Home»Artigos de Foto e Vídeo»Dicas básicas para se tornar um fotógrafo comercial profissional

Dicas básicas para se tornar um fotógrafo comercial profissional

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Tornar-se um fotógrafo comercial profissional não pode ser definido com uma fórmula. Cada história é diferente, mas muitas histórias compartilham princípios básicos semelhantes. Eles podem ser aplicados não só nas áreas de fotografia e cinema, mas também em outras empresas.

Para muitos amadores ser um fotógrafo comercial profissionalsignifica ser bom em muitas áreas, mas a verdade é ser bom em tudo não é suficiente. Como já mencionado em artigos anteriores, tornar-se um fotógrafo bem-sucedido exige tempo e nossa vida não é suficiente para nos tornarmos bom em tudo e é por isso que focar em certas áreas é de extrema importância.

O início do processo:

Os primeiros passos para se tornar um fotógrafo comercial é ganhar conhecimentos técnicos e habilidades para trabalhar com câmera e luz. Independente da área que estiver trabalhando atualmente os conhecimentos de iluminação aprendidos serão com certeza utilizados, procure entender a dinâmica do trabalho para depois aprimorar em cima de imagens para serem comercializadas de forma profissional. Além disso, construa sua base e faça seus clientes, é preciso ter referências nessa área além de conhecimento.

Muitos fotógrafos começam com trabalhos pequenos de propaganda antes de alcançarem uma empresa de médio/grande porte. Embora para fotógrafos mais experientes isso seja uma regra simples, para muitos iniciantes e amadores pode ser de grande ajuda, pois apenas possuir uma câmera fotográfica não torna um indivíduo um fotógrafo comercial profissional ou cria fotos profissionais.

Estude o campo que deseja se aprimorar, o perfil do profissional que eles contratam e os trabalhos que realizam, busque inspiração naquilo que já é confiável para poder ter referências, direcionamento e comparativos de trabalho, além disso só possível criar algo diferente se o fotógrafo comercial saber o que é visto como padrão e nisso apenas a experiência e estudo podem ajudar.

Crie seu Estúdio fotográfico

Além de um conhecimento e experiência, é importante também para o fotógrafo comercial profissional ter um local para produzir os trabalhos. Muitas empresas compram a sua ideia e não fornecem os equipamentos fotográficos necessário para aquilo e exigem que você entregue em determinado prazo. Ir atrás dos equipamentos em cima da hora ou só após ter o contrato fechado pode atrapalhar no processo de criação, prazos e pode também ocupar mais o seu tempo buscando certos equipamentos do que na pesquisa em si.

fotógrafo comercial profissional

É recomendado ter os componentes principais do estúdio fotográfico como fundo infinito e acessórios, iluminação adequada, seja iluminador de Led para vídeo, se for o caso, ou Flashes tocha e speedlites para compensação e iluminação adequada na hora do disparo, além de softbox de estúdio para imagens profissionais. Além desses benefícios ter um estúdio próprio, mesmo que simples, passa mais seriedade na hora de fechar um contrato.

Trabalhando com negócios reais:

Além de lucro, há um valor muito maior para o fotógrafo comercial profissional trabalhar com empresas reais quando se produz trabalho comercial. Sempre será possível trabalhar em eventos, fotografar amigos, fazer retratos profissionais, mas esses trabalhos nem sempre terão valor profissional, apenas para o contratante do serviço, enquanto o fotógrafo comercial, além de maior lucratividade, consegue maior representatividade em seu portfólio.

Em poucas palavras, trabalhar com negócios reais, com finalidades comerciais mesmo que pequenos eleva o seu perfil profissional, ajuda na experiência e na qualificação de um profissional.

As primeiras empresas reais com as quais você pode trabalhar são aquelas de pessoas que você conhece. Você estará mais confortável quando negociar preços e ter menos risco ao executar a tarefa. Se você quer ser bom no que faz, sempre faça o trabalho como se estivesse trabalhando com o seu cliente de sonho, não importa se é um amigo seu ou um cliente pagador. Quando o cliente dos sonhos vier, não será o seu primeiro trabalho.

Construa Laços:

Se eu quiser ganhar a exposição em uma determinada área eu posso perguntar meu cliente atual ou um cliente do passado, se eu posso fazer algum trabalho extra para eles por uma pequena taxa ou como um serviço gratuito. Geralmente eles concordam. Desta forma, é como pedir-lhes para executar uma campanha de marketing, pagando com os meus serviços ou com o meu trabalho a um preço com desconto. Isso constrói uma relação que facilida na hora de ter referências e dados, além de ser um cliente que provavelmente requisitará o seu trabalho como fotógrafo comercial profissional.

 

Post anterior

OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: A FOTOGRAFIA OCULTA DE VIVIAN MAIER

Próximo post

Piloto de avião aproveita profissão para fazer imagens incríveis com perspectiva diferenciada

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.