Fotografia subaquática - guia de recursos para iniciantes

Fotografia Subaquática – Guia de Recursos para Iniciantes

A fotografia subaquática tem atraído pessoas de diferentes origens e profissões – é considerada  por muitos fotógrafos como o auge das opções de carreira ao trabalhar com vida marinha. Se você deseja trabalhar nessa área, precisará obter conhecimento extenso e especializado, assim como o aperfeiçoamento das habilidades necessárias para exercer a sua função. Grande parte dos indivíduos interessados nesse campo possuem alguma experiência em mergulho e querem desenvolver suas capacidades. Fotografar debaixo d’água pode ser bem desafiador, pois diz respeito à estrutura e técnica, e isso é algo que os interessados devem saber previamente.

Descrição do Trabalho

O trabalho da fotografia subaquática envolve estar em águas profundas e abertas, nas quais o fotógrafo mergulha para explorar e capturar a vida marinha natural e os ecossistemas – através de fotos ou vídeos documentários. O resultado desse serviço pode ser usado para inúmeras aplicações, desde revistas até pesquisas científicas. Nem sempre você conseguirá obter fotos perfeitas; por muitas vezes terá que fazer melhor com o tempo que você tem, além de cumprir prazos e requisitos. Tudo é uma questão de adaptação em relação às condições do ambiente e de outros elementos que envolvem a fotografia subaquática. Na maioria dos casos, os cargos serão atribuídos ao trabalho freelancer, a não ser que o fotógrafo seja tão qualificado para realizar o serviço ao ponto de obter residência em uma determinada organização.

Fotografia subaquática - guia de recursos para iniciantes
Crédito: Foto de Jeremy Bishop no Pexels.

Habilidades

Diversas aptidões devem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo para construir o arsenal que um fotógrafo subaquático precisa ter. Para se tornar um profissional experiente nessa profissão, você precisa praticar o suficiente para saber lidar com as piores condições oferecidas pela natureza. É recomendado que você realize com sucesso muitos mergulhos antes de considerar a fotografia subaquática como um plano de carreira; pois, sem segurança e conforto para estar na água, você estará se arriscando e prejudicando o resultado de suas fotografias,  caso não tenha controle sobre você mesmo e o seu equipamento. 

Ainda no que diz respeito às habilidades, você precisa ter uma boa técnica de fotógrafo, entender como usar as câmeras e outros equipamentos necessários para realizar a fotografia subaquática. Para se tornar um fotógrafo subaquático, você precisa se aprofundar em conhecer mais sobre a vida marinha e os diferentes padrões habituais que existem. Pesquise sobre os assuntos para saber em que lugar encontrará oportunidades para capturar as imagens que você deseja. Por exemplo: cada clima abriga alguns tipos de animais e você irá encontrá-los em diferentes épocas do ano. Para encontrar destroços e locais de mergulho, você precisará entender as coordenadas e conhecer os mapas e sistemas de posicionamento global.

Fotografia subaquática - guia de recursos para iniciantes
Crédito: Imagem retirada do site Google Imagens.

Para trabalhar neste ou em qualquer outro campo da fotografia, um grande aliado é o conhecimento básico (no mínimo) em relação aos programas de edição de fotos. Por ser uma indústria centrada nas imagens e vídeos que você irá capturar, obter alguma experiência em edição irá lhe ajudar muito a realizar um serviço de boa qualidade. Existem muitos programas de software diferentes que lhe ajudarão a enriquecer o material obtido. Você deve aprender técnicas de edição adequadas para aproveitar ao máximo seu trabalho e dar destaque a ele em relação aos outros.

Estude a vida marinha

Ter interesse pela vida oceânica será uma grande vantagem nesse ramo da fotografia, pois o amor pelo trabalho que você está fazendo irá lhe ajudar a superar o período difícil de condições adversas e salários baixos. Você precisa se aprofundar em conhecer os climas, oceanos, padrões de migração entre outros assuntos. Embora a educação, os diplomas e as certificações acrescentem muito, não há nada melhor que obter experiência na área. Fóruns e sites são ótimos para aprender técnicas e mais informações sobre a fotografia subaquática. 

Fotografia subaquática - guia de recursos para iniciantes
Crédito: Foto de Elianne Dipp no Pexels.

Educação

Ainda existem opções de educação formal para ajudar você a mergulhar, embora a fotografia subaquática seja uma área muito especializada. Uma ótima opção para começar é realizar o curso bacharel em fotografia ou alguma especialização na área da fotografia subaquática. Você precisa ter um bom conhecimento dos equipamentos que você irá utilizar e das técnicas necessárias para realizar o serviço. Diplomas nas áreas de vida marinha e ciências também podem ser úteis na busca por conhecimento e aprendizagem especializados. Para fotógrafos subaquáticos que pretendem se especializar em destroços do mar profundo ou em explorar cavernas e ruínas embaixo d’água, um diploma em arqueologia ou história náutica pode ser um dos tipos de especialização extremamente úteis para a sua carreira. O mais importante, porém, é você obter uma certificação em mergulho para aprender a sua função e desenvolver suas habilidades da melhor maneira. 

Torne-se experiente

Por mais que seja óbvio, é necessário que você se torne um mergulhador experiente e certificado para a sua própria segurança e para que o seu trabalho produza resultados de alta qualidade. Saber como usar a sua flutuabilidade na água é essencial para estabilizar a câmera, pois todos os seus movimentos e sua respiração irão influenciar diretamente o resultado de suas fotografias. Enquanto você está trabalhando, você tem acesso a um tempo específico para realizar o mergulho e capturar as imagens que você precisa – às vezes em condições terríveis. Portanto, obtenha a certificação necessária, torne-se excelente em mergulho e adquira confiança na água para exercer suas habilidades com eficiência e excelência. 

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]