Home»Artigos de Foto e Vídeo»Fotografia profissional de produtos: 5 dicas imperdíveis

Fotografia profissional de produtos: 5 dicas imperdíveis

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
8
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Vemos diariamente centenas de anúncios, nas propagandas de televisão, nas revistas, na internet com milhares de produtos, mas fotografia profissional de produtos ou Fotografia Still, que é o nome correto, vai muito além disso. Menus de bares, lanchonetes e restaurantes, etiquetas de roupas, panfletos informativos, dentre outros trazem consigo imagens convidativas daquilo que se está vendendo, não só para mostrar ao consumidor o que é, mas para mostrar a história daquilo, a proximidade e relação que o produto tem com seu público, suas vantagens e diferenciais.

Neste artigo vamos compartilhar algumas dicas de como reproduzir fotografia profissional de produtos:

Conte a história de seu produto:

Raramente em anúncios publicitários, letreiros e cartazes vemos apenas o produto em questão destacado na imagem, geralmente estão acompanhados de muitas outras informações que para o expectador parecem ser irrelevantes, mas que são de crucial importância. Uma rede de restaurantes, por exemplo, não vai associar a imagem de seus produtos à locais sujos, por exemplo, e por isso a superfície onde o prato se encontra aparenta estar limpo nas imagens, não apenas pela questão de higiene em si, mas para informar ao consumidor que o seu produto está de fato em um ambiente limpo.

Isso se estende para todo o tipo de fotografia profissional de produtos. A dica para trazer esse resultado é ter conhecimento do produto que está sendo fotografado e a ideia que ele quer passar e para qual público será passado, assim é possível reunir elementos secundários na composição da fotografia para se aproximar dessa mensagem.

Iluminação Natural ou Artificial?

A chave para uma boa fotografia profissional de produtos, assim como para qualquer tipo de fotografia, está na iluminação. Em fotografia para anúncios é importante que o produto esteja bem iluminado, mostrando todos os seus atributos de forma harmônica. Sombras duras, partes escuras ou com cores desbalanceadas.

 

Utilizar Softbox para estúdios é uma boa solução para isso, pois esse tipo de iluminação profissional não serve APENAS para fotografar pessoas ou filmagens, também é muito para a fotografia de estúdio. Iluminadores circulares para lentes fotográficas podem ser a ferramenta perfeita para fotografia de produtos pequenos e macro fotografia.

fotografia profissional de produtos

O fundo infinito pode auxiliar em imagens mais diretas, apenas para a exposição do produto, o que também é útil, nem todas as imagens necessariamente precisam de uma bagagem para entendimento do cliente. O fundo infinito também ajuda na pós-edição. Que é a próxima dica.

Pós edição

Nem sempre a fotografia obtida inicialmente será a imagem perfeita escolhida para o anúncio. É importante revisar a qualidade de imagem do produto e se necessário ajustar as cores para que atinja o propósito de sua fotografia. A pós edição é importante, não para CRIAR a imagem, mas reunir os elementos da primeira dica de forma coerente na imagem.

Além disso, o trabalho depois das imagens feitas garante que os detalhes capturados ganhem mais atenção, é um fator importante que você deve se atentar, pois em seu site, anúncio ou página em rede social os detalhes são cruciais que podem trazer atenção de seu público e garantir mais sucesso na sua fotografia profissional de produtos.

Equipamento

O mais aconselhável para quem está começando é adquirir uma câmera DSLR, ou seja, com configurações avançadas e, o mais importante, sistema de trocas de lentes fotográficas. Se você pretende ingressar na área da fotografia profissional de produtos é importante que tenha em mente o peso dos equipamentos, já que serão instrumentos de trabalho. A câmera fotográfica deve oferecer configurações avançadas como abertura da lente, sensibilidade ISO, velocidade de disparo e muito mais, mas para que isso seja bem aproveitado é necessário o conhecimento básico do triângulo de exposição, que também auxiliará em outros tipos de fotografia.

Os produto a serem fotografados sempre irão variar. O cliente que chega a você pode trazer roupas e eletrônicos para fotografar, que tem seus pesos e tamanhos relativos e muitas lentes podem fornecer o suporte necessário para uma boa fotografia profissional de produtos, mas nem sempre os produtos terão as mesmas dimensões e buscar lentes macro ou grande angular por exemplo, já aumentam a gama de produtos que você pode aceitar fotografar.

Nem sempre a lente e a câmera bastam, como já mencionado também a iluminação é essencial, assim como diversos outros acessórios de foto e vídeo que podem auxiliar em algo específico que você precise, como o fundo infinito pode auxiliar em imagens mais diretas, apenas para a exposição do produto, o que também é útil já que nem todas as imagens necessariamente precisam de uma bagagem visual para entendimento do cliente, além de auxiliar na pós-edição.

fotografia profissional de produtos

Seja criativo:

Não é porque você possui um equipamento de ponta que se tornará um excelente fotógrafo. Também não adianta buscar as melhores lentes se não souber como usar nem as que você já tem. Explore suas opções, use sua criatividade nas cores, nos tons, nas sombras, nos elementos da fotografia e sempre busque de forma profissional trazer novidades, mostrar ao seu cliente uma outra opção além daquela que se pede. Prove ao seu cliente a qualidade de seu serviço e a diferença em sua fotografia profissional de produtos.

Post anterior

Fotógrafo de retratos: Fotografe mais do que apenas o olho

Próximo post

A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E DE GUERRA DO BRASILEIRO ANDRÉ LIOHN

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.