Introdução à Fotografia Noturna (1ª PARTE)
Crédito: Foto de Josh Hild no Pexels.

Introdução à Fotografia Noturna (1ª PARTE)

A fotografia noturna possui as suas próprias peculiaridades e proporciona oportunidades diversas ao fotógrafo que sabe aproveitar as belezas dos registros noturnos. Se você tirar foto de um prédio ou de uma rua durante o dia e depois repetir esse mesmo processo à noite, você poderá notar detalhes que foram realçados ou escondidos em cada uma das situações. O que você precisa ter bem definido são alguns pontos: qual mensagem você quer passar, quais detalhes você quer valorizar, que tipo de câmera você tem e quais são os equipamentos ou acessórios necessários/exigidos para alcançar você conseguir fotografar e obter o resultado desejado.

Tirar fotos à noite pode ser algo deslumbrante se você estiver iniciando a sua carreira na fotografia ou, até mesmo, fotografando por hobby – embora fotografar à noite ou no escuro tenha seus desafios. Para se aventurar, a equipe eMania Foto e Vídeo preparou um guia (separado em partes) com dicas do que você precisa saber sobre fotografia noturna. Você irá descobrir qual tipo de equipamento é o mais adequado, como expor suas fotos, como se concentrar à noite e dicas de pós-processamento de suas imagens – essas informações irão lhe ajudar a compreender melhor a Fotografia Noturna.  

Introdução à Fotografia Noturna (1ª PARTE)
Crédito: Foto de KEHN HERMANO no Pexels.

O que levar na hora de Fotografar

Você precisa pensar, primeiramente, em termos de equipamento para capturar boas imagens à noite. A escuridão significa que será necessário fotografar utilizando uma velocidade baixa do obturador para capturar luz suficiente para uma exposição adequada. Portanto, além da câmera fotográfica e da lente padrão, você precisará de um tripé para manter a câmera firme na hora de registrar as cenas desejadas. A outra opção é utilizar um temporizador (de alguns segundos) no momento em você for fotografar, para evitar que você toque na câmera durante a exposição. Embora não sejam tão necessários, alguns dos itens abaixo podem lhe ajudar na fotografia noturna:

  • Lanterna: este item pode ser muito útil de diferentes formas. Poderá ajudar você a encontrar os controles da câmera, a montar o seu tripé ou a lidar com alças e outros acessórios.
  • Capa da lente: o uso dessa capa irá lhe ajudar a reduzir os reflexos das luzes brilhantes que estarão presentes em diferentes direções, como as luzes de faróis, postes, prédios, entre outros tipos.
  • Baterias extras: as longas exposições da fotografia noturna gastam muito a bateria câmera, de forma que você precisará carregar sempre baterias extras para não ficar na mão.
Introdução à Fotografia Noturna (1ª PARTE)
Crédito: Foto de KEHN HERMANO no Pexels.

Se você quiser fotografar o céu noturno, você precisará ter consciência das condições climáticas daquele local. Você pode baixar aplicativos de clima padrão para acompanhar o tempo. O aplicativo também lhe ajudará a ver onde a luz e estrelas estão. A grande diferença entre as fotografias diurna e noturna são o tempo de exposição que você precisará utilizar.  Por causa da exposição, será necessário que você deixe entrar mais luz em sua câmera, o que você só poderá fazer a partir do triângulo da exposição – velocidade do obturador, ISO e abertura do diafragma. Você já deve conhecer como funciona cada um desses controles que abordaremos de forma básica a seguir.

Velocidade do Obturador

Durante o dia ou em locais mais iluminados, você usará velocidades mais baixas (que são uma pequena fração de segundo) do obturados para capturar uma menor quantidade de luz – para evitar a superexposição das imagens. Já à noite ou em locais com baixa luminosidade, você irá utilizar velocidades mais altas do obturador (mais longas do que um segundo) para captar uma maior quantidade de luz – evitando gerar a subexposição das imagens. Pense da seguinte forma: quando está escuro, a câmera precisa de um tempo maior para registrar a luz para obter uma exposição adequada – o contrário acontece quando o ambiente está claro.

Abertura do Diafragma

O tamanho da abertura determina a quantidade de luz que irá entrar na câmera para uma determinada velocidade do obturador – a abertura também afeta a profundidade de campo. Nem sempre haverá tanta diferença entre como você usará a abertura à noite ou durante o dia; a diferença principal é que a câmera terá dificuldade em obter a quantidade suficiente de luz para que haja uma exposição adequada. Uma abertura pequena requer uma velocidade muito menos do obturador para que haja mais tempo de capturar a luz necessária. Na fotografia noturna é mais comum que o fundo da imagem saia mais escuro; neste caso, você não precisa se preocupar tanto em alcançar uma grande profundidade de campo.

Introdução à Fotografia Noturna (1ª PARTE)
Crédito: Foto de Aleksandar Pasaric no Pexels.

Qual ISO usa

O terceiro controle da exposição refere-se à medida da sensibilidade à luz do sensor digital de sua câmera. Valores mais altos do ISO tornam o seu sensor digital mais sensível à luz, permitindo que você use uma velocidade mais baixa do obturador. O problema de utilizar valores altos do ISO é o risco de obter mais ruído digital em suas imagens. Como as áreas mais escuras das fotografias costumam evidenciar esse tipo de ruído do que as áreas mais claras, isso pode ser tornar um problema no registro da fotografia noturna. Portanto, resista à tentação de aumentar o ISO de sua câmera para obter fotos mais iluminadas e ajuste os outros controles da exposição para capturar mais luz das cenas.

A partir da compreensão destes conceitos, você poderá testar aos poucos o que mais atende às suas necessidades para obter fotos com exposições adequadas. Acompanhe a segunda parte deste assunto que sairá no próximo sábado (20/02/21) para aprender mais sobre a fotografia noturna e como ter bons resultados a partir da utilização correta de ferramentas e equipamentos disponíveis para você fotografar.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]