência do produto ou da marca, os valores transmitidos pela empresa do cliente e a importância do produto para o mercado para que o profissional em fotografia consiga transmitir o conceito da imagem de forma correta.

Outro fator importante é estudar os concorrentes do cliente no segmento de mercado na qual a marca está inserida. O fotógrafo também pode procurar conhecer e experimentar o produto ou serviço.

Planejamento Profissional

Independente se a imagem está sendo produzida em estúdio profissional ou de forma adaptada em ambiente fechado ou aberto, é importante fazer um planejamento profissional para evitar qualquer estrago à imagem final.

É fundamental ter atenção com o planejamento, produção, realização e entrega do material. Os elementos essenciais da foto como cenário, clima e iluminação, por exemplo, devem ser bem delineados.

É fundamental conhecer os objetivos da campanha e a direção da mensagem a ser produzida com a ajuda da fotografia digital publicitária.

O que é Fotografia Digital Publicitária ?

Conclusão

Portanto, esse tipo de fotografia está sendo criada, gerada e compartilhada constantemente na internet. Ao postar ou acessar determinado tipo de divulgação de produtos ou serviços na internet o usuário já está entrando em contato com esse tipo de imagem.

Neste artigo apresentamos o principais conceito dessa modalidade de fotografia, enfatizando o uso de plataformas digitais como recurso fundamental para edição e veiculação da imagem como conteúdo mestre de uma campanha ou esforço de posicionamento de produto.

Também enfatizamos o profissionalismo necessário para a geração das imagens e elaboração de cada tipo de anúncio considerando o perfil de cliente e de mercado a ser trabalhado a curto ou médio prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade