Fotos de Produtos para Mercado Livre

0 46
Tempo de leitura: 4 minutos

Realizar e editar fotos de produtos no Mercado Livre é essencial para posicionar as ofertas com um grande diferencial em relação aos demais vendedores concorrentes.

Seja para vender um produto de fabricação própria ou adquirido junto a um atacadista para gerar receita presumível com a alavancagem de vendas em um dos maiores marketplaces do mundo, é importante produzir as melhores fotografias.

Muitas pessoas estão investindo na venda online utilizando plataformas de vendas como o Mercado Livre devido à popularidade da plataforma que já possui milhares de clientes cadastrados e como forma de reduzir custos com frete e com taxas.

Neste artigo daremos dicas fundamentais para ajudar você a produzir e editar fotos com aparência profissional e se tornar em um campeão de vendas.

Fotos de Produtos para Mercado Livre ?

Fotos de produtos no Mercado Livre

Como sabemos que trabalhar com imagens desse tipo não é fácil, a seguir apresentamos dicas preciosas para ajudar vocês.

1) Luz Natural

É indicado utilizar a luz natural, lembrando que a iluminação é um fator necessário para um bom resultado. A luz natural produz sombras menos rígidas com mais intensidade, nitidez e definição.

A projeção do resultado será muito melhor, ainda mais se for utilizada luz natural no caso de fotografar produtos em ambientes externos.

Fotos de Produtos para Mercado Livre ?

2) Fundo Branco

A utilização do fundo infinito branco tem sido uma forte tendência no conteúdo de diversos e-commercers. Trata-se de um tipo de composição que ajuda a destacar o produto e tornar os detalhes mais perceptíveis.

A técnica a ser utilizada usa um papel ou tecido branco que ao invés de ser dobrado gerar uma curva no fundo conhecida como “curva infinita”.


3) Apresente os detalhes dos produtos

Por se tratar de uma venda online, o cliente certamente não terá como experimentar o produto fisicamente, dessa forma as fotos devem apresentar máximo de detalhes através de fotos feitas em diferentes ângulos.

Fotos de Produtos para Mercado Livre ?

4) Utilização de Tripé

Para quem decidiu fazer as fotos com o uso de uma câmera profissional é indicado o uso de tripé como forma de manter a câmera estabilizada em todo o processo. Ao usar a câmera de maneira fixa o profissional terá toda a estabilidade necessária.

5) Selecione modelos

Dependendo do tipo de produto é indicado utilizar pessoas nas fotos, principalmente quando se trata de venda de roupas, camisetas e bonés, por exemplo.

Isso permite humanizar as fotos para Mercado Livre de modo criativo, permitindo que o potencial cliente tenha noção do tamanho e proporção do produto.

Fotos de Produtos para Mercado Livre ?

6) Selecione a alta resolução

Procure utilizar alta resolução da câmera para fotografar os produtos, principalmente quando for fotografar um automóvel ou um produto repleto de detalhes.

Fotos com detalhes ajudam a gerar seriedade e segurança em relação aos clientes.

7) Não use Flash

É importante evitar o uso de flash, sendo ele um recurso de luz artificial poderá alterar bastante as cores verdadeiras do produto que será apresentado no marketplace.

Devemos lembrar que a luz artificial precisam ser utilizadas nos momentos certos como em ambientes onde há pouca luz ou em ambientes internos com outra temática.

8) Escolha a base para o produto

Coloque os produtos físicos em uma base segura como em uma mesa ou prancheta para permitir que os produtos permaneçam em segurança durante a realização da captação das imagens.

9) A quantidade certa

Caso esteja vendendo acessórios como bolsas, evite colocar muitas bolsas na mesma foto, ou seja, em determinados casos é indicado evitar acumular muitos itens em uma mesma foto, sendo essa decisão válida somente para a venda de kit de produtos.

10) Pense na qualidade

Ao pensar em realizar fotos para Mercado Livre é necessário avaliar a qualidade das fotos. No conjunto as imagens precisam destacar a qualidade, brilho e funções essenciais de cada produto.

Imagens feitas com simplicidade

Seja utilizando Câmera Profissional, Câmera Digital ou até mesmo uma Lente para Smartphone, é importante começar de modo simples.

Fotos de Produtos para Mercado Livre ?

Para os iniciantes não é aconselhável fazer as imagens de modo complexo, pense em um ambiente fácil e barato de montar e explore a iluminação natural.

A vantagem de utilizar fundo branco é o fato de poder editar as imagens com mais facilidade. Evite fotografar os produtos perante uma parede comum, o que poderá gerar perdas para a exposição do anúncio.

Evite fotografar o produto dentro da caixa, mostrar a caixa somente é válido no caso da realização de vídeos unboxing através do qual o usuário mostra como é tirar um produto novo de dentro da caixa original de fábrica.

Cuidado com excesso de informação

O produto não pode ter somente uma única foto em sua apresentação, por outro lado o excesso de fotografias pode cansar o cliente. Imagine se interessar por um computador e ficar clicando em mais de 40 imagens para verificar os detalhes do equipamento por meio das fotos para Mercado Livre?

Outro fator é evitar o uso de banners promocionais ou de repetição de imagens.

Avalie a nitidez

As imagens não podem ser claras e nem escuras demais. É fundamental analisar se as imagens estão nítidas e bem iluminadas com os detalhes à mostra.

Pense em colocar um produto ou kit por foto, evite veicular fotos com vários produtos juntos para evitar conflitos na oferta, mas caso esteja veiculando a oferta de um kit com dois ou três produtos juntos, verifique a uniformização visual da nitidez para todos os produtos que compõem a imagem.

Conclusão

Fotos de Produtos para Mercado Livre ?

Atualmente, tem crescido o interesse pela realização de fotos para Mercado Livre. O grande objetivo é contar com imagens diferentes das imagens encontradas no buscador de imagens do Google.

É importante seguir as dicas deste artigo, decidir pelo uso de uma câmera fotográfica profissional ou semi profissional e, principalmente, pelo uso de um tripé de qualidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade